Novo adesivo monitora pressão arterial com ultrassom

Chonghe Wang / Nature Biomedical Engineering

Um novo adesivo é capaz de fazer ultrassonografia e monitorar de forma não invasiva a pressão em artérias profundas, abaixo da pele.

A inovação promete levar o monitoramento da hipertensão a um novo nível e ajudar as pessoas a detectar problemas cardiovasculares mais cedo, com maior precisão.

“Ao integrar a tecnologia de ultra-som em vestimentas, podemos começar a capturar um conjunto inteiro de outros sinais, eventos biológicos e atividades acontecendo abaixo da superfície [da pele] de uma maneira não invasiva”, disse o professor Sheng Xu, da Universidade da Califórnia em San Diego, nos EUA.

A pressão arterial central é a pressão nos vasos sanguíneos centrais, que enviam sangue diretamente do coração para outros órgãos importantes em todo o corpo.

Especialistas médicos consideram a pressão arterial central mais precisa do que a pressão arterial periférica e também dizem que ela é um melhor indicador das doenças cardíacas.

Mas a medição da pressão arterial central não é normalmente feita nem mesmo nos exames no consultório médico porque o método clínico mais moderno é invasivo, envolvendo um cateter inserido em um vaso sanguíneo no braço, virilha ou pescoço do paciente e direcionando-o para o coração. Existe um método não invasivo, mas que não gera leituras precisas consistentes.

O aparelho de ultra-som adesivo flexível pode monitorar continuamente a pressão sanguínea central nas principais artérias a até quatro centímetros abaixo da pele. O novo adesivo usa ultra-som, por isso ele poderá também ser usado para rastrear de forma não invasiva outros sinais vitais e sinais fisiológicos no interior do corpo.

Médicos envolvidos nos primeiros testes dizem que a tecnologia seria útil em vários procedimentos de internação.

“Isso tem potencial para ser um ótimo complemento para a medicina cardiovascular. Na sala de cirurgia, especialmente em procedimentos cardiopulmonares complexos, é necessária uma avaliação precisa em tempo real da pressão arterial central – é onde esse dispositivo tem o potencial de suplantar os métodos tradicionais,” disse o Dr. Brady Huang.

A equipe agora pretende adicionar as melhorias necessárias para transformar o adesivo de ultrassom em um produto final, o que incluirá a integração de uma fonte de energia, unidades de processamento de dados e capacidade de comunicação sem fio.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Eleição na Bolívia: Resultados parciais indicam 2º turno inédito entre Evo Morales e Carlos Mesa

Com quase 90% dos votos contabilizados, resultados parciais da eleição realizada neste domingo na Bolívia indicam que o atual presidente Evo Morales não teve votos suficientes para garantir já sua vitória, caminhando para disputar com …

Voo mais longo e sem escalas da história pousou em Sydney

O voo mais longo e sem escalas da história pousou nesse domingo (20) em Sydney, 19 horas e 16 minutos após a decolagem, em Nova York. Foi um teste da companhia australiana Qantas, que pretende …

Governo brasileiro publica lei que agiliza venda de bens do tráfico de drogas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13886/19, que pretende acelerar a destinação de bens apreendidos ou sequestrados que tenham vinculação com o tráfico ilícito de drogas. Essa lei, que converte a Medida Provisória nº 885, …

Criaram uma bebida com probióticos geneticamente modificados para prevenir ressacas

Beber moderadamente pode ser garantia de uma noite especialmente divertida, mas quem se aventura pelos bares da vida sabe que basta um pequeno erro de cálculo ou deslize nos preparativos – como, por exemplo, esquecer …

Manifestantes desafiam proibição em Hong Kong

Milhares voltam às ruas, apesar de governo ter proibido protestos na região semiautônoma, e são recebidos com jatos d'água e gás lacrimogêneo. Há quatro meses, colônia britânica atravessa a sua maior crise política. Milhares de manifestantes …

Brexit pode causar ao Brasil perdas anuais de exportações de mais de US$ 700 milhões

Nas próximas semanas, empresários e exportadores brasileiros deverão acompanhar com grande atenção os capítulos finais da novela do Brexit, como é chamada a saída do Reino Unido da União Europeia. Isso por que, a depender de …

Motivos de artrópodes se moverem em fila indiana há 480 anos são revelados

Um novo estudo revela que os fósseis de artrópodes descobertos em fila podem indicar um comportamento coletivo devido a fatores ambientais. O estudo publicado pela revista Scientific Reports sugere que o comportamento em grupo de trilobitas …

Arqueólogos encontram 20 sarcófagos de madeira perto de Luxor

Arqueólogos encontraram mais de 20 caixões antigos de madeira, ainda coloridos, na necrópole de Asasif, em Tebas, na margem oeste do rio Nilo, próximos à cidade de Luxor, no Egito. Os caixões estavam posicionados em duas …

Mão robótica aprendeu sozinha como solucionar o cubo de Rubik

Provavelmente você já deve ter passado pelo desafio de deixar o cubo de Rubik, mais conhecido como cubo magico, com as cores das faces iguais. Saiba que uma mão robótica conseguiu resolver teste desafio sozinha. Provavelmente …

Planalto suspende indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada nos EUA

O Palácio do Planalto decidiu deixar em suspenso a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, para assumir a embaixada brasileira nos Estados Unidos, em meio a uma crise política …