Twitter teve 2,7 milhões de postagens sobre divergências políticas

Entre as 19h de domingo (7) e as 15h de quinta-feira (11), usuários do Twitter movimentaram a rede com 2,7 milhões de postagens relacionadas a ataques motivados por divergências político-ideológicas, no contexto das eleições, e relatos de pessoas que temem se tornar alvo desse tipo de agressão.

De acordo com a Diretoria de Análise de Políticas Públicas (Dapp), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que produziu o mapeamento, a parcela populacional que mais manifestou apreensão diante das ocorrências foram pessoas LGBTI+, negros e mulheres.

O pico de publicações veiculadas com esse teor foi identificado já na primeira hora de análise, período em que se registrou uma média de 3,2 mil tweets – como são chamadas as micropostagens do Twitter – por minuto.

Nesse momento, informou o Dapp, houve predominância de tweets de usuários que faziam menção ao medo diante dos resultados do primeiro turno.

No dia seguinte, o assunto mais comentado no Twitter foi a morte do capoeirista Mestre Moa, citado em 112 mil postagens. Um grande volume de denúncias sobre outros casos e compartilhamentos de conteúdos que noticiavam agressões a jornalistas e eleitores do Partido dos Trabalhadores (PT) também foi identificado, segundo a Dapp.

Na data, postagens repercutindo incidentes de violência psicológica e moral, como ofensas virtuais e ameaças também se multiplicaram na rede, evidenciando que as vítimas têm sido agredidas nas ruas e nos mais diversos locais, incluindo o transporte público e seu próprio local de trabalho.

Ao mesmo tempo, usuários da rede divulgaram campanhas e iniciativas como forma de encorajá-las a denunciar formalmente os agressores.

Ainda conforme levantamento da Dapp, na quarta-feira (10), os posicionamentos oficiais do candidato Jair Bolsonaro (PSL) e seu adversário, Fernando Haddad (PT) mobilizaram significativamente o debate em torno das violências cometidas após o primeiro turno do pleito. Os candidatos assinavam dois dos cinco tweets de maior impacto no período.

Junto às declarações de ambos os candidatos, informaram os pesquisadores da Dapp, prevaleceram as menções ao caso da jovem agredida e marcada com uma suástica, no Rio Grande Sul. Ao todo, foram identificadas 329 mil referências ao fato.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Todas as missões da NASA deveriam procurar vida extraterrestre

A procura por sinais de vida alienígena deve fazer parte de todas as missões futuras da NASA. A organização deve expandir seu leque sobre possíveis sinais extraterrestres, de forma a conseguir identificá-los, aponta um novo …

Espanhóis vão viver mais tempo que japoneses em 2040

A Espanha pode se tornar, em 2040, o país com a maior expectativa de vida do mundo, desbancando o Japão. A revelação foi feita nesta quarta-feira (17) pelo Instituto de Avaliação e Métricas de Saúde (IHME), …

Todas as abelhas deixaram de zumbir durante quase três minutos

Em agosto do ano passado, quando se noticiava o eclipse solar total e enquanto a lua cobria o Sol, as abelhas deixaram de zumbir durante cerca de três minutos. O fenômeno durou cerca de três minutos …

Cerveja pode ficar cinco vezes mais cara devido às mudanças climáticas

Más notícias para os amantes de cerveja. As mudanças climáticas, além de elevarem o nível médio do mar e causarem furacões mais fortes e incêndios mais intensos, podem também prejudicar a produção e, consequentemente, a …

Arqueólogos descobrem raro navio ritual viking na Noruega

Um grupo de arqueólogos descobriu um navio viking enterrado na Noruega. A enorme embarcação foi utilizada há mais de mil anos em uma cerimônia fúnebre, tendo servido como o local de descanso final para um rei ou …

Jeff Bezos quer turistas no espaço já em 2019

“Estou confiante.” O CEO da Amazon, Jeff Bezos, quer que o início das viagens turísticas ao espaço seja marcado já para 2019. Para Jeff Bezos não basta ser rei das vendas do comércio eletrônico. O presidente executivo …

Trump quer negociar acordos comerciais com União Europeia, Reino Unido e Japão

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (17) ao Congresso sua intenção de negociar acordos comerciais com a União Europeia (UE), o Reino Unido e o Japão, informou o Departamento …

Assange recebe ultimato do Equador para alimentar o gato e limpar o banheiro

A Embaixada do Equador em Londres, ameaça retirar o estatuto de asilo político a Julian Assange, o cofundador da WikiLeaks, caso ele não cumpra uma série de requisitos, entre os quais cuidar melhor do seu …

Houve "desinformação deliberada" em campanha política no Brasil

O relator especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Edison Lanza, disse nesta terça-feira (16) à EFE que nas campanhas políticas desenvolvidas no Brasil entre diferentes candidatos à Presidência, …

Aos gritos de “Bolsonaro”, travesti é morta a facadas no centro de São Paulo

Aconteceu na madrugada desta terça-feira (16) em São Paulo mais uma agressão que pode ter motivações políticas, encampada por apoiadores do candidato Jair Bolsonaro (PSL). Por volta das 4h da manhã, a Polícia Militar foi acionada …