Ministério do Trabalho apaga publicação em rede social sobre férias pelo mundo

A praia, o sol e as férias

Após polêmica, o Ministério do Trabalho apagou, na noite desta terça-feira, uma publicação em sua página no Facebook sobre férias trabalhistas ao redor do mundo.

A postagem divulgada no último domingo trazia informações e um vídeo sobre o período de descanso dos trabalhadores em países como México, Suécia, Estados Unidos e China, na comparação com as férias no Brasil.

“#Curiosidade. Você sabia que cada país tem um período de férias diferente?“, dizia o texto publicado pelo Ministério do Trabalho no seu perfil no Facebook.

A publicação afirmava ainda que a folga de pelo menos três semanas ao longo do ano é garantida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), mas que nem todos os países aplicam essa determinação.

Internautas questionaram o objetivo da postagem. Muitos alegaram que o texto era um sinal de ameaça aos direitos trabalhistas no País, acusando o Ministério de “fazer campanha pela redução das férias trabalhistas”. Foram mais de 800 comentários.

Além disso, os usuários da rede disseram que a comparação feita pela pasta estava equivocada, já que não especificava quais períodos se tratavam de dias úteis e quais de dias corridos.

Na segunda-feira, o Ministério publicou uma errata reconhecendo que o vídeo possuía uma incorreção na contagem de dias, usando o critério de dias úteis para os outros países e de dias corridos para o Brasil.

“A postagem não faz parte de nenhuma campanha específica e não foi impulsionada, o objetivo era apenas informativo e de curiosidade”, afirmou o Ministério na ocasião.

No entanto, na noite de ontem a postagem foi eliminada da página.

O vídeo original foi no entanto publicado por um usuário no YouTube, onde ainda pode ser acessado. Veja-o aqui:

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA mudam posição histórica e afirmam que colônias de Israel não são ilegais

Os Estados Unidos afirmaram nesta segunda-feira (18) que não consideram mais os assentamentos de Israel na Cisjordânia ocupada uma quebra do direito internacional. A mudança foi anunciada pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que …

Trump poderá depor no inquérito sobre seu impeachment na Câmara dos Representantes

O presidente Donald Trump anunciou nesta segunda-feira  que poderá testemunhar no comitê de investigação da Câmara dos Representantes, que avalia a possibilidade de pedir seu impeachment. O pedido foi feito pela líder dos democratas, Nancy …

Buraco negro supermassivo disparou estrela em altíssima velocidade

Há cerca de cinco milhões de anos uma estrela foi lançada do buraco negro supermassivo que fica no centro da Vial Láctea, Sagittarius A. Os cientistas imaginam que a velocidade inicial era de milhares de …

Ataque a tiros deixa mortos em festa de quintal na Califórnia

Quatro pessoas morreram e ao menos seis ficaram feridas neste domingo em um novo ataque com arma de fogo no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Familiares e amigos assistiam a um jogo de futebol no …

Jovem norueguesa monitora quase 500 perfis nas redes sociais para evitar suicídios

Ingebjørg Blindheim tem 22 anos e já ganhou o apelido de “salva-vidas”. A norueguesa monitora quase 500 perfis nas redes sociais buscando identificar usuários que possam estar próximo de cometer suicídio. Quando percebe uma situação de …

NASA pode ter encontrado pistas sobre Planeta X

O suposto Planeta X segue repleto de mistérios e a única coisa que se sabe é que há algum objeto grande e massivo na região do cinturão de Kuiper. O grande objeto estaria causando uma grande …

Co-fundador da Wikipedia lança rede social livre de anúncios

O co-fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, desenvolveu uma rede social chamada WT: Social, que opera basicamente do mesmo jeito que a enciclopédia virtual, ou seja, sem publicidade, apenas com doações. Apesar disso, não há ligação …

O que é a peste pulmonar e por que sua aparição na China preocupa

A forma mais rara, porém mais letal de peste, apareceu na China. Duas pessoas foram hospitalizadas em Pequim após contrairem a peste pulmonar ou pneumônica - uma variante altamente infecciosa da doença e muitas vezes …

Mais de 200 pessoas perderam visão em protestos no Chile

A principal associação médica do Chile anunciou nesta quinta-feira (14/11) que pelo menos 230 pessoas perderam a visão, parcial ou completamente do olho afetado, devido a tiros com espingarda de pressão disparadas por agentes de …

Movimento dos "coletes amarelos" completa um ano com efeitos positivos na economia

O diário econômico francês Les Echos desta sexta-feira dedica sua capa e várias páginas ao movimento dos coletes amarelos, que completa um ano neste domingo. O jornal analisa as consequências dos protestos na economia francesa …