Trump demite primeira mulher no cargo de mordomo da Casa Branca

O presidente dos EUA, Donald Trump, despediu Angella Reid do cargo de mordomo que desempenhava na Casa Branca desde 2011, sob a presidência de Barack Obama.

Segundo o Washington Post, Angella não só foi a primeira mulher a desempenhar esta função, como foi a segunda pessoa afroamericana no cargo.

“Deixamos Angella em bons termos e desejo a ela o melhor e, certamente, esperança para coisas grandes para o seu futuro. No entanto, não é incomum ter uma transição de funcionários quando uma nova administração entra. Não é nada mais do que isso”, afirmou Sarah Huckabee Sanders, secretária de imprensa da Casa Branca.

Apesar do título incomum, o “mordomo” supervisiona todas as atividades na Casa Branca e lida com todo o tipo de funções, desde a grande equipe de empregados, cozinheiras, floristas e eletricistas até tarefas fiscais, administrativas e pessoais.

Este trabalho inclui ainda a orientação sobre a mobília, arte e decoração da residência oficial do presidente dos EUA e tem, normalmente, uma longa durabilidade. Desde o início do século XX, houve apenas nove mordomos na Casa Branca.

As demissões repentinas dos funcionários permanentes da Casa Branca são muito raras. O último mordomo demitido deixou o cargo em 1993, quando a administração Clinton descobriu que o empregado tinha ligado para Barbara Bush, a mulher de George H. W. Bush e antiga primeira-dama dos EUA.

Angella Reid, que também trabalhou para a cadeia de hotéis The Ritz-Carlton, começou a trabalhar na Casa Branca em 2011 sob a presidência de Barack Obama. Substituiu o primeiro mordomo afro-americano, Stephen W. Rochon, quando ele foi transferido para o Departamento de Segurança Interna.

“Conhecendo Angella, duvido seriamente que ela tenha feito algo para causar isto. Ela trabalhou durante anos em hotéis e é definitivamente profissional. Mas não se pode agradar a todos”, adiantou o antecessor de Reid.

Até o momento, nem Reid, nem a Casa Branca divulgaram mais informações sobre as razões que levaram à demissão.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …

Cientistas: a primeira vida alienígena que encontrarmos provavelmente será inteligente

Segundo cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), é mais provável que encontremos evidências de vida extraterrestre inteligente antes de encontrarmos microrganismos aliens, por exemplo. Por quê? Se você costuma ler notícias sobre a busca científica …

'Marte está vivo': sonda da NASA registra sismos no Planeta Vermelho

Os resultados dos primeiros 10 meses de observações da sonda InSight da NASA em Marte conseguiram revelar que o Planeta Vermelho é um mundo sismicamente ativo. "Marte está vivo", comentou a missão InSight no Twitter, acrescentando …

Brasileiro cria app para ajudar conterrâneos imigrantes nos Estados Unidos

Mudar-se para outro país pode ser uma das experiências mais desafiadoras até mesmo para quem tem conhecimento da língua e da região onde vai morar. Contudo, isso pode ficar mais fácil com uma ajudinha de …

Em visita à Índia, Trump é homenageado em evento “Namaste Trump”

O presidente americano Donald Trump e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi celebraram, nesta segunda-feira, um comício para 100.000 pessoas em um estádio de críquete. O evento, chamado de “Namaste Trump”, é considerado o momento …

Harvey Weinstein é condenado por estupro e abuso sexual

O ex-produtor de cinema Harvey Weinstein foi condenado pelos crimes de estupro e abuso sexual por um tribunal em Nova York nesta segunda-feira (24/02) – um marco para o movimento #MeToo, que inspirou mulheres a …

Barbie apresenta coleção inspirada nos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 já estão batendo na porta. Além de novas modalidades como Baseball, Softball, Surfe, Escalada, Karatê e Skate, novos produtos licenciados do maior evento esportivo de todo o mundo já …

Pesquisadores usam inteligência artificial para descobrir novo antibiótico

Um time de pesquisadores do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) descobriu, por meio da inteligência artificial, um novo tipo de antibiótico, após um poderoso algoritmo analisar por vários dias mais de 100 milhões de compostos …