Segundo fontes locais iraquianas, os jihadistas já nomearam o sucessor do falecido líder do grupo terrorista Al Baghdadi. Depois da vitória iraquiana e da libertação de Mossul, o Estado Islâmico (EI) confirmou nesta terça-feira (11) oficialmente a morte do líder Abu Bakr Al Baghdadi.
As televisões locais informam também que o grupo já nomeou o sucessor do terrorista. “O Estado Islâmico publicou uma breve declaração em distintos meios de comunicação do distrito de Tal Afar, a oeste de Mossul, na qual confirma a morte do líder Al Baghdadi, sem precisar mais detalhes”, assinalou a fonte.
Os jihadistas incentivaram seus membros a continuar com a luta para manter a estabilidade da fortaleza do Estado Islâmico. A mesma fonte acrescentou ainda que “o anúncio já se esperava desde que há dois dias o grupo terrorista levantou a proibição de se falar publicamente sobre a morte de Baghdadi”.
Esta não é a primeira vez que a mídia informa da suposta morte de Al Baghdadi, no entanto, a agência de notícias Amaq, com ligações ao EI não se pronunciou.
No dia 16 de junho, os meios de comunicação russos informaram que o Ministério de Defesa russo investigava informação recebida sobre o suposto falecimento do líder do Estado Islâmico, que teria acontecido depois de um ataque da Força Aérea Russa perto de Raqa.
O líder do grupo extremista teria morrido em 28 de maio enquanto estava em uma reunião na zona sul da cidade síria. Entretanto, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos também confirmou a morte do líder do Estado Islâmico.
// ZAP