Alberto tirou sarro dos paraplégicos no Twitter; mas tinha um bom motivo

Alberto Moreno, um jovem espanhol de Cáceres, no sudeste da Espanha, e que ficou tetraplégico há dois anos, tornou-se a primeira pessoa no mundo a tuitar com os olhos a partir de um celular.

O aplicativo para dispositivos móveis, desenvolvido em parceria entre o Mobile World Capital Barcelona, o Twitter e a empresa basca Irisbond, é o primeiro no mundo tecnológico que permite interagir com o celular através do olhar.

O jovem ficou tetraplégico há dois anos depois de sofrer um acidente. Segundo o Mobile World Capital Barcelona, Alberto foi o primeiro a testar o app e se tornou assim o protagonista da campanha #HeVuelto (“Voltei”, em português).

O primeiro tuíte do rapaz depois de regressar à rede social causou alguma polêmica, segundo o La Voz de Galicia. O jovem de 22 anos escreveu: “O que faz um paraplégico sorrir? Que tudo vai sobre rodas”.

Vários utilizadores do Twitter consideraram que o jovem tirava sarro de pessoas com deficiência quando, na verdade, Alberto estava precisamente passando por cima das próprias limitações, recorrendo ao humor.

Foi então que o jovem voltou a fazer alguns tuítes para explicar a situação. “Olá, me chamo Alberto e sim, fui eu que tuitei a piada que ofendeu tanta gente. Deixem-me contar a vocês uma coisa. Há dois anos, sofri um acidente que me deixou imóvel, com exceção dos lábios, olhos e pálpebras”.

“Basicamente, estou preso no meu próprio corpo, sem poder me comunicar e condenado ao silêncio. Dois longos anos em que vi o mundo mudar sem poder comentar nem compartilhar o que penso. Mas o pior foi mesmo não poder rir de nada. Nem de mim mesmo! Algo que sempre fiz”, continuou.

Mas voltei. Graças a um celular, aos meus olhos e à tecnologia, posso voltar a escrever e a me comunicar. E, por isso, pensei que a melhor forma de voltar era com humor”, concluiu, tendo recebido depois muitos elogios dos internautas.

O aplicativo é dirigido a pessoas com deficiência e paralisia cerebral e lhes permite utilizar o Twitter através da tecnologia eye-tracking. O projeto piloto, desenvolvido dentro do programa DE-LAB da MWCapital, também contou com a colaboração do Instituto Guttmann, em Barcelona, e com o GSMA, empresa sediada em Londres.

A tecnologia móvel que tornou o app possível, batizada de EyeTwitter, já está disponível em uma primeira fase de testes para dispositivos Android. Além de criar tuítes, o aplicativo também permite rolar a página, “curtir”, retuitar, reproduzir vídeos e consultar a lista de tendências da rede social.

Além de Alberto Moreno, paciente do Hospital Nacional de Paraplégicos da Espanha, outros seis doentes do Instituto Guttmann participaram das provas para desenvolver o aplicativo.

Ciberia // EFE / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …