Depois de ter recentemente conseguido a proeza de lançar um foguete usado, a SpaceX fez o mesmo com uma das suas cápsulas Dragon, que já tinha ido ao espaço e regressado.
A SpaceX continua no caminho de reutilizar a maior parte dos componentes possíveis – uma forma de reduzir drasticamente os custos da exploração espacial e tornar cada vez mais viável a aventura da humanidade no espaço.
Segundo uma nota da NASA, esta é a 11ª missão da SpaceX a serviço da agência espacial norte-americana. A carga que a cápsula Dragon transporta será usada em mais de 250 experiências científicas durante as Expedições 52 e 53 da Estação Espacial Internacional (EEI).
Depois de já ter lançado um Falcon 9 reutilizado, que voltou a pousar com sucesso, a SpaceX lançou também uma cápsula Dragon reutilizada para reabastecer a EEI.
A cápsula acaba sendo um módulo de reutilização mais fácil que o foguete, mas levanta o problema de ter que enfrentar a dura reentrada na atmosfera terrestre.
A SpaceX espera que cada cápsula Dragon possa ser reutilizada pelo menos três vezes, o que permitirá poupar dezenas de milhões de dólares, e tem trabalhado no sentido de reaproveitar cada vez mais mais componentes dos foguetes – como as próprias “tampas” do foguete, que protegem a carga até chegar ao espaço.
Abaixo, as sempre emocionantes imagens de mais um pequeno passo para o Homem: o lançamento da cápsula Dragon reutilizada e o regresso à Terra do foguete Falcon 9 que a lançou.
// ZAP