Terremoto na Nova Zelândia rachou o país em 6 pontos

Recente terremoto na Nova Zelândia levou à formação de seis novas falhas na zona norte da Ilha do Sul, mudando completamente o “equilíbrio” das forças tectônicas nesta parte do arquipélago.

“Parece que o terremoto elevou toda a costa norte da ilha, do cabo Campbell até os arredores da cidade de Kaikoura. As rochas da costa se moveram a uma distância significativa, cerca de um metro para cima e três para o lado”, diz Nikola Litchfield, geólogo da empresa GNS Science.

“Esta costa da Nova Zelândia é estruturada de forma extremamente difícil e agora estamos desesperadamente tentando descobrir se o terremoto libertou todos os pontos de tensão ou se ele criou novas fontes potenciais”, acrescenta Litchfield, citado pelo Live Science.

Na segunda-feira de manhã, a Ilha do Sul foi palco de um dos terremotos mais poderosos da sua história, que teve uma magnitude de 7,8 na escala de MMS e causou centenas de novos tremores, tsunamis, deslizamentos de terra e uma série de outros cataclismos.

Como resultado da tragédia, duas pessoas morreram e no norte da Ilha do Sul foi declarado estado de emergência relacionado com a destruição maciça de infraestrutura e entupimento de rios.

Os efeitos deste terremoto, ao contrário do desastre no Nepal, em abril do ano passado, que teve uma magnitude e mecanismo de natividade parecidos, foram poucos já que, no Nepal, mais de sete mil pessoas morreram e cerca de 6 mil nepaleses ficaram gravemente feridos.

Litchfield e vários outros geólogos sobrevoaram a ilha de helicóptero tentando avaliar a escala dos danos e descobrir como mudou a situação geológica no interior da Terra. Com a ajuda de fotos tiradas a uma grande altura da ponta norte da ilha, os pesquisadores compararam imagens de antes e depois do terremoto que atingiu a Ilha do Sul.

Verificou-se que esta série de abalos mudou fundamentalmente a estrutura do interior da Terra nesta parte da ilha.

De acordo com Litchfield, a ilha parecia desfigurada com seis novas “cicatrizes” — grandes falhas, quatro se deslocam para o mar e duas estão sobre a terra.

(dr) GNS Science

Um novo mapa revela as 6 "cicatrizes" do terremoto de dia 14 de novembro na Nova Zelândia

Um novo mapa revela as 6 “cicatrizes” do terremoto de dia 14 de novembro na Nova Zelândia

Em todas essas falhas, camadas de rochas se deslocaram em relação uma à outra por muitos centímetros, tanto para cima, quanto para baixo e também para os lados, mudando significativamente a forma de como as antigas “cicatrizes” tectônicas pressionavam umas contra as outras.

Agora, os cientistas estão explorando ativamente as novas falhas, tentando descobrir onde e quando o próximo terremoto pode ocorrer. Os geólogos estão planejando realizar uma expedição no mar perto da costa da Ilha do Sul, onde tencionam iluminar o fundo do Oceano Pacífico com a ajuda de sonares.

Os dados, que os cientistas esperam coletar, ajudarão a compreender o quão longe no mar seguem as quatro novas falhas e como elas afetam o “equilíbrio de forças” da quebra de Marlborough, localizada no centro da Nova Zelândia.

A quebra de Marlborough é um dos sistemas tectônicos mais complicados da Terra, onde as quatro grandes falhas são conectadas, ao longo das quais movem as placas tectônicas da Austrália e do Pacífico.

O estudo dos efeitos desse terremoto, como Litchfield espera, vai nos ajudar a entender como se comportará essa falha no futuro e qual ameaça ela representa para os moradores da Nova Zelândia.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …