O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs esta quarta-feira (21) a instalação de painéis solares no muro que quer erguer na fronteira com o México. O objetivo será fazer com que os mexicanos “paguem muito menos dinheiro”.
Em um encontro com simpatizantes do presidente dos Estados Unidos, que se realizou esta quarta-feira no estado de Iowa, Trump disse estar pensando colocar painéis solares no muro ao longo da fronteira com o México, que tem uma extensão total de cerca de 3 mil quilômetros, e que tem dado muito o que falar.
“Estamos pensando em construir o muro com um painel solar, ou algo que crie energia e seja autossuficiente. Assim, o México pagará muito menos dinheiro, não?“, perguntou à audiência que assistia ao seu discurso.
A ideia de colocar painéis solares no muro já era falada há duas semanas em Washington, porque o presidente tinha abordado o assunto em um encontro privado com um grupo de legisladores republicanos em 6 de junho, mas só agora Trump informou a hipótese em público.
A ordem da construção do muro foi dada oficialmente em 25 de janeiro, cinco dias depois da tomada de posse. Esta foi uma das mais polêmicas promessas eleitorais do, na altura, candidato republicano.
No mesmo dia, Donald Trump assinou uma ordem executiva que retira fundos federais às chamadas “cidades santuário”, que não prendem ou detêm os imigrantes que vivem ilegalmente nos Estados Unidos, ou seja, protegem a deportação destas pessoas.
“Diria que em meses, sim. Diria que em meses, o planejamento vai começar certamente de imediato”, disse então o chefe de Estado americano. Aparentemente, ele se prepara agora para começar a cumprir sua promessa.
EFE // ZAP