Vírus encontrado em porcos consegue infectar células humanas

thornypup / Flickr

Um vírus descoberto recentemente em porcos é capaz de se infiltrar em células humanas e de outros animais (criadas em laboratório), tornando-o uma preocupação em relação a possíveis epidemias.

Cientistas da Universidade do estado norte-americano de Ohio e da Universidade holandesa de Utrecht são os primeiros a estudar a transmissão do deltacoronavírus porcino.

O vírus foi identificado em porcos na China, em 2012, mas só foi associado a doença quando vários animais jovens nos Estados Unidos foram acometidos de diarreia aguda e vômitos.

A doença, que pode ser fatal, não foi comunicada em nenhum ser humano, mas a possibilidade preocupa os cientistas, refere um comunicado da Universidade de Ohio divulgado na segunda-feira (14).

O novo vírus preocupa sobretudo veterinários e especialistas em saúde pública porque é semelhante a outros vírus potencialmente fatais. A propagação entre espécies depende da capacidade de o vírus se ligar a receptores nas células do animal.

“Um receptor é como uma fechadura. Se o vírus conseguir abri-la, pode entrar na célula e infectá-la”, afirmou o principal pesquisador do estudo, Scott Kenney.

Já se sabe que outros coronavírus podem usar esses receptores celulares que se encontram nos tratos digestivos e respiratórios de várias espécies animais diferentes.

Embora o único contágio só tenha acontecido em laboratório, o vírus tem a capacidade de se infiltrar em células humanas, gatos e galinhas. “Isso não prova que esse vírus consiga infectar e provocar doenças nas outras espécies, mas isso é o que queremos saber, obviamente”, acrescentou Scott Kenney.

O próximo passo da pesquisa será estudar os anticorpos no sangue que possam indicar a presença de uma infecção pelo vírus.

Os resultados foram publicados nos Proceedings of the National Academy of Sciences dos EUA, na segunda-feira (14).

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Brasil precisa dobrar investimento por 25 anos para ter infraestrutura de transporte com "mínimo de qualidade"

O brasileiro paga caro por energia elétrica, por uma banda larga de baixa qualidade, tem acesso precário a saneamento e um sistema de transportes insuficiente para conectar um território de dimensões continentais. A deficiência de infraestrutura …

Trump muda de ideia e retoma o “romance” com Kim Jong-un

Donald Trump diz que, afinal, a cúpula com o líder da Coreia do Norte ainda pode acontecer. Depois de ter cancelado abruptamente o encontro com Kim Jong-un, que estava previsto para 12 de junho, o …

Abastecido por balsas, Amapá passa à margem da crise dos combustíveis

Com praticamente todo o abastecimento de combustíveis feito por balsas, o estado do Amapá é das poucas unidades da federação que, até o momento, não sentiu o impacto direto da paralisação nacional dos caminhoneiros. “Temos recebido …

Japão tem bolsas de estudo para brasileiros

Quer estudar no Japão? O país oriental está com seis tipos de bolsas de estudo abertas para brasileiros em universidades japonesas. A oferta é do governo nipônico através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência …

Votação histórica na Irlanda acaba com a proibição do aborto

A Irlanda está pronta para acabar com a proibição do aborto. Estudos de boca de urna dão vantagem de 68% para 32% aos que votaram pela despenalização.  Esta é uma votação histórica na católica Irlanda. O país …

Ministro da Fazenda: greve dos caminhoneiros pode ter impacto relevante no PIB

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou nesta sexta-feira (25) que, a persistir o desabastecimento causado pela greve dos caminhoneiros, pode haver impacto "relevante" no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma …

Descoberto o método mais eficaz para abandonar o cigarro

O novo estudo tentou desafiar a teoria de que os cigarros eletrônicos são a melhor solução para quem pretende parar de fumar. Segundo o Washington Post, apesar de os cigarros eletrônicos serem fervorosamente defendidos, a verdade …

Cientistas explicam por que os cérebros humanos cresceram tanto

Os cientistas defendem que o cérebro humano se expandiu em resposta aos estresses ambientais, que forçaram nossa espécie a encontrar soluções inovadoras para sobreviver. O cérebro humano é muito grande. Esta abundância de massa cinzenta confere, …

Temer decreta Garantia da Lei e da Ordem em todo país

O presidente Michel Temer assinou o decreto determinando o uso das forças federais para liberar as rodovias e reabastecer o país com os produtos retidos nas estradas. O decreto, publicado na noite desta sexta-feira (25), …

Ataque zumbi: governo dos EUA emite alerta durante falha de energia

Os moradores de Lake Worth, na Flórida (EUA) receberam alertas sobre falta de energia no último domingo, mas também foram advertidos para terem cuidado com zumbis. A advertência incomum foi difundida pelo sistema de alertas norte-americano, …