Os soldados só conhecidos por Deus agora vão ter um nome

(dr) diarioepoca.com

No cemitério de Darwin, nas ilhas Falkland, há 115 sepulturas de soldados argentinos “Solo Conocidos por Dios”

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha, CICV, concluiu a primeira fase do trabalho de exumação e identificação dos corpos dos soldados argentinos mortos na Guerra das Malvinas, em 1982, e que estão enterrados no cemitério de Darwin, na maior ilha do arquipélago, chamado de Falklands pelos britânicos.

Justiça apesar de 35 anos após o fim do conflito. O trabalho, realizado a pedido do governo argentino e executado por 14 especialistas forenses de Argentina, Austrália, Chile, Espanha, México e Reino Unido, resgata uma dívida moral com os jovens combatentes que tombaram no conflito que deixou um saldo de 649 mortos entre os argentinos.

O conflito deixou também um número ainda desconhecido de feridos e custou a vida de 255 britânicos e ferimentos em outros 777.

Muitos dos soldados argentinos estavam enterrados em túmulos encimados com uma cruz com os dizeres: “Solo conocidos por Dios”, “Só conhecidos por Deus”.

Para falar sobre esse trabalho, a agência Sputnik ouviu Sandra Lefcovich, membro da CICV no Brasil, que deu detalhes das dificuldades da operação, que continua, agora com o envio de resultados para centros de pesquisa na Argentina e na Grã-Bretanha, onde passarão por novas checagens antes da divulgação da identidade dos mortos, e só então serão informados as suas famílias.

“Embora tenham passado mais de três décadas, ainda há famílias que esperam a identificação. Pais, mães e irmãos querem ter uma notícia sobre a identidade dos seus filhos. O direito internacional humanitário diz que os estados têm a obrigação de identificar os restos mortais dos soldados caídos em batalha”, diz Sandra Lefcovich.

“O CICV respondeu a esse pedido do governo argentino para levar a cabo essa tarefa. Em dezembro do ano passado foi assinado um acordo entre o Reino Unido, a Argentina e o Comitê para que seja levado a cabo essa tarefa, que é bastante complexa, porque as condições meteorológicas não são tão fáceis, mas essa semana conseguimos finalizar mais uma etapa”, acrescenta a responsável.

Sandra Lefcovich diz que os bons resultados do trabalho foram devidos à alta qualificação da equipe forense, formada por profissionais de várias áreas de atuação, incluindo médicos, biólogos e pessoal de apoio logístico.

Segundo ela, os corpos que foram exumados foram sepultados no mesmo dia, observando-se todo a dignidade e o cuidado necessários para o sepultamento. O Comitê também se incumbiu de toda a restauração do cemitério.

“Depois da exumação, foram obtidas e analisadas mostras e documentado cada um desses restos mortais. Isso foi feito num laboratório temporário ao lado do cemitério”, diz Sandra.

“Agora, com essas mostras obtidas, isso vai ser levado a um laboratório na Argentina, o laboratório forense na cidade de Córdoba, onde eles têm amostras de referência dos familiares para poder fazer a comparação. Uma parte aleatória dessas amostras vai ser enviada para outros dois laboratórios só para uma questão de controle de qualidade, um na Grã-Bretanha e outro na Espanha”, explica.

O Comitê vai se dedicar, nos próximos meses, à elaboração de um relatório a ser entregue a ambos os governos, e só a partir daí as famílias serão informadas sobre os resultados das identificações.

Esse trabalho do CICV nas Malvinas não foi o primeiro. O Comitê tem atuado ao longo dos anos nesse tipo de investigação na Colômbia, no Brasil, onde ajuda na formação de equipes forenses, na Ucrânia e em países do Leste Europeu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …