Cabeça embalsamada do primeiro serial killer português assombra internautas

*L / Flickr

Diogo Alves, o serial killer do Aqueduto de Lisboa.

Diogo Alves, o serial killer do Aqueduto de Lisboa.

A cabeça embalsamada de Diogo Alves, que é considerado o primeiro grande serial killer de Portugal, está fazendo sucesso entre os internautas portugueses, assombrando milhares de usuários que descobriram sua existência.

O crânio de Diogo Alves, o famoso assassino que atormentou os habitantes de Lisboa no século XIX, foi conservado em formol e encontra-se exposto no museu da Faculdade de Medicina de Lisboa. Um fato que surpreendeu o site internacional Atlas Obscura que dedica um artigo ao assunto.

A publicação destaca que “os vários médicos e técnicos de anatomia” que passam pela cabeça embalsamada, nos corredores da Faculdade lisboeta, a abordam com “um misto de familiaridade e de indiferença”. Mas na internet, o sentimento dos que são confrontados com ela é de espanto e assombro.

O artigo do Atlas Obscura foi inclusive compartilhado no perfil do Facebook da revista Wired, conforme faz referência o humorista português Nuno Markl, notando que “Portugal está em alta”.

Na rede social Reddit, há vários internautas que se admiram com o fato de a cabeça estar “tão bem preservada“, enquanto outros confessam o lado assustador da figura e da ideia. Há quem note ainda que Diogo Alves era, de fato,hardcore.

Por outro lado, há quem pergunte o que aconteceria à cabeça se fosse retirada do fluído, se se “desintegraria instantaneamente”, ou, em tom de piada, quem questione o que aconteceria se alguém bebesse o líquido do frasco.

A história de Diogo Alves

Diogo Alves nasceu na Galiza (região pertencente à Espanha na fronteira com o norte de Portugal) e emigrou para Portugal quando ainda era muito novo, conforme conta o jornalista Francisco Leite Bastos, já falecido, na reedição do livro Os crimes de Diogo Alves, publicado pela primeira vez em 1877 e incluindo documentos extraídos do processo judicial.

Analfabeto e com a alcunha de O Pancada, assaltava, com sua quadrilha, as pessoas que passavam pelo Aqueduto das Águas Livres, em Lisboa. Depois, as atirava de uma altura de mais de 60 metros, tendo-lhe sido atribuídas 76 mortes, mas suspeita-se que teria matado mais de 100 pessoas em apenas três anos.

Foi preso em 1839, julgado no ano seguinte e condenado e executado em fevereiro de 1841, naquela que foi a última pena de morte concretizada em Portugal, por enforcamento.

A ideia de preservar sua cabeça em formol, para estudo científico, teria sido do médico professor Lourenço da Luz que conseguiu convencer as entidades judiciais a entregá-la ao Gabinete de Frenologia da Escola Médico-cirúrgica de Lisboa, conforme se relata no livro de Leite Bastos.

No século XIX, acreditava-se que a forma e o relevo do crânio indicavam determinados traços de personalidade e um impulso genético para o crime.

Diogo Alves já inspirou uma histórias em quadrinhos escrita por André Oliveira e ilustrada por Xico Santos, com o título Vil – A tragédia de Diogo Alves, e um filme, ainda em preto e branco, em 1911.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …