Em vez de ajudar, patroa filma empregada caindo de janela do sétimo andar

Uma empregada doméstica caiu de uma janela do sétimo andar, no Kuwait, enquanto a sua empregadora filmava tudo, sem ajudá-la. O caso está gerando revolta e defensores dos direitos humanos afirmam que o fato exemplifica o abuso generalizado sobre os trabalhadores domésticos na zona do Golfo Pérsico.

O vídeo começa com a empregada, que seria de origem etíope, pendurada na janela apenas por uma mão gritando por ajuda. “Me segure, me segure”, diz a mulher, conforme a tradução do jornal Kuwait Times. “Louca, volta para dentro”, responde a patroa enquanto continua gravando, conta a publicação.

A empregada acaba caindo em cima de um toldo que amorteceu a queda, sobrevivendo assim, ao incidente apenas com um braço quebrado.

A patroa foi detida pelas autoridades e teria alegado que a empregada estava tentando se suicidar e que não a ajudou para não ser acusada de homicídio.

A políciainvestiga o caso. O advogado Nouf Al-Ruwaih explica ao Kuwait Times que a mulher pode ser acusada de negligência ou de falta de auxílio, resultando, nestes casos, em uma pena máxima de três meses de prisão ou numa multa.

Ainda segundo o jornal, a empregada teria sido dada como desaparecida pelo seu empregador original, em 2014, e teria sido contratada pela atual patroa de forma ilegal.

Escravatura moderna

No Kuwait há cerca de 600 mil imigrantes, de acordo com estimativas da organização não governamental Human Rights Watch que tem recolhido vários casos de abusos e de exploração destes trabalhadores.

O jornal norte-americano The Washington Post refere que “não é a primeira vez que um empregado doméstico cai de um edifício no Kuwait”.

Há relatos de patrões que atiram empregadas de janelas do terceiro andar, como forma de castigo, e alguns trabalhadores saltam eles próprios pela janela para tentar escapar dos abusos dos quais são alvos. A argumentação dos patrões é, então, de que tentaram se suicidar.

Em um país rico em petróleo, com cerca de 3 milhões de habitantes, contratar empregados domésticos é prática acessível a muitas famílias e milhares de imigrantes estão dispostos a trabalhar por pouco dinheiro, ficando à mercê da exploração dos seus empregadores.

A Human Rights Watch aponta casos de patrões que encerram os seus empregados em apartamentos, não lhes permitindo sequer sair da casa e os agredindo.

Em 2015, o Kuwait aprovou a primeira Lei de proteção aos trabalhadores estrangeiros proibindo os empregadores de confiscarem passaportes, concedendo um dia de folga por semana, férias pagas e um máximo de 12 horas de trabalho por dia.

Mas na prática, aquilo que é recorrente é a chamada lei da “kafala“, em que os imigrantes abdicam de direitos para conseguirem um visto de trabalho.

É uma forma de escravatura que é um pouco generalizada em todos os países do Golfo Pérsico. E o Kuwait é visto como o mais progressista de todos.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …