Tailandeses não querem ver príncipe “excêntrico” no poder

Amrufm / Wikimedia

Maha Vajiralongkorn, sucessor do falecido rei da Tailândia Bhumibol Adulyadej

O príncipe herdeiro é mais conhecido pelos escândalos da sua vida pessoal do que pela competência para subir ao trono. Tailandeses preferiam ver a irmã no cargo, mas a lei do país não permite.

Depois da morte do rei Bhumibol Adulyadej, que esteve durante sete décadas no poder e deixou a Tailândia num luto profundo, surge agora o desafio de encontrar um sucessor à altura.

Na verdade, o país já tem um sucessor: o seu nome é Maha Vajiralongkorn, tem 64 anos e é o herdeiro que deve suceder àquele que foi o monarca que liderou uma nação durante mais tempo na História.

O problema é que o príncipe não é muito bem aceite, ao contrário do que acontecia com seu pai, venerado pela população tailandesa que ainda chora a morte do rei.

Segundo o jornal The Guardian, a aversão pelo herdeiro surge muito por causa dos escândalos e excentricidades que marcam sua vida pessoal.

Maha nasceu para um dia ser rei e foi educado para isso mesmo. Teve formação militar na Austrália, possui várias patentes militares e tem licença de piloto.

No entanto, a visível indiferença pela monarquia e a fama de “playboy” e “excêntrico” dos últimos anos dificultam a crença de que poderá vir a ser um bom rei.

Divorciado três vezes, com vários filhos vivendo no exilo por lhes ter retirado títulos reais, o príncipe tem vários casos que dificultam sua relação com o povo tailandês.

Em 2007, um vídeo divulgado online mostrava Maha num aniversário com a mulher, a princesa Srirasm, praticamente despida a dar bolo ao poodle de estimação.

Foo Foo é outro dos episódios que o país não esquece, já que o herdeiro decidiu tornar o cachorro major-general da Força Aérea. Morreu no ano passado, obrigando a quatro dias de rituais budistas.

Mais recentemente, o príncipe foi fotografado no aeroporto de Munique vestido com umas calças jeans e um top curto que mostrava o corpo cheio de tatuagens temporárias.

Durante anos, o príncipe sempre foi protegido pela lei tailandesa, que impede a mídia de falar sobre a vida da família real, sob risco de duras penas de prisão.

No entanto, isso nunca impediu o povo tailandês de saber quem é realmente o novo herdeiro do trono, e é por isso que já se fala no nome de sua irmã, Maha Chakri Sirindhorn, para ocupar o cargo.

A princesa, que é mais recatada e tem boa reputação, seria a melhor solução, mas a legislação tailandesa ainda não permite que suba ao poder.

Depois da morte do rei Bhumibol, o príncipe disse ainda não estar preparado para assumir o lugar e pediu mais tempo para fazer o luto pelo pai.

FM, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …