Diretor de comunicação da Casa Branca é demitido 10 dias depois de ter sido nomeado

worldeconomicforum / Flickr

Anthony Scaramucci

Nomeado há dez dias como diretor de comunicação da Casa Branca e com grandes poderes, Anthony Scaramucci deixou nesta segunda-feira (31) o cargo, informam vários veículos de imprensa americanos.

Apesar de muito curto, o período de Scaramucci no posto foi marcado por polêmicas declarações e sua agressiva guerra contra vazamentos de assuntos internos do governo.

Anthony Scaramucci deixará seu papel como diretor de comunicação da Casa Branca. Scaramucci acredita que o melhor é dar a oportunidade ao novo chefe de gabinete de começar de novo e construir sua própria equipe. Desejamos a ele o melhor”, disse em comunicado a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

Segundo o New York Times, que cita três pessoas próximas do caso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu afastar Scaramucci seguindo o conselho de John Kelly, que assumiu o cargo de novo chefe de gabinete.

Kelly considera que Scaramucci não era suficientemente disciplinado e tinha perdido credibilidade, conforme noticiou a rede de televisão CNN.

A nomeação de Scaramucci, um executivo de Wall Street sem experiência em estratégias de comunicação, já provocou a demissão do então porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer.

Alguns tinham atribuído também às pressões de Scaramucci a decisão de Trump de substituir seu chefe de gabinete, que até a última sexta-feira era Reince Priebus, um veterano do Comitê Nacional Republicano (RNC) que tinha uma forte inimizade com o até agora diretor de comunicação.

Scaramucci nunca escondeu a inimizade com Priebus, que remontava à campanha eleitoral, e na semana passada saiu à luz uma série de agressivos insultos que tinha feito contra ele e contra o estrategista chefe de Trump, Steve Bannon, durante uma conversa por telefone com um jornalista.

Após a revelação desses insultos, Scaramucci admitiu no Twitter que “às vezes” usava uma “linguagem colorida”, e que moderaria o tom a partir de então.

Scaramucci também declarou guerra aos constantes vazamentos à imprensa sobre intrigas na ala oeste da Casa Branca, e afirmou ter “uma ideia muito clara” de quem eram os responsáveis, entre os quais citou Priebus.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Enorme monolito misterioso descoberto no deserto de Utah

Uma ocorrência totalmente comum. Você está em um helicóptero sobrevoando uma região remota do sul de Utah contanto cabras e bodes selvagens, quando de repente avista um monolito inexplicável saindo do solo. A KSL TV, relatou …

Funcionário de funerária é demitido após tirar selfie com corpo de Maradona

Foi demitido o funcionário da funerária responsável pelo velório do ex-jogador Diego Armando Maradona que tirou uma foto ao lado do caixão com o corpo do astro, enterrado nesta quinta-feira, dia 26, na Grande Buenos …

Museu de Londres reunirá relatos de sonhos de britânicos na pandemia

Projeto visa documentar mudanças no sono causadas pelo confinamento e pela crise gerada com a covid-19, além de coletar narrativas sobre o período para gerações futuras. Mudanças no sono aparentemente têm sido comuns durante a pandemia …

'O Gambito da Rainha': série da Netflix ignora sexismo no xadrez, diz ex-campeã

Existem várias cenas comoventes em O Gambito da Rainha, a série da Netflix que conta a história fictícia de Beth Harman, uma jovem prodígio do xadrez da década de 1960. Em uma delas, um jogador experiente …

Detectada "partícula fantasma" no Sol que confirma teoria da década de 1930

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu, pela primeira vez, detectar diretamente a presença do ciclo carbono-nitrogênio-oxigênio (CNO) na fusão nuclear do Sol. Este ciclo representa uma das reações de fusão pelas quais as estrelas convertem hidrogênio …

Musk acertou? Tesla se aproxima dos US$ 500 bilhões de valor de mercado

Nesta segunda-feira (23), a Tesla atingiu o valor de mercado de US$ 498 bilhões. E isso em um momento em que não se sabe se a empresa vai conseguir atingir a sua meta de entregar …

Papai Noel é considerado 'trabalhador essencial' na Irlanda

Na mesma semana em que novas restrições de viagem foram colocadas em prática no Reino Unido e na Irlanda diante dos estragos causados pela segunda onda da pandemia de covid-19 na Europa, a Irlanda fez …

Especialistas da ONU advertem sobre viés racista em algoritmos

Os países devem fazer mais para combater o racismo, principalmente nos algoritmos de inteligência artificial utilizados para reconhecimento facial e controles policiais. Essas ferramentas podem reforçar discriminações, alertam especialistas da ONU. Segundo a especialista jamaicana …

Estudo de dentes de megalodonte revela segredos do tubarão de 18 metros

Especialistas em tubarões revelaram mais informações sobre um dos maiores predadores dos mares – o megalodonte. Nova pesquisa de dentes fossilizados da espécie Odotus megalodons, chamada também de megalodonte, sugere que os tubarões fêmeas desta espécie …

Escritor é alvo de censura e terá conta no Twitter suspensa por críticas contra Igreja Universal

O escritor J. P. Cuenca foi censurado por uma decisão judicial e terá sua conta do Twitter suspensa após o juiz da comarca de Campos dos Goytacazes (RJ), Ralph Machado Manhães Junior, acatar um pedido …