Tailandeses não querem ver príncipe “excêntrico” no poder

Amrufm / Wikimedia

Maha Vajiralongkorn, sucessor do falecido rei da Tailândia Bhumibol Adulyadej

O príncipe herdeiro é mais conhecido pelos escândalos da sua vida pessoal do que pela competência para subir ao trono. Tailandeses preferiam ver a irmã no cargo, mas a lei do país não permite.

Depois da morte do rei Bhumibol Adulyadej, que esteve durante sete décadas no poder e deixou a Tailândia num luto profundo, surge agora o desafio de encontrar um sucessor à altura.

Na verdade, o país já tem um sucessor: o seu nome é Maha Vajiralongkorn, tem 64 anos e é o herdeiro que deve suceder àquele que foi o monarca que liderou uma nação durante mais tempo na História.

O problema é que o príncipe não é muito bem aceite, ao contrário do que acontecia com seu pai, venerado pela população tailandesa que ainda chora a morte do rei.

Segundo o jornal The Guardian, a aversão pelo herdeiro surge muito por causa dos escândalos e excentricidades que marcam sua vida pessoal.

Maha nasceu para um dia ser rei e foi educado para isso mesmo. Teve formação militar na Austrália, possui várias patentes militares e tem licença de piloto.

No entanto, a visível indiferença pela monarquia e a fama de “playboy” e “excêntrico” dos últimos anos dificultam a crença de que poderá vir a ser um bom rei.

Divorciado três vezes, com vários filhos vivendo no exilo por lhes ter retirado títulos reais, o príncipe tem vários casos que dificultam sua relação com o povo tailandês.

Em 2007, um vídeo divulgado online mostrava Maha num aniversário com a mulher, a princesa Srirasm, praticamente despida a dar bolo ao poodle de estimação.

Foo Foo é outro dos episódios que o país não esquece, já que o herdeiro decidiu tornar o cachorro major-general da Força Aérea. Morreu no ano passado, obrigando a quatro dias de rituais budistas.

Mais recentemente, o príncipe foi fotografado no aeroporto de Munique vestido com umas calças jeans e um top curto que mostrava o corpo cheio de tatuagens temporárias.

Durante anos, o príncipe sempre foi protegido pela lei tailandesa, que impede a mídia de falar sobre a vida da família real, sob risco de duras penas de prisão.

No entanto, isso nunca impediu o povo tailandês de saber quem é realmente o novo herdeiro do trono, e é por isso que já se fala no nome de sua irmã, Maha Chakri Sirindhorn, para ocupar o cargo.

A princesa, que é mais recatada e tem boa reputação, seria a melhor solução, mas a legislação tailandesa ainda não permite que suba ao poder.

Depois da morte do rei Bhumibol, o príncipe disse ainda não estar preparado para assumir o lugar e pediu mais tempo para fazer o luto pelo pai.

FM, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …