Começou a vigorar em Salvador esta quinta-feira (9) um projeto experimental da Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação cujo objetivo é conceder uma folga mensal ao servidor municipal que pedalar de casa para o trabalho, pelo menos 15 dias úteis por mês.
Inicialmente, a medida irá funcionar como projeto piloto e valerá apenas para os 144 servidores da secretaria. A medida não é válida para estagiários e funcionários terceirizados, informou o portal iBahia.
Para ter direito a folga, o servidor deverá informar os dias em que utilizou a bicicleta para ir ao trabalho por meio de uma declaração e solicitar o benefício, que será autorizado por seu superior imediato. A fiscalização será realizada diariamente por funcionário designado à função.
As folgas serão ajustadas pelo órgão para que não ocorra ausências de vários servidores num mesmo dia e com isso termine prejudicando o funcionamento do serviço. A proposta é reduzir o número de veículos no tráfego e possibilitar ao servidor uma vida mais saudável sem sedentarismo.
// EcoD