Alberto tirou sarro dos paraplégicos no Twitter; mas tinha um bom motivo

Alberto Moreno, um jovem espanhol de Cáceres, no sudeste da Espanha, e que ficou tetraplégico há dois anos, tornou-se a primeira pessoa no mundo a tuitar com os olhos a partir de um celular.

O aplicativo para dispositivos móveis, desenvolvido em parceria entre o Mobile World Capital Barcelona, o Twitter e a empresa basca Irisbond, é o primeiro no mundo tecnológico que permite interagir com o celular através do olhar.

O jovem ficou tetraplégico há dois anos depois de sofrer um acidente. Segundo o Mobile World Capital Barcelona, Alberto foi o primeiro a testar o app e se tornou assim o protagonista da campanha #HeVuelto (“Voltei”, em português).

O primeiro tuíte do rapaz depois de regressar à rede social causou alguma polêmica, segundo o La Voz de Galicia. O jovem de 22 anos escreveu: “O que faz um paraplégico sorrir? Que tudo vai sobre rodas”.

Vários utilizadores do Twitter consideraram que o jovem tirava sarro de pessoas com deficiência quando, na verdade, Alberto estava precisamente passando por cima das próprias limitações, recorrendo ao humor.

Foi então que o jovem voltou a fazer alguns tuítes para explicar a situação. “Olá, me chamo Alberto e sim, fui eu que tuitei a piada que ofendeu tanta gente. Deixem-me contar a vocês uma coisa. Há dois anos, sofri um acidente que me deixou imóvel, com exceção dos lábios, olhos e pálpebras”.

“Basicamente, estou preso no meu próprio corpo, sem poder me comunicar e condenado ao silêncio. Dois longos anos em que vi o mundo mudar sem poder comentar nem compartilhar o que penso. Mas o pior foi mesmo não poder rir de nada. Nem de mim mesmo! Algo que sempre fiz”, continuou.

Mas voltei. Graças a um celular, aos meus olhos e à tecnologia, posso voltar a escrever e a me comunicar. E, por isso, pensei que a melhor forma de voltar era com humor”, concluiu, tendo recebido depois muitos elogios dos internautas.

O aplicativo é dirigido a pessoas com deficiência e paralisia cerebral e lhes permite utilizar o Twitter através da tecnologia eye-tracking. O projeto piloto, desenvolvido dentro do programa DE-LAB da MWCapital, também contou com a colaboração do Instituto Guttmann, em Barcelona, e com o GSMA, empresa sediada em Londres.

A tecnologia móvel que tornou o app possível, batizada de EyeTwitter, já está disponível em uma primeira fase de testes para dispositivos Android. Além de criar tuítes, o aplicativo também permite rolar a página, “curtir”, retuitar, reproduzir vídeos e consultar a lista de tendências da rede social.

Além de Alberto Moreno, paciente do Hospital Nacional de Paraplégicos da Espanha, outros seis doentes do Instituto Guttmann participaram das provas para desenvolver o aplicativo.

Ciberia // EFE / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudos corroboram correlação entre tipo sanguíneo e risco de covid-19

A suscetibilidade ao contágio com o vírus Sars-Cov-2 pode variar segundo o grupo sanguíneo: os indivíduos do grupo O tendem a um menor risco, enquanto os demais estão também potencialmente mais expostos a quadros clínicos …

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …

Engenheiros criam sabre de luz real de plasma retrátil de 2.200°C que corta aço

Os engenheiros por trás do canal do YouTube “The Hacksmith” criaram o sabre de luz de “Star Wars” no mundo real que é quente o suficiente para derreter aço e até titânio em segundos. James Hobson, …

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …

Estrela supergigante vermelha Betelgeuse é menor e está mais próxima da Terra

A estrela supergigante vermelha Betelgeuse, uma das mais brilhantes, é menor e está mais próxima da Terra do que se acreditava. "Estudos anteriores sugeriram que poderia ser maior que a órbita de Júpiter. Nossos resultados dizem …

Ao tentar desativar uma bomba imensa a Marinha da Polônia acidentalmente a explode

Uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu durante uma delicada operação na terça-feira para desativar o dispositivo de cinco toneladas em um canal perto do Mar Báltico, mas ninguém foi ferido, afirmaram autoridades polonesas. O …

Candidato a vereador vai plantar uma árvore para cada voto que receber em Dourados

O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um compromisso direto e concreto, a ser posto em …

Líder nacionalista manobra para chegar ao poder após renúncia de presidente do Quirguistão

O presidente do Quirguistão, Sooronbai Jeenbekov, cedeu à pressão de manifestantes nacionalistas e anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (15), após dez dias de uma crise política aberta pela vitória de dois partidos governistas nas …