Carne podre e cadáveres que explodem por falta de eletricidade na Venezuela

andresAzp / Flickr

Manifestações na Venezuela

Em Maracaibo, na Venezuela, a energia elétrica falta constantemente. Nos mercados, há carne podre à venda, mas ainda assim a procura aumenta. Por quê? “O que fazer, se é mais barato?”

A Venezuela atravessa, desde 2014, uma profunda recessão, com a inflação em disparada e a escassez dos produtos básicos obrigando muitos cidadãos a abandonar o país. Mas esse não é um problema isolado: há, também na Venezuela, escassez de eletricidade.

Exemplo disso é a cidade de Maracaibo, no noroeste do país, que na segunda-feira (15) foi alvo de uma falha de energia elétrica que afetou 14 estados venezuelanos, incluindo a própria capital, Caracas, deixando cidades sem abastecimento durante várias horas.

Em Maracaibo isso acontece várias vezes no ano. No entanto, essa cidade merece especial atenção dado que é casa de algumas das maiores reservas de petróleo da Venezuela e do mundo. Apesar disso, a cidade atravessa grandes dificuldades econômicas cujo problema das falhas elétricas só piora.

A BBC informa que, faltando luz no mercado local, a carne apodrece. Na Venezuela, um quilo de carne custa cerca de 30 dólares, o equivalente a um terço do salário mínimo do país. Mas a carne, uma vez apodrecida, torna-se muito mais barata. Como o preço diminui, a procura aumenta.

Manuel, um comerciante venezuelano entrevistado pela BBC, conta que esses cortes de energia constantes são alvo de manifestações frequentes. “A luz falta aqui dez vezes por dia, às vezes durante várias horas. No dia seguinte, os produtos estão em más condições.”

Mas a questão que Manuel coloca põe a situação em perspectiva: “O que fazer, se é mais barato?”

Os problemas no abastecimento de energia elétrica não afetam somente os mercados locais, tornando-se muito mais macabros do que imaginar venezuelanos comendo carne apodrecida. O problema se reflete também nos institutos médicos da cidade.

Wilfredo, funcionário de uma casa mortuária em Maracaibo, conta que tem “dois ou três” cadáveres sem refrigeração por semana. Em alguns casos, durante a decomposição, o abdômen chega a explodir devido à acumulação de gases dias após a morte.

“Os corpos apodrecem ao ponto de chegarem a explodir, sim.”

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Governo argentino é alvo de roubo de 10 anos de arquivos administrativos

O governo da Argentina foi alvo de um ataque por meio de um ransonware e está com cerca de 10 anos de dados públicos sequestrados desde do dia 25 de novembro. Em entrevista, a ministra da …

Lausanne, na Suíça, é a melhor cidade pequena do mundo

A cidade de Lausanne, na Suíça, foi considerada a melhor cidade pequena do mundo pela influente revista britânica “Monocle”. A publicação fez uma lista com as 25 melhores cidades pequenas do mundo, com população …

Esse organismo unicelular toma "decisões" complexas mesmo sem um cérebro

Um organismo unicelular de água fresca chamado Stentor roeseli demonstra comportamento inteligente. Ele foi descoberto em 1906, e quando estimulado no microscópio, essa criatura com formato de trompete conseguiu tomar decisões consideradas complexas para um …

Rússia é banida de eventos esportivos mundiais por quatro anos

Decisão deixará o país de fora dos Jogos Olímpicos de 2020 e da Copa do Mundo de Futebol de 2022. Agência Mundial Antidoping (Wada) conclui que Moscou manipulou dados laboratoriais de seus atletas. A Rússia está …

Pessoas em situação de rua viram guias turísticos na Irlanda

Olha só que iniciativa maravilhosa. Na Irlanda, o projeto ‘Secret Street Tours’ treina pessoas em situação de rua para usar seu conhecimento sobre a cidade para serem guias de turistas em tours pela cidade de …

Cientistas finalmente criam neurônios artificiais

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores da Universidade de Bath (Inglaterra) realizou um feito inédito: conseguiu reproduzir a atividade biológica de neurônios usando chips de silicone. E o que é ainda melhor: esses “neurônios artificias” requerem …

Huawei pode lançar novos smartphones no Brasil, afirma executivo

A Huawei oficializou, nesta quinta-feira, 5, uma plataforma de auxílio aos desenvolvedores para publicarem e divulgarem seus aplicativos para os dispositivos da companhia. Chamada Huawei Ability Gallery, trata-se de uma expansão do ecossistema da App Gallery, …

Metrô de Paris ficará em greve até segunda-feira contra reforma da Previdência

A greve dos metroviários de Paris contra o projeto de reforma da Previdência francesa foi prorrogada até segunda-feira (9). Nas assembleias-gerais realizadas pela categoria na manhã de quinta-feira (5), primeiro dia da paralisação, quase todos os …

"Operação Maleta Verde", o escândalo que atinge governo e oposição na Venezuela

Com semblante mais sério que de costume, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela pelos Estados Unidos, pelo parlamento da União Europeia e por vários países da América Latina, dirigiu-se a jornalistas reunidos em …

Sarampo causou mais de 140 mil mortes em 2018

De acordo com OMS, maioria das vítimas tinha menos de cinco anos de idade e não havia sido vacinada. No ano passado, foram registrados quase 10 milhões de casos da doença no mundo. O sarampo causou …