Telemedicina espacial: braço robótico faz ultrassom a distância durante pandemia

Se for possível pensar em pontos positivos que a pandemia da COVID-19 trouxe, um deles é o incremento do uso da telemedicina e aceitação dessa modalidade de atendimento.

Afinal, em tempos do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e isolamento social, médicos precisam lidar com a distância na hora da consulta, ainda mais os especialistas. Adaptando-se, radiologistas já acompanham, de forma remota, grávidas e outros pacientes a partir de uma tecnologia robótica desenvolvida pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Investigando também condições cardíacas, abdominais, pélvicas e do trato urinário, o sistema da ESA está operando em hospitais menores 4 distantes dos centros urbanos, casas de repouso e ainda prisões por toda a Europa e no Canadá. Além disso, é uma alternativa viável para as radiografias de tórax, que diagnosticam pneumonia em pacientes infectados pelaCOVID-19.

Para ser atendido de forma remota por um especialista, os pacientes se deslocam até um centro de saúde local, onde um profissional da área médica, mesmo sem treinamento específico para o uso do ultrassom, posiciona apenas um braço robótico na região que deve ser visualizada.

Então, um radiologista, mesmo que a quilômetros de distância, manipula uma espécie de joystick que está conectado e controla o braço robótico. Durante o diagnóstico, esse especialista ainda pode alterar as configurações da máquina de ultrassom para obter as melhores imagens possíveis da região.

Assim, a imagem é exibida em uma tela, em tempo real, e um sistema de videoconferência o conecta com o paciente. “Essa ferramenta faz sentido diante do desafio de combater o vírus da COVID-19, permitindo que locais equipados estabeleçam barreiras adicionais à sua disseminação”, explica Eric Lefebvre, fundador da empresa francesa AdEchoTech que desenvolveu o sistema Melody.

“Ele pode proteger pacientes isolados, evitando a necessidade de movê-los, mantendo-os afastados dos riscos de contaminação. Ele também permite que o especialista intervenha e leve sua experiência para locais remotos com pacientes infectados, protegendo-o de possíveis contaminações, especialmente porque um ultrassom convencional requer proximidade significativa do paciente”, esclarece Lefebvre.

Em um primeiro momento, essa tecnologia foi desenvolvida para fornecer imagens médicas de ultrassom diretamente no espaço. Isso porque o sistema Melody avaliava os experimentos científicos de astronautas e, por isso mesmo, foi financiado pela ESA e pela agência espacial francesa CNES.

“A ESA atua há mais de 20 anos no campo da telemedicina e apoiou o desenvolvimento desse conceito de telecografia desde o estágio inicial até as demonstrações em um ambiente da vida real”, afirma Arnaud Runge, engenheiro médico que supervisionou o projeto.

Atualmente, o sistema já foi licenciado pela Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos, possui Marcação CE e é também aprovado para uso pela Health Canada.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …