Uma salada verde por dia retarda o envelhecimento cerebral 11 anos

É natural que haja um declínio cognitivo com a idade. Isto significa que o cérebro também envelhece. No entanto, o declínio pode ser contornado, sugere um novo estudo.

O estudo realizado por cientistas do Centro Médico da Universidade Rush, em Chicago (EUA) e publicado no dia 20 de dezembro da revista Neurology, descobriu que comer uma porção de salada de folhas verdes por dia pode ajudar a preservar a memória e as habilidades de pensamento à medida que ficamos mais velhos.

O estudo utilizou voluntários que já tinham participado no projeto Memory and Aging, que começou em 1997 entre os residentes de comunidades de reformados da área de Chicago.

Um “questionário de frequência alimentar” foi acrescentado de 2004 a fevereiro de 2013, que foi completado por 1.068 participantes. Destes, 960 fizeram pelo menos duas avaliações cognitivas para analisar mudanças.

A pesquisa envolveu essas 960 pessoas, que no início do estudo tinham uma idade média de 81 anos e não apresentavam demência. Suas habilidades de pensamento e memória foram testadas todos os anos e seguidas por uma média de 4,7 anos.

O questionário de frequência alimentar avaliou, entre outras coisas, quantas vezes e porções os idosos comeram de espinafre, couve, alface e outras folhas verdes.

O estudo dividiu os participantes em cinco grupos com base na frequência com que comiam vegetais de folhas verdes e comparou as avaliações cognitivas daqueles que comiam a maior quantidade (uma média de cerca de 1,3 porção por dia) com as daqueles que comiam a menor (0,1 porção por dia).

No geral, as pontuações dos participantes nos testes de pensamento e memória diminuíram a uma taxa de 0,08 unidades padronizadas por ano.

Em mais de 10 anos de acompanhamento, a taxa de declínio daqueles que comiam mais folhas verdes foi mais lenta em 0,05 unidades padronizadas por ano. A diferença é equivalente a 11 anos a menos de idade.

Os resultados sugerem que as pessoas que comem uma porção de salada verde por dia têm uma taxa de declínio cognitivo mais lenta do que as pessoas que raramente ou nunca comem.

“Adicionar uma porção diária de vegetais de folhas verdes à dieta pode ser uma maneira simples de promover a saúde do cérebro. Continua havendo aumentos acentuados na porcentagem de pessoas com demência, e estratégias efetivas para prevenir a condição são criticamente necessárias”, disse uma das autoras do estudo, a epidemiologista nutricional Martha Clare Morris.

As conclusões permaneceram válidas mesmo depois de os cientistas terem em consideração outros fatores que poderiam afetar a saúde cerebral, como consumo de frutos do mar e de álcool, tabagismo, pressão arterial elevada, obesidade, nível de escolaridade e quantidade de atividades físicas e cognitivas.

“Os resultados do estudo não provam que comer salada verde retarda o envelhecimento cerebral, mas mostra uma associação”, afirmou Morris, acrescentando que outros possíveis motivos para a relação não podem ser excluídos ainda.

Além disso, como o estudo se concentrou em adultos mais velhos, sendo a maioria dos participantes brancos, os resultados podem não se aplicar a adultos mais jovens e a pessoas de outras etnias.

As descobertas precisam ser confirmadas por outros estudos em diferentes populações e por meio de ensaios clínicos randômicos para estabelecer uma relação de causa e efeito.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …