Seul e Washington respondem a Pyongyang com “ensaios de precisão” de mísseis balísticos

(dv) USFK / 8TH US ARMY

Lançamento de um míssil balístico na costa da Coreia do Sul em exercícios militares com os Estados Unidos

Lançamento de um míssil balístico na costa da Coreia do Sul em exercícios militares com os Estados Unidos

A Coreia do Sul e os EUA realizaram nesta quarta-feira (5) ensaios conjuntos com mísseis balísticos, em resposta ao lançamento pelo regime norte-coreano de um míssil balístico intercontinental (ICBM), que segundo a agência de notícias norte-coreana KCNA poderia chegar “a qualquer parte do mundo”.

Os dois aliados realizaram múltiplos lançamentos de mísseis em direção ao Mar do Japão, incluindo o modelo balístico sul-coreano “Hyunmoo-21” e o norte-americano “ATACMS”, afirmou um porta-voz do Ministério de Defesa de Seul à agência Yonhap.

Segundo o gabinete da presidência de Seul, os testes foram efetuados por ordem do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, que fez um acordo com o homólogo norte-americano, Donald Trump, para esta resposta à Coreia do Norte, que esta segunda-feira (3) testou com sucesso um míssil que pode chegar ao Alasca.

O regime norte-coreano, liderado por Kim Jong-un, garantiu que o novo modelo de míssil balístico intercontinental (ICBM), que lançou na terça-feira (4), pode transportar uma ogiva nuclear de grande dimensão, segundo a KCNA.

O novo míssil, designado “Hwasong-14”, alcançou uma altitude máxima de 2.802 quilômetros e percorreu 933 quilômetros em 39 minutos, e “é capaz de atingir qualquer parte do mundo”, informou a imprensa oficial norte-coreana.

O novo teste representa um grande avanço no programa armamentístico do regime de Kim Jong-un e causou a condenação, uma vez mais, da comunidade internacional.

(dv) USFK / 8TH US ARMY

Os exercícios conjuntos dos EUA e Coreia do Sul pretenderam testar e demonstrar a "capacidade de efetuar lançamentos de precisão" de mísseis intercontinentais

Os exercícios conjuntos dos EUA e Coreia do Sul pretenderam testar e demonstrar a “capacidade de efetuar lançamentos de precisão” de mísseis intercontinentais

“Escalada perigosa”

O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, insistiu na necessidade de uma “ação global” para deter a “ameaça mundial” que representa o desenvolvimento do programa nuclear da Coreia do Norte.

Tillerson assegurou que os EUA “condenam veementemente o lançamento pela Coreia do Norte de um míssil balístico intercontinental” e advertiu que “o teste de um ‘ICBM’ representa uma nova escalada“, confirmando se tratar do primeiro lançamento bem-sucedido deste tipo por parte do regime norte-coreano.

A embaixadora norte-americana nas Nações Unidas, Nikki Haley, solicitou uma reunião urgente ao Conselho de Segurança, para esta quarta-feira.

O pedido foi comunicado no Twitter pelo porta-voz da Missão dos EUA na ONU, Jonathan Bachtel, que adiantou que Haley também solicitou ao embaixador chinês junto da ONU – Liu Jieyi, que este mês preside ao Conselho de Segurança –, que mantenha essa sessão de emergência “aberta”.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, também condenou vivamente o disparo pela Coreia do Norte, que qualificou como uma “escalada perigosa”. “Esta ação é uma nova violação das resoluções do Conselho de Segurança e constitui uma escalada perigosa”, disse.

Os “dirigentes (de Pyongyang) devem evitar outras ações provocatórias e se submeteram integralmente às suas obrigações internacionais”, acrescentou o secretário-geral.

(dv) KCNA / YONHAP

Míssil balístico intercontinental norte-coreano Hwasong-14  lançado em local não divulgado na Coreia do Norte

Míssil balístico intercontinental norte-coreano Hwasong-14 lançado em local não divulgado na Coreia do Norte

Relativamente aos pontos de vista divergentes de Pequim e de Washington sobre o dossiê norte-coreano, Guterres insistiu na importância de manter a unidade da comunidade internacional, face a este “sério desafio”.

A China é favorável às negociações entre a Coreia do Norte e a comunidade internacional, sujeitas ao desmantelamento por Pyongyang do seu arsenal nuclear, enquanto os EUA mantém que Kim Jong-un e o seu regime devem desde já cessar totalmente os testes de mísseis e os testes nucleares.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …