Ministro britânico compara União Europeia à União Soviética

thedcms / Flickr

Jeremy Hunt, o novo ministro dos Negócios Estrangeiros do governo britânico

O ministro inglês do Negócios Estrangeiros, Jeremy Hunt, comparou a União Europeia à União Soviética, acusando a UE de tentar impedir a saída de qualquer membro do bloco, em uma tentativa de punir o Reino Unido.

“Se transformar o clube da UE em uma prisão, o desejo de sair não diminuirá, crescerá”, atirou Jeremy Hunt em discurso proferido no domingo (30) durante o Congresso do Partido conservador, que decorreu na cidade inglesa de Birmingham.

Durante o discurso, o chefe da diplomacia britânica relembrou uma visita à Letônia e o papel que o Reino Unido e outros países tiveram na transição do domínio soviético para uma democracia moderna e uma economia de mercado.

“O que aconteceu à confiança e aos ideais do sonho europeu?”, questionou. “A União Europeia foi criada para proteger a liberdade. Foi a União Soviética que impediu a saída das pessoas”, acrescentou o ministro inglês.

Perante as comparações, vários embaixadores de países da União Europeia em Londres e antigos diplomatas britânicos vieram criticar publicamente Jeremy Hunt.

Chuva de críticas

O comissário lituano Vytenis Andriukaitis recorreu ao Twitter para se pronunciar sobre o assunto, dizendo ao político conservador britânico que lhe explicará com todo o gosto “as principais diferenças entre a UE e a URSS”.

“Nasci em um gulag soviético e fui encarcerado pelo KGB algumas vezes na vida. Será com todo o prazer que lhe explicarei as principais diferenças entre a UE e a URSS. E também porque fugimos da URSS. Quando quiser”, escreveu Andriukaitis.

Em declarações ao The Guardian, a embaixadora letã no Reino Unido, Baiba Braže, disse que a comparação é errada, uma vez que os soviéticos “mataram, deportaram, exilaram e prenderam centenas de milhares de moradores da Letônia depois da ocupação ilegal em 1940 e arruinaram as vidas de três gerações”.

Em contrapartida, explicou, “a UE trouxe prosperidade, igualdade, crescimento e respeito”.

Tiina Intelmann, sua homóloga estoniana, escreveu no Twitter que “a União Europeia e a União Soviética não [são] comparáveis”. “O regime soviético foi brutal, eu vivi sob ele, a comparação é insultuosa”, acrescentou.

O embaixador sueco, Torbjörn Sohlström, escreveu também que “esperar respeito nas negociações do Brexit é correto, comparar a União Europeia com a União Soviética não é”.

A comparação de Hunt mereceu igualmente a reprovação de antigos diplomatas britânicos, nota o semanário Expresso. Peter Ricketts, que liderou o Ministério dos Negócios Estrangeiros entre 2006 e 2010, disse que a única punição que o Reino Unido sofrerá pelo Brexit será “autoinfligida”.

“Esse lixo é indigno de um ministro britânico dos Negócios Estrangeiros”, disse Ricketts, citado pela BBC, acrescentando: “A União Europeia não é uma prisão de estilo soviético. Sua ordem legal trouxe paz e prosperidade após um século de guerra.”

Já seu sucessor, Simon Fraser, afirmou que foi uma “chocante falha de julgamento”.

Apenas o líder do Partido de Independência do Reino Unido (UKIP), Nigel Farage, pareceu ficar satisfeito com a comparação, dizendo que Hunt estava usando sua “linguagem”.

Hunt deve “abrir um livro de História”

Frente às declarações do ministro britânico, o porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, aconselhou Jeremy Hunt a “abrir um livro de História de vez em quando”.

“Diria, com muito respeito, que é importante, em particular quando se é ministro dos Negócios Estrangeiros, abrir um livro de História de vez em quando“, afirmou o porta-voz grego, na coletiva de imprensa diária da Comissão Europeia (CE).

Questionado sobre se recomenda algum livro em particular, Margaritis Schinas respondeu que não, mas acrescentou que “há muita literatura que aborda esse período negro da história europeia”.

Jeremy Hunt, antigo ministro da Saúde do reino Unido, sucedeu a Boris Johnson no cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros em julho deste ano.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …