Ser imigrante e consumir maconha: uma mistura perigosa nos Estados Unidos

A legalização do uso recreativo e medicinal da maconha em vários estados dos EUA não protege os imigrantes, que podem chegar a ser expulsos do país se as autoridades migratórias descobrirem que consumiram a droga.

“Tecnicamente, a posse de maconha é ilegal em nível federal, por isso que se um imigrante não cidadão portar ou consumir maconha, pode ficar sujeito à deportação”, explicou em declarações à EFE Violeta Chapin, advogada especialista em imigração e professora de Direito na Universidade de Colorido.

Neste sentido, a advogada garantiu que o consumo de cannabis pode ter “efeitos devastadores” para os imigrantes ilegais que estejam regularizando a situação migratória e também para os residentes legais que tentam obter a cidadania americana.

Atualmente, a maconha recreativa é legal em oito estados e no Distrito de Columbia, enquanto seu uso medicinal está amparado pelas leis de 28 estados, mais o distrito da capital. Além disso, outros 15 estados impulsionaram medidas para descriminalizar o uso, passo prévio à legalização em nível estadual.

No entanto, estas leis estaduais permitem unicamente aos nacionais e cidadãos americanos comprar, consumir e inclusive trabalhar no setor da maconha. “Quando um cliente imigrante me pergunta sobre esta questão, recomendo que nem fume e nem entre em contato com cannabis pelo elevado risco que representa para sua continuidade no país”, relatou Chapin.

Segundo Morgan Fox, porta-voz do Projeto Político da Maconha (MPP), a medida não é a única solução para aqueles imigrantes que queiram consumir o psicotrópico. Não portar ou cultivar mais do que a quantidade legalmente permitida, não vender fora do marco regulado e não consumir maconha em público, são alguns dos conselhos dados por Fox.

O ativista também garantiu que é importante “não transportar cannabis através das fronteiras estaduais e não viajar em posse da droga“.

Inclusive em estados onde é legal trabalhar para a indústria da maconha, como o Colorado, Chapin aconselha encarecidamente aos imigrantes que não aceitem empregos nesse setor, “porque a origem de seus salários será conhecida em nível federal”.

“Isto é totalmente injusto, as leis estaduais que defendem o consumo de maconha deveriam ser aplicadas por igual a todos os residentes desses estados”, opinou Fox.

As deportações por posse de drogas aumentaram 43% entre 2007 e 2012, segundo o relatório mais recente da organização Human Rights Watch sobre este tema.

Esses casos “provavelmente crescerão”, segundo a advogada, sob a Administração do presidente Donald Trump, que tem uma linha dura em imigração e é contrário ao consumo da maconha.

“O Serviço de Imigração e Alfândegas (ICE) é certamente mais agressivo sob o comando de Trump; agora quase todos os imigrantes ilegais são prioridades para serem deportados”, afirmou Chapin.

Um dos imigrantes que esteve perto de ser deportado por este motivo em outubro foi o “sonhador” Luis Quintana Álvarez, um jovem de 19 anos residente de Iowa.

Quintana viajava do Colorado para a cidade de Ames (Iowa) em um automóvel conduzido por seu primo, cidadão americano, quando um agente mandou o veículo parar por excesso de velocidade. Dentro do veículo, as autoridades encontraram um grama de maconha.

Para proteger o futuro acadêmico de seu primo, que estuda na universidade, Quintana afirmou que a maconha era sua, por isso que foi imediatamente detido e sua proteção pelo programa DACA foi retirada, ficando exposto à expulsão do país.

O programa de Ação Diferida para os Chegados na Infância (DACA), posto em prática em 2012 pelo então presidente, Barack Obama, para proteger centenas de milhares de jovens da deportação, é perdido automaticamente em caso de delito.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …

Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis

A redução do uso de plástico como medida de combate à poluição é necessidade urgente e, ainda que cada um de nós seja parte desse destrutivo consumo, é sabido que a diferença se dá de …

Senado votará pacote anticrime nesta quarta-feira, diz Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que vai pautar para esta quarta-feira (11) a votação do pacote anticrime. O projeto foi aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados e passou nesta terça-feira (10) …

Vacina contra gastroenterite pode ser eficaz contra câncer, mostra pesquisa

O estudo, realizado por um grupo de cientistas franceses do Centro de Pesquisa em Cancerologia de Lyon, mostrou que a vacina usada para prevenir a gastroenterite em crianças pode provocar a morte de células cancerígenas …