Os soldados só conhecidos por Deus agora vão ter um nome

(dr) diarioepoca.com

No cemitério de Darwin, nas ilhas Falkland, há 115 sepulturas de soldados argentinos “Solo Conocidos por Dios”

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha, CICV, concluiu a primeira fase do trabalho de exumação e identificação dos corpos dos soldados argentinos mortos na Guerra das Malvinas, em 1982, e que estão enterrados no cemitério de Darwin, na maior ilha do arquipélago, chamado de Falklands pelos britânicos.

Justiça apesar de 35 anos após o fim do conflito. O trabalho, realizado a pedido do governo argentino e executado por 14 especialistas forenses de Argentina, Austrália, Chile, Espanha, México e Reino Unido, resgata uma dívida moral com os jovens combatentes que tombaram no conflito que deixou um saldo de 649 mortos entre os argentinos.

O conflito deixou também um número ainda desconhecido de feridos e custou a vida de 255 britânicos e ferimentos em outros 777.

Muitos dos soldados argentinos estavam enterrados em túmulos encimados com uma cruz com os dizeres: “Solo conocidos por Dios”, “Só conhecidos por Deus”.

Para falar sobre esse trabalho, a agência Sputnik ouviu Sandra Lefcovich, membro da CICV no Brasil, que deu detalhes das dificuldades da operação, que continua, agora com o envio de resultados para centros de pesquisa na Argentina e na Grã-Bretanha, onde passarão por novas checagens antes da divulgação da identidade dos mortos, e só então serão informados as suas famílias.

“Embora tenham passado mais de três décadas, ainda há famílias que esperam a identificação. Pais, mães e irmãos querem ter uma notícia sobre a identidade dos seus filhos. O direito internacional humanitário diz que os estados têm a obrigação de identificar os restos mortais dos soldados caídos em batalha”, diz Sandra Lefcovich.

“O CICV respondeu a esse pedido do governo argentino para levar a cabo essa tarefa. Em dezembro do ano passado foi assinado um acordo entre o Reino Unido, a Argentina e o Comitê para que seja levado a cabo essa tarefa, que é bastante complexa, porque as condições meteorológicas não são tão fáceis, mas essa semana conseguimos finalizar mais uma etapa”, acrescenta a responsável.

Sandra Lefcovich diz que os bons resultados do trabalho foram devidos à alta qualificação da equipe forense, formada por profissionais de várias áreas de atuação, incluindo médicos, biólogos e pessoal de apoio logístico.

Segundo ela, os corpos que foram exumados foram sepultados no mesmo dia, observando-se todo a dignidade e o cuidado necessários para o sepultamento. O Comitê também se incumbiu de toda a restauração do cemitério.

“Depois da exumação, foram obtidas e analisadas mostras e documentado cada um desses restos mortais. Isso foi feito num laboratório temporário ao lado do cemitério”, diz Sandra.

“Agora, com essas mostras obtidas, isso vai ser levado a um laboratório na Argentina, o laboratório forense na cidade de Córdoba, onde eles têm amostras de referência dos familiares para poder fazer a comparação. Uma parte aleatória dessas amostras vai ser enviada para outros dois laboratórios só para uma questão de controle de qualidade, um na Grã-Bretanha e outro na Espanha”, explica.

O Comitê vai se dedicar, nos próximos meses, à elaboração de um relatório a ser entregue a ambos os governos, e só a partir daí as famílias serão informadas sobre os resultados das identificações.

Esse trabalho do CICV nas Malvinas não foi o primeiro. O Comitê tem atuado ao longo dos anos nesse tipo de investigação na Colômbia, no Brasil, onde ajuda na formação de equipes forenses, na Ucrânia e em países do Leste Europeu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …

Cuba experimenta dois lados da moeda com chegada de internet móvel

Desde que chegou a Cuba, há apenas dois anos, a internet móvel revolucionou a vida do país – ajudando as pessoas a encontrarem comida, combustível e até remédios em meio a uma escassez terrível. Mas …

Chantilly: em dificuldades finaceiras, um dos mais belos castelos da França pede socorro

A pandemia e o fim da ajuda de um poderoso mecenas colocam em risco o futuro de uma das propriedades mais majestosas da França, o castelo de Chantilly, ao norte de Paris. A reportagem …

Como fumantes de longa data pararam de fumar usando cogumelos mágicos apenas 3 vezes

É mais difícil largar do cigarro do que da heroína, dizem alguns. Mas pesquisadores da Johns Hopkins relataram que um pequeno número de fumantes de longa data que falharam em muitas tentativas de abandonar o …