Do Rio a São Paulo em 19 minutos. Que está aprontando Elon Musk dessa vez?

E se houvesse um sistema terrestre de transportes movido a energia solar, que nunca tem acidentes, anda 2 vezes mais rápido que um avião, e que parte justo quando você chega para pegar?

Esta é a proposta de Elon Musk (o visionário bilionário que fundou o PayPal, a Tesla e a SpaceX), que vai ser apresentada no dia 12 de Agosto: o Hyperloop, um quinto meio de transporte, depois do carro, barco, trem e avião.

Qualquer outro que apresentasse uma ideia tão revolucionária quanto essa seria chamado de louco. Mas Elon Musk não é um qualquer. O visionário de 42 anos, de origem norte americana / sul-africana,  começou a mudar nosso mundo em 2000 quando inventou uma forma de os usuários da internet fazerem transações comerciais sem usar cartão de crédito: o PayPal.

Em 2002 Musk vendeu o Paypal ao eBay e se tornou bilionário. Mas não ficou quieto aproveitando sua fortuna numa ilha do Caribe.

Em 2003 Musk usou parte de sua fortuna e fundou a Tesla Motors, com uma proposta revolucionária: construir carros elétricos tão velozes quanto seus primos de combustão e com autonomia comparável. Juntar estas duas características num só carro elétrico parecia impossível, mas Musk pegou no design original de um motor elétrico de Nicola Tesla, de 1882(!), e o adaptou para construir seus carros: o Tesla Model S, um familiar de luxo totalmente elétrico, e o Tesla Roadster, o primeiro esportivo elétrico. Bonitos, rápidos, com autonomia, amigos do ambiente – apenas ainda um pouco caros.

Com o resto da fortuna ganha com o PayPal, Elon Musk se lançou também em 2002 em outro de seus sonhos impossíveis que se transformam em realidade: a SpaceX (Space Exploration Technologies Corporation), uma companhia de transportes espaciais, concorrente da Virgin Galatic, de Richard Branson.
A SpaceX desenvolveu os lançadores Falcon e a nave Dragon, entrando para a história em 25 de Maio de 2012 ao ser a primeira companhia totalmente privada a entregar um carregamento na Estação Espacial Internacional (ISS), levado numa Dragon.

Pois é esse mesmo Elon Musk que há um ano, em 12 de Julho, anunciou ao mundo sua nova visão, o Hyperloop:

“Esse sistema novo de transportes que tenho em mente, nunca terá acidentes, é imune ao tempo e anda 3 a 4 vezes mais rápido que um trem de alta velocidade: você poderia partir justo quando chega para pegar e ir de Los Angeles a São Francisco (552km) em 30 minutos. Custaria muito menos que um bilhete de avião ou viagem de carro, porque poderia ser movido a energia solar e ser auto-suficiente. É um quinto meio de transporte, depois do carro, barco, trem e avião. Isto é possível, absolutamente”.

Isso seria algo como fazer Rio – São Paulo (358km em linha reta) em 19 minutos. Sem fila para pegar. Elon está louco?

Mas no dia 15 de Julho, Elon anunciou no seu Twitter que no dia 12 de Agosto vai finalmente mostrar ao mundo o design da versão ‘alfa’ do seu ‘Hyperloop‘.

Ninguém sabe ao certo o que é o Hyperloop de Musk, e todo mundo ligado ao tema – na realidade, a muitos temas, desde transportes e energia até ficção científica – está especulando. Sites como o GizMag, o Slate, ou o Extreme Tech estão lançando ideais e suposições que vão desde a ‘levitação acústica‘ ou um ‘Lofstrom Loop‘ até sistemas de ‘lançamento sub-orbital’.

A melhor aposta até agora parece ser a do engenheiro John Gardi, que propõe um circuito extra em cada extremidade do ‘loop’ para fazer o embarque e a aceleração para o ‘loop’ principal:

John Gardi

Modelo teórico do Hyperloop de John Gardi

Modelo teórico do Hyperloop de John Gardi

Musk diz apenas que o Hyperloop é uma espécie de mistura de Concorde terrestre com um canhão eletromagnético numa mesa de hockey aéreo, garante que o sistema não é um túnel – tanto pode ser usado à superfície como no subsolo – e não usa vácuo. Até porque um furinho no sistema de vácuo e bum, lá se iria o ‘à prova de acidente’.

Pela descrição de Musk, o sistema vai buscar as suas bases na Tesla, não na SpaceX.

Resta aguardar pelo dia 12, para que Elon Musk nos revele o seu Hyperloop. O que quer que seja, a sua importância poderá ser enorme e revolucionar o nosso conceito de transporte de massas – algo tanto mais importante quanto nos últimos dias as notícias de engarrafamentos de 300km para entrar em São Paulo, no Brasil, e de acidentes trágicos como o de um comboio descarrilado em Espanha e um autocarro em Itália, fazem-nos ter a certeza disto: precisamos de algo que mude de novo o nosso Mundo.

E se há alguém capaz de o fazer – outra vez – é Elon Musk.

AJB, Ciberia

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