Vacina contra câncer de mama tem sucesso em camundongos

Uma vacina contra o câncer de mama, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Stanford, teve testes bem sucedidos em camundongos com a utilização de células-trono.

Uma nova vacina desenvolvida com células-tronco  “ensinou” o sistema imunológico de camundongos a combater o câncer.  Segundo o Daily Mail, a “vacina” além de estimular a imunidade, reduziu os tumores na maioria dos camundongos. Dois deles se curaram do câncer.

As células estaminais compartilham semelhanças com o câncer. E foi por isso que os pesquisadores as utilizaram delas para ensinar os corpos dos camundongos a reconhecer e combater a doença.

Os cientistas dizem que seu novo método promete imunizar preventivamente humanos contra seus próprios cânceres. O câncer ocorre quando as células começam a se multiplicar e a crescer fora de controle.

Descoberta

Os cientistas descobriram que, à medida que as células saudáveis sofrem essa mudança, elas retornam a um estado muito semelhante aos seus estágios iniciais de desenvolvimento.

Para testar sua teoria, eles usaram células de sangue e pele fáceis de extrair de camundongos para criar células de haste pluripotente induzidas (iPS), dando-lhes uma espécie de banho genético que rebobinava seus relógios de desenvolvimento.

Os pesquisadores testaram a ideia de inoculação em quatro grupos de ratos. Um conjunto obteve uma injeção de placebo, outro obteve apenas a vacina de iPS especialmente preparada “feita a partir de suas próprias células, um grupo recebeu apenas um reforço de imunidade e o grupo obteve uma combinação da vacina e do reforço.

Uma vez que os ratos foram inoculados, os autores do estudo transplantaram células de câncer de mama e esperaram para ver se as células iPS ensinavam seus corpos a lutar.

Resultados

A vacinação do iPS reduziu os tumores em sete dos 10 que receberam o tratamento. O tratamento foi tão eficaz que os sistemas imunológicos de dois ratos rejeitaram completamente os tumores que começaram a crescer.

Esses dois continuaram a viver de forma saudável durante mais um ano – uma vida plena, considerando que os ratos sobrevivem de dois a três anos em laboratórios.

Os tumores reduzidos e as taxas de sobrevivência melhoradas significaram que a introdução das células iPS ensinou células T que causam câncer a matar as células defeituosas e doentes.

“Quando imunizamos um animal com células iPS geneticamente correspondentes, o sistema imunológico fica preparado para rejeitar o desenvolvimento de tumores no futuro”, disse o professor de cardiologia e radiologia, o Dr. Joseph Wu, que participou do estudo.

“Uma vez ativado, o sistema imunológico está alerta para atingir os cânceres à medida que eles se desenvolvem em todo o corpo”, disse o autor principal do estudo, Dr. Nigel Kooreman.

Futuro

“Nossas descobertas indicam que essas células podem se tornar uma vacina contra câncer específica para o paciente”, acrescentou.

Como cada rato foi injetado com uma vacina feita a partir de células próprias, geneticamente idênticas, havia muito pouco risco de que o sistema imune atacasse as células iPS, antes de ter uma chance de aprender a matar o câncer.

Reprogramar o sistema imunológico para parar o desenvolvimento de tumores pode salvar inúmeras vidas, além de poupar muitos do tratamento extenuante e debilitante”, disse Jane Murphy, uma especialista em enfermagem clínica da Breast Cancer Care no Reino Unido. Isso oferece menos riscos e melhor eficácia para os pacientes.

“Embora ainda haja muita pesquisa, o conceito em si é bastante simples”, disse Wu. “Nós levamos seu sangue, criamos células iPS e depois injetaremos as células para prevenir futuros cânceres. Estou muito entusiasmado com as possibilidades do futuro “, acrescentou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …