Toffoli cassa decisão de Moro e livra Dirceu de tornozeleira

Fellipe Sampaio / SCO / STF

O ministro do STF Dias Toffoli

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), cassou nesta segunda-feira (2) a determinação do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, do uso de tornozeleira eletrônica ao ex-ministro José Dirceu.

Dirceu foi solto na última quarta-feira (27) após a Segunda Turma do STF conceder uma liminar (decisão provisória) em seu benefício, por 3 a 1. Na ocasião, prevaleceu o entendimento de Toffoli, de que o recurso do ex-ministro ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem plausibilidade, motivo pelo qual ele deveria ser solto.

Após a decisão do STF, Moro entendeu que a prisão deveria ser substituídas por outras medidas cautelares, entre elas a proibição de sair do país, de se comunicar com outros réus e de usar a tornozeleira, que deveria ser instalada até esta terça-feira (3).

Em despacho desta segunda, Toffoli afirmou que o magistrado de primeira instância agiu com “extravasamento de suas competências”, desobedecendo a decisão da Segunda Turma.

Para o ministro, Moro agiu “à míngua de qualquer autorização deste Supremo Tribunal Federal, que, em decisão colegiada da Segunda Turma, deferiu medida cautelar em habeas corpus de ofício, para assegurar a liberdade plena ao ora reclamante até a conclusão de julgamento da ação”.

Condenado em segunda instância a 30 anos e nove meses de prisão, na Lava Jato, Dirceu estava preso desde o dia 18 de maio, por força do entendimento do Supremo que autorizou a execução provisória de penas, após o fim dos recursos em segunda instância.

Ciberia // Agência Brasil

COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O CRIME COMPENSA, país sem impunidade, nosso tribunal está de acordo com a corrupção, mandaram soltar um bandido, que tem 30 anos de cadeia, nem pai pra filho faz isto, eles devem ter o rabo preso com esse bandido, esse Dirceu é um bandido perigoso, e os três, companheiros soltaram ele, piada total, se o Lula está preso, em segunda instancia, que pais é este, estamos no fundo do posso, só Deus para nos salvar. Vão soltar todos os corruptos do país, Deus nos livre de Dias Tofolli, Levandoviski, Jose Dirceu.

  2. UMA AÇÃO DESSAS SÓ É NORMAL DENTRO DA QUADRILHA DESSES JUÍZES, UMA PESSOA QUE ROUBOU MILHARES DE MILHÕES DO POVO BRASILEIRO QUE TODO DIA MORRE POR FALTA DE REMÉDIOS, DE ATENDIMENTO MÉDICO, POR FALTA DE SEGURANÇA E, O SERVIÇO DE EDUCAÇÃO É DEIXADO PARA DEPOIS, FOI JULGADO E CONDENADO A MAIS DE 30 ANOS DE PRISÃO E ESSE URUBU DE TOGA VEM DECLARAR QUE É NORMAL ….

  3. Você é um homem venal.
    Advogado de bandidos que, por esse motivo ganhou uma toga e está provando que bandido também veste toga.
    Você é mais bandido do que esses a quem
    presta favores em pagamento dos favores.
    Você é um moleque.
    Você não está aí para defender você a Constituição. Você está aí para rasgar a Constituição.
    Você não vale uma meia suja do Moro.
    Ele prestou concurso, ele é limpo.
    Você não prestou concurso, você mostrou que é inconpetente e ai está você.
    Você é sujo.

  4. Vergonha! Apenas Vergonha ao ver um Ministro que deveria agir dentro da Lei e se declarar suspeito, libertar um homem já condenado por corrupção em duas épocas distintas Mensalão e Lava Jato. TRISTE. esse Ministro, que NUNCA foi Juiz, trabalhou para esse réu e para o PT. VERGONHA não ser declarado suspeito por seus pares.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos descobrem “Vulcano”, o planeta de Spock

Astrônomos norte-americanos descobriram um exoplaneta com características muito semelhantes às de “Vulcano”, o planeta de origem de Spock, o inesquecível personagem da famosa série Star Trek. Localizado a 16 anos-luz da Terra, o novo planeta orbita …

Trump ameaça paralisar governo se não houver dinheiro para o muro

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta sexta-feira (21) travar um acordo orçamental que permitiria evitar a paralisação das instituições federais do país, por não prever financiamento para construir o desejado muro na fronteira com …

Bolsonaro passa por cirurgia para drenagem de líquido no abdômen

O candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, internado em unidade semi-intensiva, passou por um procedimento para drenagem de líquido que estava ao lado do intestino, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, em …

Temer, Moreira e Padilha devem depor em processo sobre suposta organização criminosa

O juiz Vallisney de Oliveira, juiz da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, convocou o presidente Michel Temer como testemunha em um processo que investiga se uma suposta organização criminosa agiu na Petrobras. Além do …

TSE pretende tornar público o código fonte das urnas eletrônicas

Durante um evento de segurança que ocorreu em São Paulo na quarta-feira (19), Rodrigo Coimbra, chefe da seção de voto informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmou que faz parte do planejamento do órgão tornar …

Brasileiras triplicam busca por congelamento de óvulos para adiar maternidade

Desde criança, a publicitária Camila Alvarenga de Paula Pinto, hoje com 37 anos, alimenta uma certeza na vida: quer ser mãe. Ela tem como referência a sua própria mãe, Denise, que teve três filhos e …

Brasileiros poderão receber remessas do exterior diretamente em reais

A partir de 1º de novembro, os brasileiros poderão receber, em reais, remessas enviadas do exterior por parentes e amigos, definiu o Banco Central (BC). Em circular publicada nesta quinta-feira (20), a autoridade monetária regulamentou as …

Detergentes podem contribuir para excesso de peso em crianças

Os produtos habitualmente utilizados na limpeza da casa podem promover alterações na microbiota intestinal (antes conhecida por flora intestinal) e provocar o excesso de peso em crianças. A conclusão é de um novo estudo realizado …

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e teve muito amor envolvido)

O que acontece quando um polvo consome drogas, mais precisamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de descobrir. De acordo com o Science Alert, a equipe de pesquisadores deu MDMA, substância psicoativa também conhecida por ecstasy, …

Companhia austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou nesta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico (material fabricado a partir desse recurso natural). A inovadora tecnologia, batizada de ReOil, …