O presidente dos EUA assinou um decreto sobre o fornecimento de armas pesadas às Forças Democráticas da Síria (SDF), que incluem as Unidades de Proteção Popular (YPG).
Neste contexto, uma fonte das SDF, que preferiu não revelar sua identidade, informou à Sputnik Turquia que ontem (11) à tarde os destacamentos das Forças Democráticas Sírias receberam armamento e material militar blindado enviados pelos EUA.
“Depois de Donald Trump ter tomado a decisão de nos fornecer armas, ontem à tarde recebemos armamento pesado e material militar blindado enviados pelos EUA. Recebemos um número significativo de carros Hummer“, declarou a fonte.
“Além disso, nos foram entregues tanques, morteiros e mísseis de guiamento térmico. As armas e os blindados foram transportadas por terra a partir do Curdistão iraquiano”, acrescentou.
Entretanto, a fonte destacou que “esse armamento e carros blindados Hummer serão usados ativamente na operação militar para libertar Raqqa, em particular, no decurso do assalto à cidade”.
No entanto, o governo turco classifica as YPG e SDF como organizações terroristas ligadas ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, proibido na Turquia). Nessa ligação, a Turquia tem criticado os EUA por armarem os curdos sírios, apesar de Washington os considerar como aliados na luta contra o Estado Islâmico.
Quanto à Síria, os possíveis fornecimentos de armas aos curdos provocam protestos das autoridades de Damasco, pois, segundo as autoridades, os norte-americanos não têm direito de realizar sua atividade sem aprovação do governo sírio.
Consequentemente, a presença dos EUA no território do norte da Síria representa uma intervenção.
// Sputnik News