Tratamento pioneiro curou câncer de mama em doente terminal

Os médicos deram apenas alguns meses de vida a Judy Perkins, depois de todos os tratamentos contra o câncer de mama que sofria terem fracassado. Passados dois anos, a norte-americana continua viva, graças a um tratamento inovador que usou suas próprias células para atacar o câncer.

Judy Perkins, uma engenheira de 52 anos com dois filhos, está livre de câncer há dois anos e fala em uma “cura milagrosa”, em declarações citadas pelo The Telegraph.

Mas os médicos esclarecem que o que está em causa é um método inovador de imunoterapia, conhecido como “transferência de células adotivas”.

A técnica passa, essencialmente, por usar as próprias células imunes dos doentes para ativar as chamadas células T, que ajudam a proteger o corpo de infecções, para introduzir anticorpos contra o câncer no organismo.

A engenheira natural da Flórida, nos EUA, tinha feito uma mastectomia em 2003, quando o câncer apareceu pela primeira vez. Dez anos depois, a doença voltou e “se espalhou de forma agressiva”, como relata o jornal britânico, constatando que as células cancerígenas se estenderam até o fígado, com tumores do tamanho de “punhos”.

Após ter experimentado sete tipos diferentes de quimioterapia, sem resultados positivos, os médicos lhe deram apenas alguns meses de vida. Mas o recurso à técnica experimental de “transferência de células adotivas” permitiu eliminar o câncer.

“A paciente chegou até nós em uma situação desesperada, com todos os tratamentos tendo fracassado”, relata ao jornal um dos médicos que acompanhou o caso, Steven Rosenberg, do Instituto Nacional de Câncer dos EUA.

Os cientistas da unidade de pesquisa retiraram um dos tumores do corpo de Judy, para determinarem quais células T que conseguiam reconhecer as células cancerígenas. Depois, ao longo de oito semanas, cultivaram essas células T selecionadas em laboratório, como explicam no artigo científico publicado na Nature Medicine.

Depois daquele período de “cultivo”, em que as células se multiplicaram, os cientistas as injetaram de novo no corpo de Judy, para “recarregar seu sistema imunológico contra o câncer”, explica o Telegraph.

“Isto é usar as próprias células de um paciente para atacar seu próprio câncer”, nota Rosenberg, evidenciando que esse é “o ponto mais importante” do caso.

A técnica já tinha surtido efeito em alguns casos de cânceres no intestino, no fígado e no colo do útero, mas nunca em situações de câncer de mama, especialmente em uma fase tão avançada.

Agora, os cientistas esperam que estes resultados possam abrir uma nova esperança no tratamento contra o câncer.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …