Em vez de ajudar, patroa filma empregada caindo de janela do sétimo andar

Uma empregada doméstica caiu de uma janela do sétimo andar, no Kuwait, enquanto a sua empregadora filmava tudo, sem ajudá-la. O caso está gerando revolta e defensores dos direitos humanos afirmam que o fato exemplifica o abuso generalizado sobre os trabalhadores domésticos na zona do Golfo Pérsico.

O vídeo começa com a empregada, que seria de origem etíope, pendurada na janela apenas por uma mão gritando por ajuda. “Me segure, me segure”, diz a mulher, conforme a tradução do jornal Kuwait Times. “Louca, volta para dentro”, responde a patroa enquanto continua gravando, conta a publicação.

A empregada acaba caindo em cima de um toldo que amorteceu a queda, sobrevivendo assim, ao incidente apenas com um braço quebrado.

A patroa foi detida pelas autoridades e teria alegado que a empregada estava tentando se suicidar e que não a ajudou para não ser acusada de homicídio.

A políciainvestiga o caso. O advogado Nouf Al-Ruwaih explica ao Kuwait Times que a mulher pode ser acusada de negligência ou de falta de auxílio, resultando, nestes casos, em uma pena máxima de três meses de prisão ou numa multa.

Ainda segundo o jornal, a empregada teria sido dada como desaparecida pelo seu empregador original, em 2014, e teria sido contratada pela atual patroa de forma ilegal.

Escravatura moderna

No Kuwait há cerca de 600 mil imigrantes, de acordo com estimativas da organização não governamental Human Rights Watch que tem recolhido vários casos de abusos e de exploração destes trabalhadores.

O jornal norte-americano The Washington Post refere que “não é a primeira vez que um empregado doméstico cai de um edifício no Kuwait”.

Há relatos de patrões que atiram empregadas de janelas do terceiro andar, como forma de castigo, e alguns trabalhadores saltam eles próprios pela janela para tentar escapar dos abusos dos quais são alvos. A argumentação dos patrões é, então, de que tentaram se suicidar.

Em um país rico em petróleo, com cerca de 3 milhões de habitantes, contratar empregados domésticos é prática acessível a muitas famílias e milhares de imigrantes estão dispostos a trabalhar por pouco dinheiro, ficando à mercê da exploração dos seus empregadores.

A Human Rights Watch aponta casos de patrões que encerram os seus empregados em apartamentos, não lhes permitindo sequer sair da casa e os agredindo.

Em 2015, o Kuwait aprovou a primeira Lei de proteção aos trabalhadores estrangeiros proibindo os empregadores de confiscarem passaportes, concedendo um dia de folga por semana, férias pagas e um máximo de 12 horas de trabalho por dia.

Mas na prática, aquilo que é recorrente é a chamada lei da “kafala“, em que os imigrantes abdicam de direitos para conseguirem um visto de trabalho.

É uma forma de escravatura que é um pouco generalizada em todos os países do Golfo Pérsico. E o Kuwait é visto como o mais progressista de todos.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …