4 mil jovens se reúnem em Brasília para discutir robótica e desenvolvimento de games

Campus Day, que ocorre neste sábado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, é um preparatório para o Campus Party, em julho de 2017. Rollemberg participou da abertura do evento.

Lucas Schiavolini e João Sampaio, ambos de 19 anos, fazem parte da equipe de competição de robôs da Universidade de Brasília (UnB) e estão ansiosos para participar da Campus Party Brasília, em julho de 2017.

Enquanto o maior evento internacional de ciência e de tecnologia não chega, eles fizeram questão de estar na Campus Day neste sábado (5) para se preparar, ganhar conhecimentos nas palestrar e trocar experiências com os outros participantes. Os amigos são campeões na Competição Latino Americana e Brasileira da Robótica.

Já o aluno do sexto semestre de engenharia de software da UnB Henrique Lopes, de 20 anos, aproveitou o encontro para se inscrever na maratona para a criação de um protótipo de software de educação financeira. A iniciativa do Banco de Brasília vai premiar os vencedores. Os projetos serão usados em um aplicativo que instituição lançará sobre o tema. “Minha equipe se esforçou bastante e estamos confiantes de que poderemos ser os vencedores”, disse.

Lucas, João e Henrique estão entre os cerca de 4 mil jovens de Brasília que participam do encontro que ocorre até as 22 horas de hoje. No início da tarde os campuseiros estavam divididos em pequenos grupos conversando empolgados sobre tecnologia enquanto aguardavam a cerimônia da abertura. Na programação, estão previstas 21 palestras, além de apresentações de empreendedores locais.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, que vê o desenvolvimento da ciência e da tecnologia como grande potencial da capital do País, participou da abertura do encontro. “Queremos uma Brasília inovadora, criativa e empreendedora, além disso, o nosso objetivo é mobilizar o jovem para buscar soluções inovadoras para Brasília e o Brasil”, disse. Ele foi recebido pelo presidente da Campus Party, Francesco Farruggia, entre outras autoridades.

O Campus Day Brasília é organizado pelo Instituto Campus Party em parceria com o governo do DF. A conquista da conferência para a capital coube à Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Atrações do Campus Day Brasília

Entre as palestras mais esperadas está a de Joseph Olin, criador da franquia Tomb Raider e ex-presidente da Academia de Artes e Ciências Interativas, organização que promove o desenvolvimento tecnológico nos Estados Unidos.

“Ele é o papa dos games”, classificou o diretor-geral da Campus Party Brasília, Tonico Novaes. “Cabe aos mais experientes provocar os campuseiros de Brasília para que eles nos apresentem suas ideias. O nosso grande objetivo é a troca de experiências”, resumiu.

Entre as tecnologias a serem apresentadas na tarde de hoje estão lixo reciclável para robótica, construção de bateria de celular com impressora 3-D e de cenários de jogos.

Quem também colabora com as discussões é o cofundador da Campus Party e presidente da Futura Networks, Paco Ragageles. Além disso, Dado Schneider, mestre e doutor em comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, falará sobre trabalho e carreira na era digital.

Já segurança da informação será o assunto abordado por Edson Borelli, CEO e fundador da Blackdoor Security e coordenador de Segurança da Informação e Infraestrutura da Campus Party.

As origens da Campus Party

A Campus Party começou na Espanha EM 1997. Desde então, ela percorreu países como Inglaterra, Alemanha, Colômbia, México, Equador e El Salvador. Desde 2008, o evento ocorre em São Paulo (SP) e, desde 2012, no Recife (PE).

Em 9 de novembro deste ano, Belo Horizonte (MG) recebe a primeira edição e, em 2017, é a vez de Brasília sediar o evento.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …