Vírus encontrado em porcos consegue infectar células humanas

thornypup / Flickr

Um vírus descoberto recentemente em porcos é capaz de se infiltrar em células humanas e de outros animais (criadas em laboratório), tornando-o uma preocupação em relação a possíveis epidemias.

Cientistas da Universidade do estado norte-americano de Ohio e da Universidade holandesa de Utrecht são os primeiros a estudar a transmissão do deltacoronavírus porcino.

O vírus foi identificado em porcos na China, em 2012, mas só foi associado a doença quando vários animais jovens nos Estados Unidos foram acometidos de diarreia aguda e vômitos.

A doença, que pode ser fatal, não foi comunicada em nenhum ser humano, mas a possibilidade preocupa os cientistas, refere um comunicado da Universidade de Ohio divulgado na segunda-feira (14).

O novo vírus preocupa sobretudo veterinários e especialistas em saúde pública porque é semelhante a outros vírus potencialmente fatais. A propagação entre espécies depende da capacidade de o vírus se ligar a receptores nas células do animal.

“Um receptor é como uma fechadura. Se o vírus conseguir abri-la, pode entrar na célula e infectá-la”, afirmou o principal pesquisador do estudo, Scott Kenney.

Já se sabe que outros coronavírus podem usar esses receptores celulares que se encontram nos tratos digestivos e respiratórios de várias espécies animais diferentes.

Embora o único contágio só tenha acontecido em laboratório, o vírus tem a capacidade de se infiltrar em células humanas, gatos e galinhas. “Isso não prova que esse vírus consiga infectar e provocar doenças nas outras espécies, mas isso é o que queremos saber, obviamente”, acrescentou Scott Kenney.

O próximo passo da pesquisa será estudar os anticorpos no sangue que possam indicar a presença de uma infecção pelo vírus.

Os resultados foram publicados nos Proceedings of the National Academy of Sciences dos EUA, na segunda-feira (14).

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Restaurante alemão proíbe entrada de crianças

Chamado "cozinha da vovó" em alemão, estabelecimento barra menores de 14 anos após 17h. Proprietário diz querer proporcionar um "oásis de paz" a seus clientes. Um restaurante no balneário de Binz, na ilha alemã de Rügen, …

Sobe número de mortos com queda de ponte em Gênova

Com a morte do motorista romeno de 36 anos Marian Rosca, subiu para 43 o número de mortos após o desabamento de um viaduto na cidade de Gênova, na Itália. Dos nove feridos que estavam …

Identificadas as galáxias mais antigas do Universo (no quintal da Via Láctea)

Astrônomos identificaram algumas das galáxias mais antigas do Universo em órbita da Via Láctea. Encontrar estas entidades cósmicas é como encontrar os restos dos primeiros humanos que habitaram a Terra. Segundo os autores do estudo, publicado …

Sul da Índia "se afoga" nas piores inundações em um século

O estado indiano de Kerala vive há dez dias as piores inundações em um século por causa das torrenciais chuvas de monção, que já deixaram cerca de 200 mortos e mais de 220 mil evacuados …

200 mil bombas de Hiroshima: o poder do supervulcão de Santorini

Um novo estudo, realizado com base em análises de anéis de árvores, pode definir com mais precisão o momento em que o supervulcão de Santorini, na Grécia, entrou em erupção. A nova pesquisa ajudou a …

Matemáticos do MIT resolvem um velho mistério sobre o espaguete

Partir um palito de espaguete seco em somente dois pedaços é uma missão praticamente impossível. Ou era, até que matemáticos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, conseguiram descobrir um truque que permite …

Colapso de ponte em Gênova: sobe para 41 o número de mortos

O número de vítimas da desmoronamento de uma pontos na cidade de Gênova, no noroeste da Itália, subiu para 41, depois que as equipes de bombeiros encontraram entre os blocos de concreto um veículo com …

Morre o ex-secretário-geral da ONU e Nobel da Paz Kofi Annan

Morreu neste sábado (18) o ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e vencedor do prêmio Nobel da Paz, o ganês Kofi Annan, de 80 anos. A informação foi confirmada pela família. Não foram divulgados …

Dos 27,4 mil registros de candidaturas, 8,4 mil são de mulheres

As candidaturas femininas nas eleições de outubro chegam a 30,7%, o equivalente a 8.435, do total de 27.485 pedidos de registros encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Centro-Oeste é a região com maior percentual …

"Multa do bem" diminui casos de atropelamento no trânsito

Elogiar motoristas que dão preferência aos pedestres no trânsito é uma maneira simples de evitar atropelamentos. Afinal, quem não gosta de ser elogiado quando faz a coisa certa? Qualquer pessoa gosta, e a psicologia tem …