Hyperloop revelado: Elon Musk apresenta seu transporte revolucionário

Elon Musk, o visionário empresário que fundou o PayPal, a Tesla e a SpaceX, apresentou finalmente ao mundo o design alpha de seu Hyperloop, o projeto de um 5º meio de transporte terrestre super rápido e seguro, que poderá levar você do Rio de Janeiro a São Paulo em 19 minutos.

Musk deixou todo mundo na expetativa e a comunidade científica especulando quando no ano passado primeiro anunciou sua visão: um novo sistema de transportes que nunca terá acidentes, é imune ao tempo e anda 3 a 4 vezes mais rápido que um trem-bala, que você poderia partir justo quando chega para pegar e ir do Rio a S.Paulo em 19 minutros.

Essa viagem custaria muito menos que um bilhete de avião ou viagem de carro, porque poderia ser movido a energia solar e ser auto-suficiente.

Esta segunda feira (12), em São Francisco, na Califórnia, Elon Musk apresentou seu projeto em seu blog na Tesla: o Hyperloop é um sistema de cápsulas (‘pods’) de alumínio disparadas a alta velocidade em tubos de aço elevados sobre pilares.

As cápsulas ‘levitam’ a baixa pressão (um milésimo da pressão atmosférica sentida ao nível do mar) sobre um ‘colchão de ar’ e podem chegar a velocidades de 1.200 km/h: um pouco menos que a velocidade do som, 1.234 km/h.

(dr) SpaceX

-

Os tubos de aço são sustentados em pilares colocados a cada 30 metros formando uma corrente contínua entre duas estações, e são alimentados por energia solar.

Musk afirmou há alguns meses que o sistema seria terrestre ou subterraneo, mas o design alpha do Hyperloop apenas mostra a versão elevada.

Você lembra de Futurama?  É isso aí.

(dr) SpaceX

-

O Hyperloop é uma mistura de Concorde terrestre com um canhão eletromagnético numa mesa de hockey aéreo.

O projeto foi desenvolvido com a ajuda de uma pequena equipe que, como seria de esperar, junta conhecimento das diferentes empresas de Musk: motores eletricos da Tesla, tecnologia aeronáutica da SpaceX e painéis solares da SolarCity, empresa que Elon preside.

Além de outros aspetos inovadores, um detalhe genial pode ser a chave para tornar o projeto viável: o custo do sistema de levitação está no pod, não na pista. Cada um dos pods usará um compressor de ar que transfere ativamente a pressão do ar da frente para a traseira do veículo.

Musk disse que não tem planos de construir ele próprio o sistema, mas publicou no site da SpaceX um documento com os detalhes técnicos para que todo mundo possa avançar com o empreendimento. Se ninguém avançar, Elon pegará o projeto e construirá um protótipo.

Segundo Elon Musk, o custo de construir um Hyperloop é 10 vezes menos do que qualquer um dos atuais sistemas de trem-bala, e seria economicamente viável para qualquer viagem com menos de 1.500 km de distância. A partir dessa distância, viagens aéreas supersônicas se tornam mais rentáveis e práticas.

Mais rápido, mais barato e mais seguro são ideias forte o bastante para chamar a atenção de todo mundo. A postagem de Elon acrescenta ainda um detalhe que antes não tinha sido falado e que certamente todo Californiano dará sua maior atenção: o Hyperloop será resistente a tremor de terra.

Mas o novo sistema promete provocar um verdadeiro terramoto em nossos meios de transporte de massa.

AJB, Ciberia

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …