Novo adesivo monitora pressão arterial com ultrassom

Chonghe Wang / Nature Biomedical Engineering

Um novo adesivo é capaz de fazer ultrassonografia e monitorar de forma não invasiva a pressão em artérias profundas, abaixo da pele.

A inovação promete levar o monitoramento da hipertensão a um novo nível e ajudar as pessoas a detectar problemas cardiovasculares mais cedo, com maior precisão.

“Ao integrar a tecnologia de ultra-som em vestimentas, podemos começar a capturar um conjunto inteiro de outros sinais, eventos biológicos e atividades acontecendo abaixo da superfície [da pele] de uma maneira não invasiva”, disse o professor Sheng Xu, da Universidade da Califórnia em San Diego, nos EUA.

A pressão arterial central é a pressão nos vasos sanguíneos centrais, que enviam sangue diretamente do coração para outros órgãos importantes em todo o corpo.

Especialistas médicos consideram a pressão arterial central mais precisa do que a pressão arterial periférica e também dizem que ela é um melhor indicador das doenças cardíacas.

Mas a medição da pressão arterial central não é normalmente feita nem mesmo nos exames no consultório médico porque o método clínico mais moderno é invasivo, envolvendo um cateter inserido em um vaso sanguíneo no braço, virilha ou pescoço do paciente e direcionando-o para o coração. Existe um método não invasivo, mas que não gera leituras precisas consistentes.

O aparelho de ultra-som adesivo flexível pode monitorar continuamente a pressão sanguínea central nas principais artérias a até quatro centímetros abaixo da pele. O novo adesivo usa ultra-som, por isso ele poderá também ser usado para rastrear de forma não invasiva outros sinais vitais e sinais fisiológicos no interior do corpo.

Médicos envolvidos nos primeiros testes dizem que a tecnologia seria útil em vários procedimentos de internação.

“Isso tem potencial para ser um ótimo complemento para a medicina cardiovascular. Na sala de cirurgia, especialmente em procedimentos cardiopulmonares complexos, é necessária uma avaliação precisa em tempo real da pressão arterial central – é onde esse dispositivo tem o potencial de suplantar os métodos tradicionais,” disse o Dr. Brady Huang.

A equipe agora pretende adicionar as melhorias necessárias para transformar o adesivo de ultrassom em um produto final, o que incluirá a integração de uma fonte de energia, unidades de processamento de dados e capacidade de comunicação sem fio.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Japão pretende desenvolver tecnologia ultrarrápida 6G até 2030

O governo japonês elaborará uma estratégia abrangente sobre as futuras redes de comunicação sem fio ultrarrápidas 6G e montou um painel para discutir o assunto, declarou ministra japonesa do Interior e Comunicações. O anúncio foi feito …

Tesla atinge valor de mercado de US$ 100 bi — e Musk receberá um grande bônus

A Tesla é uma das companhias mais promissoras do mundo, mas ainda gera dúvidas entre os investidores, devido aos problemas para atingir as metas de produção e polêmicos acidentes envolvendo seus veículos — além de …

Por que o príncipe da Arábia Saudita hackeou celular de Jeff Bezos, segundo investigação da ONU

Uma intriga internacional envolve, desde 2018, o homem mais rico do mundo e uma ditadura ultrafechada acusada de matar seus inimigos com requintes de crueldade. E, agora, o caso está sendo investigado por especialistas em …

Garoto de apenas 6 anos arrecada $270 mil para ajudar animais em incêndios australianos

Nos incêndios que devastaram algumas regiões da Austrália, mais de 1 bilhão de animais morreram. No esforço para salvar os animais resgatados e tentar, o mais rápido possível, lhes oferecer um novo lar, este garotinho …

A descoberta dessa nova célula imunológica pode ser um tratamento “universal” para o câncer

Um novo estudo da Universidade de Cardiff (País de Gales) descobriu um tipo de célula imune que poderia levar a uma “terapia universal” contra o câncer. Estamos falamos de uma célula T equipada com um tipo …

Governo brasileiro diz que UPS está interessada na privatização dos Correios

A privatização dos Correios tem despertado o interesse de diversas empresas estrangeiras de logística. Há algum tempo, Alibaba e Amazon manifestaram desejo em participar do processo de desestatização da estatal brasileira. Agora, a UPS também teria …

Coronavírus. OMS diz que ainda é cedo para decretar urgência internacional

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (23) em Genebra, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, descartou, por enquanto, lançar um alerta de urgência internacional contra o coronavírus que se espalha …

Parlamento britânico valida definitivamente acordo do Brexit

O Parlamento britânico adotou em definitivo o acordo do Brexit, abrindo caminho para a saída do Reino Unido da União Europeia dentro de nove dias. O texto que regula os termos do divórcio, negociado entre o …

Brasil piora em ranking mundial de corrupção

O Brasil caiu uma posição no principal ranking internacional de corrupção, passando da 105ª para a 106ª entre 180 países, segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (23/01) pela ONG Transparência Internacional. O Brasil continua sendo um …

Cidade inteira é colocada em quarentena na China por causa de vírus exótico que se espalha pelo mundo

A China colocou toda a cidade de Wuhan sob quarentena para tentar evitar o contágio do vírus mortal 2019-nCoV, uma nova cepa do coronavírus identificada pouco tempo atrás. O município é o local onde uma epidemia …