Uma semana após passagem de Dorian, ainda há 2.500 desaparecidos nas Bahamas

NOAA

Cerca de 2.500 pessoas continuam desaparecidas nas Bahamas mais de uma semana depois da passagem do devastador furacão Dorian, informaram os serviços de emergência do arquipélago do Caribe nesta quarta-feira (11). Segundo o último balanço oficial, o ciclone matou ao menos 50 pessoas.

A lista do registro governamental de pessoas desaparecidas ainda não foi comparada com os registros governamentais de pessoas em refúgios ou retiradas de suas casas, ressaltou Carl Smith, representante da agência de gestão de emergências das Bahamas (NEMA). Isso significa que o número de pessoas que não deram notícias na última semana pode mudar.

Até agora, ao menos 50 pessoas morreram na passagem do furacão de categoria 5, que devastou as Bahamas nos dias 1 e 2 de setembro. As autoridades disseram esperar um aumento significativo do número de vítimas.

O norte do arquipélago permanece um caos e a fase de emergência ainda não terminou. A prioridade é retirar os sobreviventes das ilhas mais devastadas. O porta-voz da NEMA disse que as equipes de socorro já retiraram mais de 5.000 pessoas das ilhas Grande Bahama e Ábaco, as mais atingidas por Dorian.

No entanto, ele salientou que durante o último dia, houve uma “redução significativa” do número de pessoas que buscam abandonar suas regiões. Smith disse ter autorizado a retomada de voos comerciais para a ilha de Ábaco de forma “limitada”, mas que seria dada prioridade aos voos de socorro e remoção dos sobreviventes.

As vítimas foram levadas para a ilha Nova Providência, a mais populosa do arquipélago e onde está situada a capital Nassau. Elas encontraram refúgio na casa de familiares, amigos ou em hotéis. Os mais pobres foram acolhidos em centros de alojamento temporários que já estão, em sua maioria, lotados.

O pastor Walter Lucien, que acolhe pessoas em sua igreja, critica a lentidão da ajuda aos atingidos por Dorian e o imobilismo das autoridades. “Eles parecem, falam e nada acontece. As camas só chegaram hoje. Eles prometeram comida, mas até agora não recebemos nada”, lamenta o religioso.

As vítimas, principalmente imigrantes haitianos que perderam tudo, inclusive seus documentos, também temem por seu futuro. “Quanto tempo vamos ficar aqui na igreja?”, pergunta Timothy Ronne, um pescador de 38 anos. Quando eles não poderão mais nos ajudar, vão nos colocar na rua? 15 mil moradores de Ábaco nas ruas de Nassau, sem trabalho! Muitos vão se armar ou se prostituir”, conclui preocupado o pescador.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …

Cientistas: a primeira vida alienígena que encontrarmos provavelmente será inteligente

Segundo cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), é mais provável que encontremos evidências de vida extraterrestre inteligente antes de encontrarmos microrganismos aliens, por exemplo. Por quê? Se você costuma ler notícias sobre a busca científica …

'Marte está vivo': sonda da NASA registra sismos no Planeta Vermelho

Os resultados dos primeiros 10 meses de observações da sonda InSight da NASA em Marte conseguiram revelar que o Planeta Vermelho é um mundo sismicamente ativo. "Marte está vivo", comentou a missão InSight no Twitter, acrescentando …

Brasileiro cria app para ajudar conterrâneos imigrantes nos Estados Unidos

Mudar-se para outro país pode ser uma das experiências mais desafiadoras até mesmo para quem tem conhecimento da língua e da região onde vai morar. Contudo, isso pode ficar mais fácil com uma ajudinha de …

Em visita à Índia, Trump é homenageado em evento “Namaste Trump”

O presidente americano Donald Trump e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi celebraram, nesta segunda-feira, um comício para 100.000 pessoas em um estádio de críquete. O evento, chamado de “Namaste Trump”, é considerado o momento …

Harvey Weinstein é condenado por estupro e abuso sexual

O ex-produtor de cinema Harvey Weinstein foi condenado pelos crimes de estupro e abuso sexual por um tribunal em Nova York nesta segunda-feira (24/02) – um marco para o movimento #MeToo, que inspirou mulheres a …

Barbie apresenta coleção inspirada nos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 já estão batendo na porta. Além de novas modalidades como Baseball, Softball, Surfe, Escalada, Karatê e Skate, novos produtos licenciados do maior evento esportivo de todo o mundo já …