Trump demite primeira mulher no cargo de mordomo da Casa Branca

O presidente dos EUA, Donald Trump, despediu Angella Reid do cargo de mordomo que desempenhava na Casa Branca desde 2011, sob a presidência de Barack Obama.

Segundo o Washington Post, Angella não só foi a primeira mulher a desempenhar esta função, como foi a segunda pessoa afroamericana no cargo.

“Deixamos Angella em bons termos e desejo a ela o melhor e, certamente, esperança para coisas grandes para o seu futuro. No entanto, não é incomum ter uma transição de funcionários quando uma nova administração entra. Não é nada mais do que isso”, afirmou Sarah Huckabee Sanders, secretária de imprensa da Casa Branca.

Apesar do título incomum, o “mordomo” supervisiona todas as atividades na Casa Branca e lida com todo o tipo de funções, desde a grande equipe de empregados, cozinheiras, floristas e eletricistas até tarefas fiscais, administrativas e pessoais.

Este trabalho inclui ainda a orientação sobre a mobília, arte e decoração da residência oficial do presidente dos EUA e tem, normalmente, uma longa durabilidade. Desde o início do século XX, houve apenas nove mordomos na Casa Branca.

As demissões repentinas dos funcionários permanentes da Casa Branca são muito raras. O último mordomo demitido deixou o cargo em 1993, quando a administração Clinton descobriu que o empregado tinha ligado para Barbara Bush, a mulher de George H. W. Bush e antiga primeira-dama dos EUA.

Angella Reid, que também trabalhou para a cadeia de hotéis The Ritz-Carlton, começou a trabalhar na Casa Branca em 2011 sob a presidência de Barack Obama. Substituiu o primeiro mordomo afro-americano, Stephen W. Rochon, quando ele foi transferido para o Departamento de Segurança Interna.

“Conhecendo Angella, duvido seriamente que ela tenha feito algo para causar isto. Ela trabalhou durante anos em hotéis e é definitivamente profissional. Mas não se pode agradar a todos”, adiantou o antecessor de Reid.

Até o momento, nem Reid, nem a Casa Branca divulgaram mais informações sobre as razões que levaram à demissão.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos descobrem atividade em objeto planetário distante do Sistema Solar

Uma equipe de astrônomos anunciou sua descoberta da atividade de Centaur 2014 OG392, um objeto planetário observado pela primeira vez em 2014. Centauros são planetas menores que os astrônomos pensam que se originaram no Cinturão de …

Com Google acusado de monopólio, Apple estaria agilizando seu próprio buscador

No mês de agosto, o Canaltech noticiou que a Apple poderia estar trabalhando em seu próprio motor de busca para não ter mais que utilizar os recursos do Google. Agora, novas informações divulgadas pelo jornal Financial …

Ataque com faca deixa três mortos em Nice, na França

Mulher é decapitada dentro de igreja e mais duas pessoas são mortas com golpes de faca. Segundo prefeito, agressor teria repetido "Allah Akbar". Atentado ocorre em meio a tensões devido a caricaturas do profeta Maomé. Ao …

Trabalhador encontra carta secreta de 1941 escondida em teto de igreja

A igreja de Saint James, na Antuérpia, é um dos locais históricos mais importantes da cidade belga. Há séculos, ela costuma ser uma das paradas para peregrinos que vão até Santiago de Compostela visitar o …

É possível que o Covid-19 esteja envelhecendo o cérebro de pacientes em 10 anos

Além de poder prejudicar o seu coração o Covid-19 pode afetar o seu cérebro. Os efeitos cognitivos do coronavírus podem durar meses em certos casos, de acordo com os pesquisadores. Pessoas se recuperando do COVID-19 podem …

Nokia é a marca de Android mais durável e segura, aponta pesquisa

A Counterpoint Research divulgou um novo relatório sobre o índice de confiabilidade das fabricantes de smartphones e destacou o desempenho da HMD/Nokia, que liderou o ranking pelo segundo ano. Em resumo, a empresa foi a …

Rejeição à França aumenta no mundo islâmico

Após governo Macron sair em defesa do secularismo e iniciar ofensiva contra o islã radical, líderes como o presidente turco Erdogan passam a insuflar suas populações como forma de distração de problemas internos. Na esteira do …

Meteoro explode no céu e causa tremor em cidades da Bahia

Um meteoro brilhou nos céus de algumas cidades da Bahia nesta segunda-feira (26). O bólido (nome que recebem os meteoros que explodem na atmosfera terrestre tornando-se extremamente brilhantes), foi detectado e registrado por câmeras de …

O salmão consumido no Brasil está acabando com a costa chilena

Comer em um rodízio de japonês pode soar como uma ótima ideia para quem gosta das iguarias orientais. O que muita gente não sabe é que o salmão comprado como matéria prima em restaurantes do …

Motor nuclear projetado para NASA poderá transportar humanos para Marte em apenas 3 meses

A NASA tem como meta enviar a primeira tripulação humana para Marte em 2030, e certa inovação poderá fazer a jornada de mais de 64 milhões de quilômetros em apenas três meses, em vez de …