Uma equipe de cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, descobriu que as viagens de avião podem agir como uma “vacina natural”, podendo proteger a Humanidade de uma grande pandemia.
De acordo com os pesquisadores, citados pelo Daily Mail, esse tipo de viagem aérea espalha constantemente pequenas doenças fracas e não fatais por todo o mundo, aumentando a resistência do sistema imunológico de milhões de pessoas a várias bactérias e vírus oriundas de várias partes do globo.
Por isso, a equipe liderada por Robin Thompson deduziu que, caso uma doença se torne potencialmente mortal, boa parte da Humanidade já teria proteção imunológica contra essa patologia. Os resultados da pesquisa foram divulgados esta semana no arquivo BioRxiv.
Para esses especialistas, a descoberta é comparável ao efeito de uma vacina, uma vez que, de certa forma, viajar introduz no sistema imunológico das pessoas pequenos vestígios de doenças, formando assim uma proteção contra elas.
Vários especialistas concordam que o mundo pode enfrentar uma pandemia mundial no futuro. Um surto fatal desse tipo poderia matar 900 milhões de pessoas em todo o mundo, nota ainda o Daily Mail.
O especialista Eric Toner, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos afirmou: “Eu sei [que uma pandemia] vai acontecer, só não sei é quando”.
Ciberia // ZAP