Cientistas descobrem linfócitos que permitem reduzir tamanho de tumores

Pesquisadores da Universidade de Genebra descobriram que alguns linfócitos T com um receptor específico permitem reduzir o tamanho de tumores, informou nesta quinta-feira a instituição acadêmica.

Linfócitos T são células-chave na resposta imunológica e seu papel é identificar células infectadas ou cancerígenas para que possam ser destruídas.

Entender como funcionam e como aproveitá-los para lutar contra o câncer é portanto essencial para desenvolver novos tratamentos imunológicos.

Ao descobrir em alguns deles um receptor que pode ser controlado por um fator de crescimento de tumores, os pesquisadores identificaram um conjunto de células capazes de reduzir o tamanho de tumores.

O professor Patrice Lalive, um neuroimunologista e especialista em esclerose múltipla, descobriu de surpresa em outro estudo que realizava no campo da sua matéria que alguns linfócitos T CD8 citotóxicos, especialmente presentes em inflamações relacionadas a tumores, levam o receptor c-Met.

O C-met é um receptor localizado principalmente em células epiteliais e é vital para o desenvolvimento embrionário e a regeneração de tecidos.

Seu receptor HGF é um fator de crescimento celular que pode converter-se em oncogênico se houver uma ativação anormal do c-Met, que é o que faz o HGF ser detectado tantas vezes em tumores metastáticos, explicou a Universidade de Genebra.

Os cientistas examinaram em seguida se as células que expressam o receptor poderiam ter um efeito e determinaram que em uma situação patológica os linfócitos relevantes conseguiram reduzir o tamanho de tumores.

“Ao estimular e depois injetar estes linfócitos que levam o receptor em questão em ratos doentes conseguimos reduzir o tamanho de tumores”, explicou Lalive em comunicado.

Ao contrário, se o receptor for regulado o tumor volta com maior intensidade, acrescentou.

Os pesquisadores determinaram também que a ação contra o tumor de linfócitos CD8 com o c-Met é mais eficaz que a dos linfócitos que não levam este receptor, mas assinalaram que são minoritários.

Já existem tratamentos baseados em bloquear a ativação do c-Met em células cancerígenas, mas ao identificar o receptor em alguns linfócitos CD8 “podemos projetar novas vias ao estimular estes linfócitos equipados com receptores c-Met”, explicou o professor Dietrich, que participou do trabalho.

Os cientistas têm agora que demonstrar que esta descoberta existe em outros tipos de câncer e confirmar a sua presença em células humanas.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Polícia libera filho do chefe do narcotráfico El Chapo depois de emboscada

Alvos de uma violenta represália dos narcotraficantes, os policiais mexicanos foram obrigados a soltar Ovidio Guzmán López, um dos filhos do célebre El Chapo, do cartel de Sinaloa, pouco depois de prendê-lo, nesta quinta-feira (17) …

Pesquisa identifica quais as preferências musicais em cada região do Brasil

Ainda que a cultura brasileira tenha o hábito de importar, no bom e no mal sentido, tudo que pode de países estrangeiros – em especial dos EUA e alguns países da Europa – na hora …

Estudo descobre que humanos têm capacidade de regeneração como a salamandra

Infelizmente, seres humanos não podem se dar ao luxo de perder nenhum pedacinho do corpo, porque todos são insubstituíveis. Ou talvez não. Um estudo da Universidade Duke (EUA) descobriu que somos muito melhores em regenerar cartilagem …

Polícia da Holanda encontra família que diz ter passado 9 anos fechada em quarto secreto ‘esperando o fim do mundo’

Uma família de seis pessoas que passou nove anos em uma fazenda "esperando o fim do mundo" foi descoberta pela polícia na Holanda, depois que um deles apareceu em um bar da região de Ruinerworld. Um …

Ter um cachorro pode te ajudar a viver mais, aponta estudo

Nos últimos anos diversas pesquisas apontaram as vantagens de se ter um cachorro em casa. Nossos fiéis amigos de quatro patas são muito mais do que companheiros, mas podem nos ajudar a viver mais. É …

Desde 1970 a NASA sabe que existe vida em Marte, diz ex-engenheiro da agência

Em um artigo publicado na terça-feira (15) na revista Scientific American, Gilbert Levin, um ex-engenheiro da NASA que trabalhou nas missões Viking, faz uma afirmação polêmica: a de que, desde a década de 1970, a …

Brexit: União Europeia e Reino Unido anunciam um acordo em Bruxelas

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou na manhã desta quinta-feira (17) que encontrou um "excelente novo acordo" para o Brexit com a União Europeia, a poucas horas da cúpula da UE para selar a saída …

Câmara dos EUA condena retirada militar do norte da Síria

Por 354 votos a 60, deputados rejeitaram decisão de Trump de abandonar forças curdas que lutavam ao lado dos EUA. Resolução contou com apoio de mais da metade da bancada republicana. A Câmara de Representantes dos …

Vacina contra o câncer de mama pode estar disponível em 8 anos, diz a Clínica Mayo

Pesquisadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o câncer ovário e de mama que poderia estar disponível dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a …

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …