Pílula à base de planta “desliga” a fome

De acordo com um estudo recente, há uma substância proveniente de uma planta chinesa capaz de restaurar os mecanismos de saciedade em indivíduos obesos.

Um estudo recente do Centro Alemão de Pesquisas Helmholtz Zentrum München identificou um composto potencialmente útil, encontrado em uma planta usada na medicina tradicional chinesa, capaz de “desligar” a fome em ratos. Os cientistas já testam a substância – chamada celastrol – em seres humanos.

Se a substância for realmente eficaz em humanos, significa que estamos muito mais perto de vencer a luta contra a obesidade. O estudo foi publicado recentemente na revista Diabetes.

Projetar um medicamento capaz de diminuir a fome sem causar efeitos colaterais significativos é o santo graal da pesquisa sobre obesidade.

Embora existam fatores metabólicos, psicológicos, sociais e genéticos envolvidos na obesidade, uma substância simples e econômica que reduza o apetite com segurança a longo prazo poderia fazer uma enorme diferença na vida das pessoas que batalham diariamente contra esta condição.

De acordo com um dos autores do estudo, Paul Pfluger, os médicos muitas vezes pedem às pessoas com obesidade que percam 5 a 10% do seu peso corporal por ano, mas a meta raramente é alcançada.

O composto, produzido pela planta Tripterygium wilfordii, nativa do sul da China, pode ajudar os pacientes a completarem esse objetivo. Romper essa “barreira” é muito importante, porque a perda de peso significativa leva a uma melhoria do metabolismo e doenças metabólicas associadas, como diabetes tipo 2.

Na experiência, os cientistas descobriram que, em ratos obesos, o composto celastrol ativava os centros de saciedade, ou as áreas do cérebro que nos dizem que já estamos satisfeitos.

Em pessoas com obesidade, os centros de saciedade podem ser “defeituosos”. No nosso organismo, o tecido adiposo, ou gordura corporal, libera um hormônio chamado leptina, que desencadeia a sensação de “estar satisfeito”. Algumas pessoas tornam-se resistentes à leptina, o que significa que, embora a substância química ainda esteja presente no sangue e na gordura, não causa a mesma sensação de saciedade.

O celastrol pode restaurar a sensibilidade à leptina e, assim, a sensação de estar satisfeito.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Gato ganha na Justiça o direito de passear em shopping do Rio

Rubinho era uma figura presente no centro comercial Cidade Copacabana, no Rio de Janeiro, até ter sido proibido de circular na área comum do estabelecimento. Agora, o tribunal deu provimento a uma medida cautelar, permitindo …

Os insetos estão “comendo” plástico (e isso ameaça a cadeia alimentar)

Os microplásticos já são um problema conhecido dos nossos oceanos, mas seu alcance pode ser maior do que imaginávamos. Segundo uma nova pesquisa, o problema deixou de ser apenas dos oceanos, tendo já chegado aos …

Funcionários do McDonald’s entram em greve nos EUA contra o assédio sexual

Trabalhadores do McDonald’s realizaram, nesta terça-feira (17), em dez cidades norte-americanas, uma greve laboral contra o assédio sexual na empresa, em consonância com o movimento #MeToo. De acordo com os organizadores, o objetivo foi protestar contra …

Facebook é acusado de discriminar mulheres em anúncios de emprego

O Facebook está novamente envolvido em polêmica, desta vez por ter ajudado os empregadores a discriminar candidatos com base no gênero. Segundo uma denúncia apresentada nesta terça-feira (17) na agência federal norte-americana, vários recrutadores utilizam o …

Em parecer ao STF, PGR insiste para que Eduardo Cunha continue preso

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, insistiu, em manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha continue preso preventivamente em Curitiba, onde se encontra desde outubro de …

Cúpula das Coreias: terra de paz, visita inédita a Seul e candidatura conjunta aos Jogos Olímpicos

Os líderes das duas Coreias se comprometeram em fazer da península coreana “uma terra de paz”, com o Norte disposto a avançar com o desmantelamento do seu programa nuclear, se os EUA também tomarem “medidas proporcionais”. O …

Maduro compara “inquisição” contra venezuelanos à perseguição dos judeus

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta terça-feira (17) que há uma “campanha de inquisição” contra os venezuelanos, comparando a situação à perseguição dos judeus liderada pelo ditador Adolf Hitler.  De acordo com Maduro, países …

Estudantes criam solução para absorver óleo no mar com casca de coco

As estudantes Núbia Marques da Silva e Aline Faustino Soares, do curso de Logística da Escola Técnica Estadual (Etec) de Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, desenvolveram uma solução que absorve vazamentos de óleo no …

Sírios abatem avião militar da Rússia (e a culpa “é de Israel”)

O avião de reconhecimento russo Il-20 foi abatido na segunda-feira (17) pelo sistema antiaéreo sírio, vitimando 15 militares. O ministério da Defesa russo acusou Israel e ameaçou retaliar. A base aérea russa de Hmeimim perdeu contato …

Influenciadas por Marielle, candidatas negras destacam luta por direitos humanos

O número de mulheres negras candidatas aumentou em 16% das eleições de 2014 para as de 2018 de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Algumas delas têm como plataforma de luta os direitos …