Inimigo Público nº 1 da França foge da cadeia (de helicóptero)

Esta é a segunda vez que Redoine Faïd foge de uma prisão

Um notório assaltante de bancos fugiu na manhã deste domingo (01/07) de helicóptero da cadeia na França, numa operação de poucos minutos que não envolveu reféns nem deixou feridos, anunciou a administração da penitenciária.

O assaltante Redoine Faïd, que chegou a ser classificado por jornais da França como “inimigo público número 1” do país, cumpria pena de prisão na penitenciária de Réau, na região de Paris. Ele contou com a ajuda de ao menos três homens fortemente armados, segundo autoridades.

No fim da manhã, Faïd estava conversando com um irmão na sala de visitas quando um helicóptero pousou num pátio interno da penitenciária, o único que não tinha rede de proteção contra helicópteros. Dois homens fortemente armados arrombaram a porta da sala de visitas. Depois levaram o detento para o helicóptero e fugiram.

Um terceiro cúmplice mantinha uma arma apontada para a cabeça do piloto do helicóptero, relataram guardas da penitenciária. Os cúmplices estavam vestidos de preto, com máscaras também pretas, e armados com metralhadoras.

Uma testemunha disse que o helicóptero foi mais tarde encontrado em Garges-les-Gonesse, a cerca de 60 quilômetros da prisão. O piloto foi libertado sem ferimentos.

Depois de abandonarem e tentarem incendiar o helicóptero, o foragido e seus cúmplices continuaram a fuga de carro. Uma operação de busca foi iniciada em toda a região parisiense. Investigadores também abriram um inquérito para investigar as circunstâncias da fuga. O irmão de Faïd prestou depoimento.

Os cúmplices haviam se deslocado de manhã a um pequeno clube aeronáutico em Fontenay-Trésigny, onde sequestraram o piloto que os levou até a penitenciária.

Esta é a segunda vez que Faïd foge de uma prisão. Em 2013, ele escapou da penitenciária de Lille-Séquedin, no norte de França. Naquela ocasião, utilizou explosivos e fez funcionários reféns.

Faïd, de 46 anos, foi condenado em abril, em segunda instância, a 25 anos de prisão por um assalto fracassado na região de Paris, em 2010, no qual uma agente da polícia municipal, Aurélie Fouquet, foi morta.

Nos anos 90, ele liderou uma gangue envolvida em assaltos a bancos e carros-fortes. Foi preso em 1998, depois de três anos em fuga, tendo passado pela Suíça e por Israel. Em 2017, foi condenado a dez anos de prisão pela evasão da prisão Lilli-Séquedin e a 18 anos de prisão pelo ataque a um carro blindado no norte de França em 2011.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Donald Trump e Joe Biden travam debate caótico

Xingamentos e interrupções marcam primeiro duelo direto. Trump se recusa a condenar racistas, e Biden chama presidente de palhaço e mentiroso. Democrata sinaliza que pretende retaliar Brasil por devastação ambiental. Faltando pouco mais de um mês …

Flight Simulator tem um bug com buraco bizarro no mapa do Brasil

Vejam só: encontraram um bug respeitável na edição 2020 de Flight Simulator, o respeitado simulador de voo da Microsoft. E, para o nosso orgulho, a falha se localiza especificamente no Brasil. Se você sobrevoar as coordenadas …

Médica fez viagem institucional para impedir aborto de criança vítima de estupro e Damares teria atuado nos bastidores

Uma reportagem da Folha de São Paulo afirmou que uma das médicas que trabalhou para impedir o aborto legal de uma criança de 10 anos que foi estuprada em São Mateus, ES, confessou, em entrevista, …

COVID-19: produção de vacina pode causar morte de meio milhão de tubarões, alertam especialistas

Óleo natural feito a partir do fígado dos tubarões é um componente-chave entre os ingredientes utilizados por vários candidatos a vacina contra a COVID-19. A Shark Allies, uma organização de defesa aos tubarões, da Califórnia, EUA, …

Quem é Amy Barrett, a indicada de Trump para Suprema Corte?

Se aprovada pelo Senado, atual juíza federal e católica devota poderá influenciar a vida pública dos EUA por décadas e mover de vez a composição da Corte para uma orientação conservadora. Se no Brasil o presidente …

Uber ganha 18 meses de licença para atuar em Londres

Após uma longa batalha jurídica, a Uber ganhou uma licença para restabelecer suas operações em Londres pelos próximos 18 meses. Em novembro de 2019, a empresa havia sido impedida de atuar na capital inglesa, depois que …

Testes de DNA da moda não identificam indígenas brasileiros

Testes de DNA estão na moda. Se você pensou em exames para comprovar paternidade ou algo nesse sentido: não é disso que estamos falando (embora pudéssemos). A nova tendência — entre aqueles que têm condições para …

EUA e Brasil querem barrar governo Maduro na Organização Pan-Americana da Saúde

Os Estados Unidos, o Brasil e outros 11 países rejeitaram nesta segunda-feira (28) a legitimidade do governo de Nicolás Maduro na Venezuela para participar do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A …

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …