Carne podre e cadáveres que explodem por falta de eletricidade na Venezuela

andresAzp / Flickr

Manifestações na Venezuela

Em Maracaibo, na Venezuela, a energia elétrica falta constantemente. Nos mercados, há carne podre à venda, mas ainda assim a procura aumenta. Por quê? “O que fazer, se é mais barato?”

A Venezuela atravessa, desde 2014, uma profunda recessão, com a inflação em disparada e a escassez dos produtos básicos obrigando muitos cidadãos a abandonar o país. Mas esse não é um problema isolado: há, também na Venezuela, escassez de eletricidade.

Exemplo disso é a cidade de Maracaibo, no noroeste do país, que na segunda-feira (15) foi alvo de uma falha de energia elétrica que afetou 14 estados venezuelanos, incluindo a própria capital, Caracas, deixando cidades sem abastecimento durante várias horas.

Em Maracaibo isso acontece várias vezes no ano. No entanto, essa cidade merece especial atenção dado que é casa de algumas das maiores reservas de petróleo da Venezuela e do mundo. Apesar disso, a cidade atravessa grandes dificuldades econômicas cujo problema das falhas elétricas só piora.

A BBC informa que, faltando luz no mercado local, a carne apodrece. Na Venezuela, um quilo de carne custa cerca de 30 dólares, o equivalente a um terço do salário mínimo do país. Mas a carne, uma vez apodrecida, torna-se muito mais barata. Como o preço diminui, a procura aumenta.

Manuel, um comerciante venezuelano entrevistado pela BBC, conta que esses cortes de energia constantes são alvo de manifestações frequentes. “A luz falta aqui dez vezes por dia, às vezes durante várias horas. No dia seguinte, os produtos estão em más condições.”

Mas a questão que Manuel coloca põe a situação em perspectiva: “O que fazer, se é mais barato?”

Os problemas no abastecimento de energia elétrica não afetam somente os mercados locais, tornando-se muito mais macabros do que imaginar venezuelanos comendo carne apodrecida. O problema se reflete também nos institutos médicos da cidade.

Wilfredo, funcionário de uma casa mortuária em Maracaibo, conta que tem “dois ou três” cadáveres sem refrigeração por semana. Em alguns casos, durante a decomposição, o abdômen chega a explodir devido à acumulação de gases dias após a morte.

“Os corpos apodrecem ao ponto de chegarem a explodir, sim.”

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Viagem tripulada a Marte seria melhor com passagem por Vênus, afirmam astrônomos

De acordo com cientistas norte-americanos, cálculos das órbitas entre a Terra e Marte os levaram a concluir que tais viagens seriam mais rápidas, eficientes, e permitiriam estudar os dois planetas. Uma viagem da Terra a Marte …

EUA: Suprema corte autoriza a divulgação de documentos financeiros de Trump

A Suprema Corte dos Estados Unidos impôs uma grande derrota a Donald Trump, ao decidir que um procurador de Nova York tem direito de acesso a vários documentos financeiros do presidente, incluindo declarações de …

O fenômeno "água morta", observado a mais de cem anos, é finalmente explicado

Finamente uma equipe com especialistas de múltiplas áreas CNRS e da Universidade de Poitiers, ambas na França, decifrou a misteriosa ocorrência pela primeira vez. O estranho é fenômeno que desacelera navios ou faz que eles parem …

Pode mesmo haver vida nas nuvens de Vênus, dizem cientistas

Quem gosta de astronomia não deve saber que Vênus não é o mais habitável dos planetas. Com temperaturas em torno de 470ºC e com uma atmosfera formada por dióxido de carbono e nitrogênio noventa vezes …

Cientistas rebatem decisão da China de coletar DNA de homens e meninos

Um relatório que revelou que a China está coletando DNA de milhões de pessoas para ajudar a solucionar crimes. Essa informação tem levantado preocupações entre os pesquisadores sobre privacidade e consentimento, sob o argumento de que …

China revela análise de substância estranha encontrada na Lua em 2019

Em julho de 2019, a equipe da missão chinesa Chang'e 4 encontrou uma substância estranha na Lua. A descoberta foi anunciada em agosto do mesmo ano, chamando a atenção da comunidade científica, mas nada foi …

Cientistas alertam OMS para transmissão aérea do coronavírus além de dois metros

A transmissão aérea do novo coronavírus interpela os especialistas desde o início da pandemia. Nessa segunda-feira, um grupo de 239 cientistas alertou as autoridades de saúde do mundo inteiro, e em particular a OMS, …

Governo tem que tirar garimpeiros de terras yanomami em 15 dias para começar a enfrentar covid-19 em áreas indígenas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Governo Federal deveria retirar os garimpeiros das terras yanomami de Roraima como medida para conter o avanço do novo coronavírus nos territórios indígenas. A decisão liminar …

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …