Vírus encontrado em porcos consegue infectar células humanas

thornypup / Flickr

Um vírus descoberto recentemente em porcos é capaz de se infiltrar em células humanas e de outros animais (criadas em laboratório), tornando-o uma preocupação em relação a possíveis epidemias.

Cientistas da Universidade do estado norte-americano de Ohio e da Universidade holandesa de Utrecht são os primeiros a estudar a transmissão do deltacoronavírus porcino.

O vírus foi identificado em porcos na China, em 2012, mas só foi associado a doença quando vários animais jovens nos Estados Unidos foram acometidos de diarreia aguda e vômitos.

A doença, que pode ser fatal, não foi comunicada em nenhum ser humano, mas a possibilidade preocupa os cientistas, refere um comunicado da Universidade de Ohio divulgado na segunda-feira (14).

O novo vírus preocupa sobretudo veterinários e especialistas em saúde pública porque é semelhante a outros vírus potencialmente fatais. A propagação entre espécies depende da capacidade de o vírus se ligar a receptores nas células do animal.

“Um receptor é como uma fechadura. Se o vírus conseguir abri-la, pode entrar na célula e infectá-la”, afirmou o principal pesquisador do estudo, Scott Kenney.

Já se sabe que outros coronavírus podem usar esses receptores celulares que se encontram nos tratos digestivos e respiratórios de várias espécies animais diferentes.

Embora o único contágio só tenha acontecido em laboratório, o vírus tem a capacidade de se infiltrar em células humanas, gatos e galinhas. “Isso não prova que esse vírus consiga infectar e provocar doenças nas outras espécies, mas isso é o que queremos saber, obviamente”, acrescentou Scott Kenney.

O próximo passo da pesquisa será estudar os anticorpos no sangue que possam indicar a presença de uma infecção pelo vírus.

Os resultados foram publicados nos Proceedings of the National Academy of Sciences dos EUA, na segunda-feira (14).

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas descobrem do que são feitos os exoplanetas semelhantes à Terra

Cientistas da Universidade de Zurique analisaram a composição e estrutura de exoplanetas distantes usando ferramentas estatísticas. A análise indica se um planeta é parecido com a Terra, se é composto por rocha pura ou um …

Caso de jornalista desaparecido mexe com a economia da Arábia Saudita

O desaparecimento sem explicações do jornalista Jamal Khashoggi, crítico do governo da Arábia Saudita, está se transformando em pesadelo para a economia do país. A monarquia saudita afirmou no domingo (14) que responderia com fortes represálias …

Encontrado o registro mais antigo sobre Jerusalém

Especialistas da Autoridade de Arqueologia de Israel (AAI) encontraram uma pedra com uma inscrição de 2 mil anos de idade na qual se lê "Jerusalém" em hebraico. Encontrada em uma escavação embaixo do Centro de Convenções …

Médicos escoceses estão receitando (literalmente) natureza aos pacientes

Médicos escoceses começaram a receitar natureza aos pacientes. Caminhadas, observação de pássaros ou passeios na praia são os “medicamentos” prescritos para ajudar a tratar doenças crônicas e debilitantes. Saia de casa e desfrute da companhia de uma nuvem. …

Mecânico dispara míssil sem querer e destrói um F-16

Um mecânico disparou, supostamente de forma acidental, um míssil de um F-16 que acabou atingindo outro avião que ficou totalmente destruído. Um acidente que aconteceu na base aérea de Florennes, no sul da Bélgica, com …

Príncipe Harry e Meghan Markle vão ser pais

O príncipe Harry e a duquesa de Sussex, Megan Markle, estão à espera do primeiro filho. O bebê deverá nascer na primavera de 2019 (outono no Brasil), anunciou nesta segunda-feira (15) o Palácio de Kensington, …

Catalunha: Parlamento aprova resolução que pede fim da monarquia

Segundo o Diário de Notícias, o primeiro-ministro espanhol já anunciou medidas legais contra a resolução aprovada na Catalunha. O governo espanhol empreenderá medidas legais contra o Parlamento catalão por considerar “inadmissível” a resolução aprovada pelos deputados …

Derrota histórica dos aliados de Angela Merkel põe em jogo estabilidade do governo alemão

Os aliados conservadores da chanceler Angela Merkel perderam a maioria absoluta no parlamento estadual da Baviera por larga margem na eleição regional que ocorreu neste domingo (14), um resultado que pode causar mais turbulência dentro …

Dia do Professor: Bolsonaro afirma que vai "resgatar o respeito em sala de aula"

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, afirmou nesta segunda-feira (15), Dia do Professor, que pretende valorizar a categoria e resgatar o respeito em sala de aula. Lembrando que é formado em educação física, ele …

Tesla terá uma bebida própria (quando começar a ter lucro)

Carros elétricos, baterias, telhas fotovoltaicas e a Tesla não fica por aqui. Assim que começar a ter lucro, a marca vai começar a produzir uma bebida própria. A Tesla de Elon Musk não só produz automóveis elétricos, alimentados …