Os soldados só conhecidos por Deus agora vão ter um nome

(dr) diarioepoca.com

No cemitério de Darwin, nas ilhas Falkland, há 115 sepulturas de soldados argentinos “Solo Conocidos por Dios”

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha, CICV, concluiu a primeira fase do trabalho de exumação e identificação dos corpos dos soldados argentinos mortos na Guerra das Malvinas, em 1982, e que estão enterrados no cemitério de Darwin, na maior ilha do arquipélago, chamado de Falklands pelos britânicos.

Justiça apesar de 35 anos após o fim do conflito. O trabalho, realizado a pedido do governo argentino e executado por 14 especialistas forenses de Argentina, Austrália, Chile, Espanha, México e Reino Unido, resgata uma dívida moral com os jovens combatentes que tombaram no conflito que deixou um saldo de 649 mortos entre os argentinos.

O conflito deixou também um número ainda desconhecido de feridos e custou a vida de 255 britânicos e ferimentos em outros 777.

Muitos dos soldados argentinos estavam enterrados em túmulos encimados com uma cruz com os dizeres: “Solo conocidos por Dios”, “Só conhecidos por Deus”.

Para falar sobre esse trabalho, a agência Sputnik ouviu Sandra Lefcovich, membro da CICV no Brasil, que deu detalhes das dificuldades da operação, que continua, agora com o envio de resultados para centros de pesquisa na Argentina e na Grã-Bretanha, onde passarão por novas checagens antes da divulgação da identidade dos mortos, e só então serão informados as suas famílias.

“Embora tenham passado mais de três décadas, ainda há famílias que esperam a identificação. Pais, mães e irmãos querem ter uma notícia sobre a identidade dos seus filhos. O direito internacional humanitário diz que os estados têm a obrigação de identificar os restos mortais dos soldados caídos em batalha”, diz Sandra Lefcovich.

“O CICV respondeu a esse pedido do governo argentino para levar a cabo essa tarefa. Em dezembro do ano passado foi assinado um acordo entre o Reino Unido, a Argentina e o Comitê para que seja levado a cabo essa tarefa, que é bastante complexa, porque as condições meteorológicas não são tão fáceis, mas essa semana conseguimos finalizar mais uma etapa”, acrescenta a responsável.

Sandra Lefcovich diz que os bons resultados do trabalho foram devidos à alta qualificação da equipe forense, formada por profissionais de várias áreas de atuação, incluindo médicos, biólogos e pessoal de apoio logístico.

Segundo ela, os corpos que foram exumados foram sepultados no mesmo dia, observando-se todo a dignidade e o cuidado necessários para o sepultamento. O Comitê também se incumbiu de toda a restauração do cemitério.

“Depois da exumação, foram obtidas e analisadas mostras e documentado cada um desses restos mortais. Isso foi feito num laboratório temporário ao lado do cemitério”, diz Sandra.

“Agora, com essas mostras obtidas, isso vai ser levado a um laboratório na Argentina, o laboratório forense na cidade de Córdoba, onde eles têm amostras de referência dos familiares para poder fazer a comparação. Uma parte aleatória dessas amostras vai ser enviada para outros dois laboratórios só para uma questão de controle de qualidade, um na Grã-Bretanha e outro na Espanha”, explica.

O Comitê vai se dedicar, nos próximos meses, à elaboração de um relatório a ser entregue a ambos os governos, e só a partir daí as famílias serão informadas sobre os resultados das identificações.

Esse trabalho do CICV nas Malvinas não foi o primeiro. O Comitê tem atuado ao longo dos anos nesse tipo de investigação na Colômbia, no Brasil, onde ajuda na formação de equipes forenses, na Ucrânia e em países do Leste Europeu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …