Começou neste sábado (22) a construção de um novo muro de mais de cinco metros de altura na fronteira mexicana, em uma faixa de 6,5 quilômetros de extensão, em El Paso, no estado americano do Texas.
Segundo as autoridades norte-americanas, “o novo muro será muito mais resistente e eficaz para dissuadir a entrada de prováveis imigrantes clandestinos”. Com um custo estimado em 22 milhões de dólares, o muro ficará pronto em abril de 2019.
“A cerca existente será retirada, e um muro de 5,5 metros com postes de aço será erguido no lugar”, assinala o texto, publicado na sexta-feira (21) pela agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras.
A agência indica que o território mexicano poderá “ser visto” através de espaços com poucos centímetros previstos na construção. O projeto é descrito como “eficaz à polícia de fronteira, a fim de detectar entradas clandestinas e o contrabando de narcóticos para os Estados Unidos”.
A construção de um muro em toda a extensão da fronteira com o México foi umas das promessas de campanha mais controversas de Trump. A iniciativa está parada no Congresso, o que provocou duras reações do presidente republicano.
Na quinta-feira (20), o presidente Donald Trump pressionou congressistas do Partido Republicano a “endurecerem” a postura em busca do orçamento necessário para a construção do muro.
No Twitter, o presidente criticou o orçamento de gastos federais de 855 bilhões de dólares aprovado pelo Senado, que não incluiu as verbas para o muro. Trump chamou a proposta orçamentária de “ridícula” e acusou os democratas de obstruírem a votação de matérias do interesse do governo.
Trump ameaça paralisar governo
A proposta garante recursos para o governo federal até 7 de dezembro e evita uma interrupção administrativa em 30 de setembro, data-limite dos atuais recursos disponíveis.
A Câmara deverá votar a medida a partir de 25 de setembro, antes de passar para a sanção presidencial. Em julho, Trump já tinha ameaçado paralisar o governo caso não conseguisse o orçamento requerido para a construção do muro fronteiriço.
Durante a semana, o presidente também recomendou ao governo da Espanha que construísse um muro separando o país do deserto do Saara, como forma de impedir a entrada de imigrantes.
Ao ser questionado por diplomatas espanhóis quanto a viabilidade do projeto, já que o Saara se estende por cerca de 4.800 quilômetros, Trump minimizou a distância e afirmou que “não pode ser maior que nossa fronteira com o México“.
Ciberia // RFI