Segundo dados do estudo publicado em março nos Scientific Reports, pelo menos 45% da população mundial tem esse vírus comum que reduz a inteligência.
Cientistas da Universidade Carolina, em Praga, na República Tcheca, sustentam que um vírus comum da família Herpesviridae, ou seja da família da Herpes, denominado cytomegalovirus, pode diminuir a inteligência humana, de acordo com o que os cientistas explicam no estudo, publicado no fim de março nos Scientific Reports.
Os especialistas tchecos estudaram o Quociente de Inteligência (QI) de 148 estudantes afetados pelo vírus e de 135 saudáveis, comparando depois o resultado, de acordo com os dados divulgados pela RT.
Para identificar os infectados, os cientistas recolheram amostras de sangue e examinaram a quantidade de anticorpos nos seus organismos.
Na experiência, também incluíram os chamados falsos negativos, que têm um nível mínimo de anticorpos devido à presença de uma infecção crônica que, com o tempo, afetou o número de anticorpos de tal forma que essas pessoas parecem saudáveis.
Os resultados da pesquisa revelaram que as pessoas infectadas, incluindo os falsos negativos, têm em média um nível de inteligência inferior aos que não têm o vírus no sistema imunológico.
De acordo com os dados do estudo, pelo menos 45% da população mundial tem esse vírus. Para as pessoas com um sistema imunológico normal, o vírus tem um carácter latente e não mostra sintomas visíveis. No entanto, o vírus pode causar complicações em pessoas imunossuprimidas
Ciberia // ZAP