Os Estados Unidos anunciaram a instalação de um sistema de defesa contra mísseis na Coreia do Sul, após uma série de testes com mísseis balísticos realizada pela Coreia do Norte, enquanto o Presidente Donald Trump reafirmava o seu apoio aos aliados naquela região.
A instalação do Terminal High Altitude Area Defense (THAAD) contribuirá “para um sistema de defesa anti-mísseis e aumentará a defesa da aliança entre Estados Unidos e Coreia do Sul contra as ameaças de mísseis da Coreia do Norte”, assinalou o Comando do Pacífico em comunicado.
“Os testes de aceleração do programa norte-coreano de armas nucleares e de lançamento de mísseis balísticos constituem uma ameaça à paz e a segurança internacionais e violam várias resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas”.
A Coreia do Sul e os Estados Unidos concordaram no ano passado em instalar o sistema THAAD, que a China já denunciou – em diversas ocasiões – como uma ameaça à sua segurança.
A declaração do Comando do Pacífico, que supervisiona as operações militares dos Estados Unidos na Ásia e no Pacífico, assinala que o sistema cumpre “uma função estritamente defensiva e não representa qualquer ameaça a outros países da região”.
O sistema está desenhado para interceptar e destruir mísseis balísticos de curto e médio alcance durante sua fase final de voo.
// VoA