4 mil jovens se reúnem em Brasília para discutir robótica e desenvolvimento de games

Campus Day, que ocorre neste sábado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, é um preparatório para o Campus Party, em julho de 2017. Rollemberg participou da abertura do evento.

Lucas Schiavolini e João Sampaio, ambos de 19 anos, fazem parte da equipe de competição de robôs da Universidade de Brasília (UnB) e estão ansiosos para participar da Campus Party Brasília, em julho de 2017.

Enquanto o maior evento internacional de ciência e de tecnologia não chega, eles fizeram questão de estar na Campus Day neste sábado (5) para se preparar, ganhar conhecimentos nas palestrar e trocar experiências com os outros participantes. Os amigos são campeões na Competição Latino Americana e Brasileira da Robótica.

Já o aluno do sexto semestre de engenharia de software da UnB Henrique Lopes, de 20 anos, aproveitou o encontro para se inscrever na maratona para a criação de um protótipo de software de educação financeira. A iniciativa do Banco de Brasília vai premiar os vencedores. Os projetos serão usados em um aplicativo que instituição lançará sobre o tema. “Minha equipe se esforçou bastante e estamos confiantes de que poderemos ser os vencedores”, disse.

Lucas, João e Henrique estão entre os cerca de 4 mil jovens de Brasília que participam do encontro que ocorre até as 22 horas de hoje. No início da tarde os campuseiros estavam divididos em pequenos grupos conversando empolgados sobre tecnologia enquanto aguardavam a cerimônia da abertura. Na programação, estão previstas 21 palestras, além de apresentações de empreendedores locais.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, que vê o desenvolvimento da ciência e da tecnologia como grande potencial da capital do País, participou da abertura do encontro. “Queremos uma Brasília inovadora, criativa e empreendedora, além disso, o nosso objetivo é mobilizar o jovem para buscar soluções inovadoras para Brasília e o Brasil”, disse. Ele foi recebido pelo presidente da Campus Party, Francesco Farruggia, entre outras autoridades.

O Campus Day Brasília é organizado pelo Instituto Campus Party em parceria com o governo do DF. A conquista da conferência para a capital coube à Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Atrações do Campus Day Brasília

Entre as palestras mais esperadas está a de Joseph Olin, criador da franquia Tomb Raider e ex-presidente da Academia de Artes e Ciências Interativas, organização que promove o desenvolvimento tecnológico nos Estados Unidos.

“Ele é o papa dos games”, classificou o diretor-geral da Campus Party Brasília, Tonico Novaes. “Cabe aos mais experientes provocar os campuseiros de Brasília para que eles nos apresentem suas ideias. O nosso grande objetivo é a troca de experiências”, resumiu.

Entre as tecnologias a serem apresentadas na tarde de hoje estão lixo reciclável para robótica, construção de bateria de celular com impressora 3-D e de cenários de jogos.

Quem também colabora com as discussões é o cofundador da Campus Party e presidente da Futura Networks, Paco Ragageles. Além disso, Dado Schneider, mestre e doutor em comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, falará sobre trabalho e carreira na era digital.

Já segurança da informação será o assunto abordado por Edson Borelli, CEO e fundador da Blackdoor Security e coordenador de Segurança da Informação e Infraestrutura da Campus Party.

As origens da Campus Party

A Campus Party começou na Espanha EM 1997. Desde então, ela percorreu países como Inglaterra, Alemanha, Colômbia, México, Equador e El Salvador. Desde 2008, o evento ocorre em São Paulo (SP) e, desde 2012, no Recife (PE).

Em 9 de novembro deste ano, Belo Horizonte (MG) recebe a primeira edição e, em 2017, é a vez de Brasília sediar o evento.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …