Trump demite primeira mulher no cargo de mordomo da Casa Branca

O presidente dos EUA, Donald Trump, despediu Angella Reid do cargo de mordomo que desempenhava na Casa Branca desde 2011, sob a presidência de Barack Obama.

Segundo o Washington Post, Angella não só foi a primeira mulher a desempenhar esta função, como foi a segunda pessoa afroamericana no cargo.

“Deixamos Angella em bons termos e desejo a ela o melhor e, certamente, esperança para coisas grandes para o seu futuro. No entanto, não é incomum ter uma transição de funcionários quando uma nova administração entra. Não é nada mais do que isso”, afirmou Sarah Huckabee Sanders, secretária de imprensa da Casa Branca.

Apesar do título incomum, o “mordomo” supervisiona todas as atividades na Casa Branca e lida com todo o tipo de funções, desde a grande equipe de empregados, cozinheiras, floristas e eletricistas até tarefas fiscais, administrativas e pessoais.

Este trabalho inclui ainda a orientação sobre a mobília, arte e decoração da residência oficial do presidente dos EUA e tem, normalmente, uma longa durabilidade. Desde o início do século XX, houve apenas nove mordomos na Casa Branca.

As demissões repentinas dos funcionários permanentes da Casa Branca são muito raras. O último mordomo demitido deixou o cargo em 1993, quando a administração Clinton descobriu que o empregado tinha ligado para Barbara Bush, a mulher de George H. W. Bush e antiga primeira-dama dos EUA.

Angella Reid, que também trabalhou para a cadeia de hotéis The Ritz-Carlton, começou a trabalhar na Casa Branca em 2011 sob a presidência de Barack Obama. Substituiu o primeiro mordomo afro-americano, Stephen W. Rochon, quando ele foi transferido para o Departamento de Segurança Interna.

“Conhecendo Angella, duvido seriamente que ela tenha feito algo para causar isto. Ela trabalhou durante anos em hotéis e é definitivamente profissional. Mas não se pode agradar a todos”, adiantou o antecessor de Reid.

Até o momento, nem Reid, nem a Casa Branca divulgaram mais informações sobre as razões que levaram à demissão.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …

250 mil mortos por covid no Brasil: o que significa esse número

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa …

Na diplomacia das vacinas, Israel troca imunizante por reconhecimento de Jerusalém como capital

No combate à Covid-19, Israel é exemplo mundial. A metade da população do Estado hebreu já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus e um terço está completamente imunizada, com as …

"Subestimar Rússia de Putin é sempre um erro", diz indicado de Biden para chefiar CIA

Nesta quarta-feira (24), William Burns, o indicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o cargo de diretor da CIA, disse que subestimar a Rússia é sempre um erro e acusou a China de …

Chinês é condenado a pagar indemnização à ex-mulher por trabalho doméstico

Um tribunal na China ordenou um homem a pagar compensações a sua ex-esposa pelo trabalho doméstico realizados por ela durante os cinco anos em que estiveram casados, segundo divulgou a imprensa chinesa nesta quarta-feira (24/02). O …

Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa. Depois de uma série …

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …