Um enorme terremoto pode fazer Istambul desaparecer da face da Terra

Moyan Brenn / Wikimedia

Istambul, Turquia

Istambul, Turquia

Falando ao canal de TV Habertuk, o Ministro do Ambiente e Urbanismo da Turquia, Mehmet Ozhaseki, advertiu que um terremoto de grandes proporções pode destruir completamente a cidade de Istambul, uma das perólas turísticas do país.

“42% do território da Turquia está em uma zona de alta atividade sísmica. No entanto, a cidade de Istambul está sujeita a um risco maior porque há quatro falhas na crosta terrestre, cada um dos quais, de acordo com um recente estudos sismológicos, pode causar tremores, a qualquer momento”, diz Ozhaseki.

“Na opinião de sismólogos, até o ano de 2030, Istambul pode sofrer um terremoto de magnitude 7,5 pontos na escala Richter”, acrescenta o ministro, que também destacou a necessidade urgente de começar a trabalhar no reforço das bases de cerca de 6 ou 7 milhões de edifícios em todo o país.

“A maioria dos edifícios construídos depois de 1999 estão em bom estado, com bases sólidas, já que eles foram criados de acordo com as novas regras adotadas pelas autoridades turcas após o devastador terremoto perto de Istambul em 17 de agosto de 1999”, que levou com ele 18 mil vidas.

No entanto, em todo o país, há cerca de 15 milhões de edifícios construídos antes de 1999. Pelo menos metade deles, especialmente alguns arranha-céus, estão em alto risco em termos de ameaça sísmica. “Num futuro próximo, temos de começar a fortalecer as bases destes edifícios”, afirmou Ozhaseki.

O aviso do ministro turco surge depois de em outubro do ano passado o conceituado geofísico francês Xavier Le Pichon ter dito que era inevitável que nos próximos 30 anos um mega-terremoto iria arrasar Istambul.

Segundo Le Pichon, que dedicou os últimos 15 anos a estudar a falha geológica do mar de Mármara, que divide a parte asiática e a parte europeia da Turquia, o epicentro deverá ocorrer entre a cidade de Izmit, a cerca de 90 quilômetros de Istambul, e Silivri, que faz parte da capital turca.

“Haverá um terremoto muito forte e, se houver dois, como em 1766, vão acontecer com um intervalo de um ou dois meses. Se forem duas réplicas, terão uma magnitude de 7.2. Se for só um, terá uma magnitude de mais de 7.4”, sustenta o geofísico.

Mikenorton / Wikipedia

Falha Anatólia Norte e restantes falhas geológicas que cobrem a maior parte do território turco

Falha Anatólia Norte e restantes falhas geológicas que cobrem a maior parte do território turco

Esse não é o primeiro alerta de que pode ocorrer um terremoto de grandes dimensões na zona de Istambul nos próximos anos. Outros especialistas já fizeram avisos relativamente a essa hipótese, fruto do aumento da tensão na falha geológica Anatólia Norte.

Le Pichon repara que se tem andado a “varrer” o assunto para debaixo do tapete “devido a assuntos como os tumultos políticos e os conflitos regionais, mas o terremoto vai afetar Istambul e está a aproximar-se”, alerta.

A Turquia recebe cerca de 37 milhões de turistas por ano, a maioria deles em Istambul, hub de uma grande companhia aérea nacional e lar de grandes construções como a Mesquita Azul, a Catedral de Santa Sofia, o Palácio Dolmabahçe, entre outros.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Arqueólogos revelam restos mortais de cachorro de 8.400 anos descoberto na Suécia

Após vários meses de meticulosos trabalhos de escavação, foram finalmente revelados os restos mortais de um cachorro, de uma raça há muito tempo desaparecida, enterrado há mais de 8.400 anos na Suécia ao lado de …

“Cogumelos mágicos” são 4x melhores do que antidepressivos, descobre estudo

Quando a psilocibina, a molécula psicodélica descoberta nos cogumelos mágicos (Psilocybe cubensis), é usada durante a psicoterapia, parece possuir efeitos antidepressivos rápidos, substanciais e duradouros contra a depressão maior, de acordo com um novo ensaio …

Sem Trump, Putin e Bolsonaro ensaiam aproximação

Moscou sabe que a troca de poder na Casa Branca abre brecha na política externa brasileira. O elogio do presidente russo às "qualidades masculinas" de Bolsonaro pode ser apenas o primeiro sinal de uma aproximação. "O …

Crimes por preconceito de cor, raça ou orientação sexual podem ter punição maior

Projeto passa no Senado e vai à Câmara, mas falta definir tamanho da pena. Proposta entrou na pauta a pedido de Paulo Paim para "dar uma resposta" ao assassinato de João Alberto Silveira Freitas. Falta a …

Vacinação contra a Covid-19 será obrigatória em voos da companhia aérea australiana Qantas

A vacina contra a Covid-19 ainda não está pronta, mas as companhias aéreas já começam a se preparar. É o caso da australiana Qantas, que anunciou a futura exigência de um certificado de vacinação …

Galinhas substituem agrotóxicos em ação contra veneno na agricultura

A presença de insetos é uma frequente preocupação para agricultores. Os animais são capazes de prejudicar plantações e, para evitá-los, é comum que fazendeiros recorram a pesticidas. A utilização de produtos químicos, no entanto, é nociva …

França aprova projeto de lei que prevê punir filmagem de policiais em ação

Deputados franceses aprovaram nesta terça-feira (24), em primeira leitura, o polêmico projeto de lei sobre a "segurança global", que prevê punir a gravação e divulgação de policiais em ação. O texto será votado pelo …

Astrônomos revelam que 2ª minilua da Terra é do tamanho de carro pequeno

A minilua chamada 2020 CD3 conta com um diâmetro de entre um metro e 1,5 metro e chegou a ficar a 13 mil quilômetros do nosso planeta. A minilua 2020 CD3, que orbita a Terra nos …

Diego Maradona morre aos 60 anos

O ex-jogador argentino Diego Maradona, maior astro da história do futebol do país sul-americano, morreu nesta quarta-feira (25/11) aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre, ao norte de Buenos …

Incêndios na Amazônia deixam rastro de destruição por décadas

Entre galhos e folhas esturricados sobre o solo que abrigava uma área de floresta intacta, o cheiro de queimada ainda é forte. Próximo a uma das aldeias da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia, vazios surgiram …