Tabarnia: novo movimento quer Barcelona independente da Catalunha

O novo movimento defende a criação de uma comunidade autônoma, composta pelo território de Barcelona e Tarragona, independente da Catalunha, para conseguir continuar na Espanha.

De acordo com o El País, Tabarnia se tornou nos últimos dias um dos termos mais procurados nas redes sociais e no Google: a palavra se formou através da junção entre “Barcelona” e “Tarragona”.

A ideia surgiu através da plataforma Barcelona is not Catalonia e consiste em criar uma nova comunidade espanhola, independente da Catalunha, com os dois municípios para ajudar a “isolá-los da ameaça separatista”, defendem seus idealizadores.

Os resultados das eleições do dia 21 de dezembro deram a vitória a Inés Arrimadas, cabeça de lista do partido constitucionalista Ciudadanos, mas os independentistas mantiveram a maioria absoluta parlamentar.

Segundo o jornal espanhol, as análises dos resultados mostram um apoio muito superior ao movimento independentista em províncias como Girona e Lleida do que em Barcelona e Tarragona. A diferença chega a ser de quase 20% quando se compara Barcelona e Girona.

“O termo Tabarnia é um neologismo para denominar os territórios costeiros entre Tarragona e Barcelona, que compartilham características e anseios comuns, claramente diferenciados do resto da comunidade autônoma”, pode ler-se na plataforma, ativa desde junho deste ano.

“Alta densidade de população, intensa relação comercial com o resto da Espanha, orgulho pelo bilinguismo, mentalidade aberta e maiores rendimentos e maioria de votos não separatistas” estão na lista de características enumeradas pelo movimento.

Porém, os ‘criadores’ de Tabarnia também apresentam um argumento já utilizado pela causa separatista para defender seu movimento: consideram que há uma expropriação fiscal relativamente a Barcelona. “Paga à Generalitat 32% a mais daquilo que recebe“.

Além disso, também consideram que a lei eleitoral é injusta para Barcelona. “Aqui, para se conseguir um deputado são precisos 46 mil votos. Em Lérida 20 mil”, denunciam.

“Pensamos que, consumando-se ou não o golpe de estado que Carles Puigdemont pretende fazer, não interessa à Tabarnia continuar na Catalunha”, defendem ainda os promotores da ideia, que querem um referendo sobre o tema em outubro de 2019.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O misterioso "Monstro Tully" acaba de ficar ainda mais esquisito

Um fóssil de 300 mil anos descoberto na década de 1950 no estado de Illinois (EUA) tem gerado muitas discussões entre cientistas. Batizado de Tullimonstrum, ou Monstro Tully, ele se parece com uma lesma. Mas …

Com asilo a Evo Morales, diplomacia mexicana dá passo à esquerda

México assume liderança esquerdista na América Latina ao receber o ex-presidente boliviano. Para analistas, medida desvia atenção de problemas internos, mas é jogo perigoso diante da dependência econômica dos EUA. A viagem de Evo Morales ao …

Incêndios florestais matam quatro pessoas e centenas de cangurus na Austrália

O número de vítimas pelos incêndios no leste da Austrália, onde 140 focos ainda continuam ativos, subiu para quatro nesta quinta-feira (14), com a descoberta de um cadáver perto da cidade de Kempsey, em Nova …

Holanda reduzirá limite de velocidade para combater poluição

O governo da Holanda reduzirá o limite máximo de velocidade nas rodovias do país como parte de uma série de medidas para combater as emissões de óxido de nitrogênio, geradas em grande parte por veículos …

A polêmica sobre campos de extermínio nazistas que opôs a Polônia ao Netflix

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, enviou uma carta ao Netflix insistindo em mudanças no documentário The Devil Next Door (o diabo ao lado), sobre campos de extermínio nazistas. Na carta enviada no domingo, 10, e …

O único problema de ser filho único é o estigma

Filhos únicos possuem uma péssima reputação. Quantas vezes você não observou algum pai ser criticado por escolher ter apenas um pimpolho? “Ele vai ficar mimado, muito sozinho, egoísta, etc. etc. etc”. É um senso comum. Parece, …

Epidemia mundial: Pneumonia mata uma criança de menos de 5 anos a cada 39 segundos

O Dia Mundial da Pneumonia é comemorado em 12 de novembro. A data foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, …

Senadora se declara presidente da Bolívia

A parlamentar oposicionista e segunda vice-presidente do Senado Jeanine Áñez declarou-se presidente da Bolívia nesta terça-feira (12). Ela também afirmou que o país terá novas eleições após a formação de uma nova comissão eleitoral. "De acordo …

Bolsonaro anuncia saída do PSL

Em meio à crise por disputa de poder na legenda, presidente afirma que pretende criar novo partido. Cerca de 30 parlamentares aliados de Bolsonaro devem seguir exemplo e deixar o PSL. O presidente Jair Bolsonaro anunciou …

Israel mata comandante da Jihad Islâmica em ataque aéreo

Forças israelense bombardeiam casa de líder extremista na Faixa de Gaza. Militantes palestinos reagem disparando dezenas de mísseis contra Israel. Autoridades pedem que população fique em casa. Um importante comandante militar do grupo extremista palestino Jihad …