O presidente norte-americano advertiu, nesta quarta-feira (24) os democratas de que não aprovará uma reforma migratória para os “dreamers” (sonhadores) caso reprovem o financiamento para a construção do muro no México.
“O chorão Chuck Schumer entende perfeitamente, especialmente após sua humilhante derrota, de que se não houver muro, não há DACA (sonhadores)”, disse Donald Trump, em mensagem publicada no Twitter.
O presidente dos Estados Unidos se referia assim à negociação sobre o orçamento que republicanos e democratas iniciaram após a reabertura, na segunda-feira (22), da administração federal, após um encerramento parcial (shutdown) de três dias por falta de fundos.
Enquanto os democratas exigem a regularização da situação de 800 mil jovens indocumentados, conhecidos como “sonhadores”, Trump e a maioria republicana no Congresso e no Senado reclamam, em troca, financiamento para o muro fronteiriço.
As duas partes se comprometeram a negociar até o próximo dia 8 de fevereiro, data em que a administração voltará a ficar sem fundos e poderá enfrentar um novo shutdown, se até lá não for alcançado um acordo.
Ciberia, Lusa // ZAP