Testes comprovam utilização “irrefutável” de gás sarin na Síria

(dr) Maysun

-

A Organização para a Interdição das Armas Químicas (OIAC) disse, esta quarta-feira (19), que testes comprovam de forma “irrefutável” que gás sarin ou uma substância similar foi usado durante um presumível ataque químico na Síria no início deste mês.

As amostras foram recolhidas junto de dez vítimas do ataque que atingiu, no passado dia 4, a cidade de Khan Sheikhun, na província de Idleb, no noroeste da Síria.

Depois de analisadas em quatro laboratórios, as amostras comprovaram “uma exposição ao gás sarin [um poderoso agente neurotóxico] ou a uma substância semelhante”, declarou Ahmet Uzumcu, diretor da OIAC, organização com sede em Haia, Holanda.

Os resultados das análises já disponíveis são irrefutáveis“, reforçou o responsável.

O uso de armas químicas já tinha sido discutido anteriormente pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Fizeram autópsias em três corpos que foram levados de Idlib para Adana [sul da Turquia], e contaram com a participação de representantes da OMS e Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ). O resultado das autópsias comprovou o uso de armas químicas“, afirmou na ocasião Bekir Bozdag, ministro da saúde da Turquia.

O ataque com armas químicas atribuído ao regime sírio fez 87 mortos, incluindo 31 crianças.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Na Índia, campanha faz semáforo voltar ao vermelho se os motoristas buzinarem demais

Se a Índia é um país famoso por sua religiosidade, sua culinária, suas belezas naturais e, sendo o segundo país mais populoso, por ser a maior democracia por eleitorado do mundo, ela também carrega a …

Secularismo e tolerância a minorias predizem a prosperidade de um país

Pesquisadores da Universidade de Bristol e Universidade do Tennesse analisaram dados de quase 500 mil pessoas de 109 países e concluíram que mudanças na cultura geralmente vêm antes da melhora na riqueza, educação e democracia. Os …

Estudo: declínio de abelhas se aproxima da extinção em massa

De acordo com um novo estudo liderado por cientistas da Universidade de Ottawa (Canadá), a probabilidade de uma população de abelhas sobreviver em qualquer lugar diminuiu 30% no curso de uma geração humana. Os pesquisadores sugerem …

Pesquisador diz ter descoberto droga capaz de apagar memória ruim de separação amorosa

Um pesquisador de Montreal, no Canadá, diz ter encontrado uma maneira de acabar com o sofrimento causado por uma separação traumática — ele "edita" as memórias dolorosas usando um betabloqueador e sessões de terapia. Alain Brunet …

Documento revela que Facebook poderia ter virado uma "Wikipédia da vida privada"

Steven Levy, conhecido editor da Wired, conseguiu colocar as mãos em algo que ele talvez nunca imaginou encontrar: um diário de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, datado de 2006 e que mostra algumas …

Missão suicida: satélite queimará na atmosfera da Terra, mas por uma boa causa

Na próxima semana, a Agência Espacial Europeia (ESA) vai destruir um satélite, lançando-o em direção à atmosfera da Terra, só para vê-lo queimar durante a reentrada. Sim, tudo de propósito. Trata-se de um experimento muito …

Pé Grande vagueia pelo Reino Unido enquanto centenas de relatos são registrados

Apesar de a lenda do Pé Grande ser tipicamente americana, centenas de pessoas relataram ter visto a enigmática criatura em diversas localidades do Reino Unido. Se por um lado o Reino Unido é um país relativamente …

Um terço de todas as espécies de animais e plantas pode desaparecer em 50 anos

Um novo estudo da Universidade do Arizona (EUA) estimou que um terço de todas as espécies de plantas e animais do planeta pode ser extinta em até 50 anos devido aos efeitos da mudança climática. Para …

Huawei ataca governo dos EUA e lembra caso Snowden

Em comunicado publicado nesta quinta-feira (13), a Huawei voltou a se defender dos ataques feitos pelos Estados Unidos nesta semana, afirmando que, se tem alguém envolvido com espionagem internacional, esse alguém é justamente o governo …

Os efeitos políticos e religiosos do encontro entre Lula e o papa

Reunião no Vaticano vai além de troca de gentilezas entre dois líderes sul-americanos. Para especialistas, audiência tem repercussões para o ex-presidente, o PT e a própria Igreja Católica, que vive disputa de poder. A reunião entre …