Furacão Dorian atinge Bahamas com ventos de 300 km/h

NOAA

O furacão Dorian atingiu o norte das Bahamas neste domingo (1), com chuvas torrenciais e ventos de cerca de 300 km/h. O ciclone registra uma potência sem precedentes na história deste arquipélago, localizado entre a Flórida, Cuba e o Haiti. Ainda não há um balanço de eventuais vítimas.

Classificado como “catastrófico” pelo americano Centro Nacional de Furacões (NHC), o ciclone de categoria 5 tocou a terra ao meio-dia no horário local na ilha Elbow, que integra as Ilhas Ábaco, no noroeste das Bahamas, um arquipélago formado por 700 ilhotas.

“Nunca vimos antes na história das Bahamas um furacão como esse”, disse Hubert Minnis, primeiro-ministro do arquipélago, que começou a chorar durante a entrevista coletiva. “Provavelmente, é o dia mais triste da minha vida”, acrescentou.

O NHC, com sede em Miami, informou que, ao tocar a terra, o Dorian igualou o recorde de furacão mais potente do Atlântico, datado de 1935. Seu diretor, Jen Graham, garantiu que se trata de “uma situação extremamente perigosa”. “As pessoas ainda estão traumatizadas pelo furacão Matthew (de 2016), mas este é ainda pior“, disse à Yasmin Rigby, moradora de Freeport, principal cidade da Grande Bahama.

Imagens publicadas nas redes sociais mostram um enorme rastro de destruição. Há relatos de inundações nas Ilhas Ábaco e meteorologistas do NHC alertaram para ondas de cinco a sete metros de altura e ventos de mais de 350 km/h.

Um vídeo publicado no site do jornal Tribune 242 mostra a água na altura dos telhados de casas de madeira, com barcos quebrados flutuando em uma água terrosa, cheia de tábuas, galhos e troncos de árvores, além de outros escombros.

Evacuação e estado de emergência

Na Grande Bahama, milhares de pessoas foram evacuadas para se afastar da rota do furacão, que deve chegar na ilha entre a noite de domingo e a madrugada de segunda. O furacão deve se aproximar da costa leste dos Estados Unidos na segunda-feira à noite e na terça-feira, mas é difícil prever com que intensidade atingirá a Flórida após a mudança de trajetória.

Em Washington, o Presidente Donald Trump se reuniu com os diretores de gestão de emergências e disse que “isso parece monstruoso”. “Esperamos que boa parte da costa leste receba o impacto ou parte do impacto de forma muito, muito severa”, disse o mandatário, que cancelou a viagem à Polônia no fim de semana para monitorar a situação.

Alertas de tempestade tropical foram acionados em partes da costa da Flórida, estado que emitiu suas primeiras ordens de evacuação obrigatória para Palm Beach e para o condado de Martin. O governador da Carolina do Sul, Henry McMaster, declarou emergência no estado. “A força e a imprevisibilidade da tempestade nos obriga a estar preparados para todos os cenários”, disse.

O estado de emergência já havia sido declarado na Flórida e em vários estados da Geórgia. A medida permite uma mobilização maior dos serviços públicos estaduais e recorrer, em caso de necessidade, à ajuda federal. Embora Miami pareça ter escapado da tempestade, os moradores continuavam cautelosos, e as autoridades ainda distribuem sacos de areia para controlar as inundações na cidade.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …