Mistério da “múmia que grita” parece ter sido solucionado

(dr) Ministério das Antiguidades do Egito

Há vários anos os arqueólogos tentam decifrar o motivo da expressão facial de uma múmia encontrada no Egito. Mas o mistério que envolve a expressão de agonia parece ter sido finalmente desvendado.

“múmia que grita” foi colocada em exposição pela primeira vez na semana passada, no Museu Egípcio do Cairo. Este é um artefato envolto em mistério desde 1881, ano em que foi encontrado no vale Deir El Bhri, perto do Vale dos Reis, no Egito.

Segundo o Jornal de Notícias, o sarcófago não estava decorado como os outros e por não se saber a identidade da múmia, ela foi batizada de “Homem desconhecido E”.

Mas foi em 1886 que o verdadeiro mistério surgiu, quando os arqueólogos desembrulharam a múmia e ficaram surpreendidos quando viram o rosto de um homem que parece estar gritando em silêncio.

De entre as inúmeras teorias apontadas na tentativa de se descobrir quem era a pessoa que aparece como se estivesse em desespero, a mais popular apontava para que fosse o Príncipe Pentewere, filho do Faraó Ramses III e de uma das suas mulheres, Tiye.

O príncipe planejou em segredo matar o pai para tomar o trono, informa o jornal. Para isso, contou com a ajuda da mãe e o faraó acabou mesmo por aparecer morto com um golpe na garganta. Vários estudos referem a ligação de Pentewere à morte do pai.

O corpo teria sido coberto de pele de carneiro, algo que indica que a pessoa teria cometido um crime grave. “No Egito antigo, cobrir um corpo com pele de carneiro significa que era impura e que tinha feito algo de muito grave em vida”, disse Zahi Hawass, do Conselho Superior de Antiguidades do Egito, ao The Sun.

Hawass acredita que é provável que os restos mortais sejam de um príncipe que envergonhou a família, uma vez que foi enterrado ao lado de outros reis, mas ficou coberto com uma pele de carneiro – assim como o Príncipe Pentewere.

No entanto, a teoria não é aceita por outros especialistas que defendem que a múmia teria sido enterrada viva ou envenenada.

Através da técnica de reconstrução facial 3D, os cientistas conseguiram afastar outras teorias, que diziam que a múmia pertenceria a um príncipe de Hittite, que deveria ter casado com Ankhesenamun, a viúva de Tutankhamon. Os resultados demonstraram que os traços do rosto nada tinham a ver com os da população de Hittite.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cúpula das Coreias: terra de paz, visita inédita a Seul e candidatura conjunta aos Jogos Olímpicos

Os líderes das duas Coreias se comprometeram em fazer da península coreana “uma terra de paz”, com o Norte disposto a avançar com o desmantelamento do seu programa nuclear, se os EUA também tomarem “medidas proporcionais”. O …

Maduro compara “inquisição” contra venezuelanos à perseguição dos judeus

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta terça-feira (17) que há uma “campanha de inquisição” contra os venezuelanos, comparando a situação à perseguição dos judeus liderada pelo ditador Adolf Hitler.  De acordo com Maduro, países …

Estudantes criam solução para absorver óleo no mar com casca de coco

As estudantes Núbia Marques da Silva e Aline Faustino Soares, do curso de Logística da Escola Técnica Estadual (Etec) de Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, desenvolveram uma solução que absorve vazamentos de óleo no …

Sírios abatem avião militar da Rússia (e a culpa “é de Israel”)

O avião de reconhecimento russo Il-20 foi abatido na segunda-feira (17) pelo sistema antiaéreo sírio, vitimando 15 militares. O ministério da Defesa russo acusou Israel e ameaçou retaliar. A base aérea russa de Hmeimim perdeu contato …

Influenciadas por Marielle, candidatas negras destacam luta por direitos humanos

O número de mulheres negras candidatas aumentou em 16% das eleições de 2014 para as de 2018 de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Algumas delas têm como plataforma de luta os direitos …

Asteroide que poderia destruir a Humanidade é três vezes maior que Londres

Enquanto explorava uma galáxia distante, a NASA conseguiu medir o tamanho de um asteroide. É três vezes o tamanho de Londres e poderia causar uma destruição em massa – ou até extinguir a humanidade, em …

Presidente do STF rebate Bolsonaro e garante segurança das urnas eletrônicas: "Tem gente que acredita em Saci-Pererê"

Presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Dias Toffoli esclareceu as informações prestadas pelo candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL), que havia questionado a segurança das urnas eletrônicas. "A respeito disso, eu digo apenas que ele …

Polícia Federal ainda não descarta coautoria em ataque a Bolsonaro

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, reafirmou nesta terça-feira (18) que a Polícia Federal (PF) deve concluir ainda nesta semana um primeiro inquérito sobre a agressão ao candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro. Ele …

Acusado de desviar recursos para pagar pensão da filha, STF absolve Renan Calheiros do crime de peculato

Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (18) absolver o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e rejeitar denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo crime de peculato, que consiste no …

Há quatro tipos de personalidade (e os imbecis existem mesmo)

Um estudo recente, publicado na Nature Human Behaviour, mostra que existem quatro tipos de personalidade: média, reservada, egocêntrica e exemplo a seguir. A literatura científica sempre teve uma certa repulsa à tipificação e a verdade é que …