Cabeça embalsamada do primeiro serial killer português assombra internautas

*L / Flickr

Diogo Alves, o serial killer do Aqueduto de Lisboa.

Diogo Alves, o serial killer do Aqueduto de Lisboa.

A cabeça embalsamada de Diogo Alves, que é considerado o primeiro grande serial killer de Portugal, está fazendo sucesso entre os internautas portugueses, assombrando milhares de usuários que descobriram sua existência.

O crânio de Diogo Alves, o famoso assassino que atormentou os habitantes de Lisboa no século XIX, foi conservado em formol e encontra-se exposto no museu da Faculdade de Medicina de Lisboa. Um fato que surpreendeu o site internacional Atlas Obscura que dedica um artigo ao assunto.

A publicação destaca que “os vários médicos e técnicos de anatomia” que passam pela cabeça embalsamada, nos corredores da Faculdade lisboeta, a abordam com “um misto de familiaridade e de indiferença”. Mas na internet, o sentimento dos que são confrontados com ela é de espanto e assombro.

O artigo do Atlas Obscura foi inclusive compartilhado no perfil do Facebook da revista Wired, conforme faz referência o humorista português Nuno Markl, notando que “Portugal está em alta”.

Na rede social Reddit, há vários internautas que se admiram com o fato de a cabeça estar “tão bem preservada“, enquanto outros confessam o lado assustador da figura e da ideia. Há quem note ainda que Diogo Alves era, de fato,hardcore.

Por outro lado, há quem pergunte o que aconteceria à cabeça se fosse retirada do fluído, se se “desintegraria instantaneamente”, ou, em tom de piada, quem questione o que aconteceria se alguém bebesse o líquido do frasco.

A história de Diogo Alves

Diogo Alves nasceu na Galiza (região pertencente à Espanha na fronteira com o norte de Portugal) e emigrou para Portugal quando ainda era muito novo, conforme conta o jornalista Francisco Leite Bastos, já falecido, na reedição do livro Os crimes de Diogo Alves, publicado pela primeira vez em 1877 e incluindo documentos extraídos do processo judicial.

Analfabeto e com a alcunha de O Pancada, assaltava, com sua quadrilha, as pessoas que passavam pelo Aqueduto das Águas Livres, em Lisboa. Depois, as atirava de uma altura de mais de 60 metros, tendo-lhe sido atribuídas 76 mortes, mas suspeita-se que teria matado mais de 100 pessoas em apenas três anos.

Foi preso em 1839, julgado no ano seguinte e condenado e executado em fevereiro de 1841, naquela que foi a última pena de morte concretizada em Portugal, por enforcamento.

A ideia de preservar sua cabeça em formol, para estudo científico, teria sido do médico professor Lourenço da Luz que conseguiu convencer as entidades judiciais a entregá-la ao Gabinete de Frenologia da Escola Médico-cirúrgica de Lisboa, conforme se relata no livro de Leite Bastos.

No século XIX, acreditava-se que a forma e o relevo do crânio indicavam determinados traços de personalidade e um impulso genético para o crime.

Diogo Alves já inspirou uma histórias em quadrinhos escrita por André Oliveira e ilustrada por Xico Santos, com o título Vil – A tragédia de Diogo Alves, e um filme, ainda em preto e branco, em 1911.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

As vovós que lutam pela democracia na Polônia

Idosas polonesas organizam protestos regulares contra erosão da democracia no país, governado por partido ultraconservador. "Não sou capaz de ficar tranquila em casa, cada violação dos direitos me dói", diz aposentada. Clima de fim de expediente …

Coruja super rara dá o ar da graça depois de 125 anos

A coruja rajá de Bornéu (Otus brookii brookii) é uma espécie tão pequena que apenas seu tamanho já tornaria sua identificação mais complexa. Nativa do Sudeste da Ásia e com peso médio de apenas 100 gramas, …

Nintendo bate todos os recordes de lucros com videogames durante a pandemia

A Nintendo apresentou resultados recordes para o ano fiscal de 2020/21 encerrado em 31 de março, impulsionada pela mania global dos videogames em tempos de pandemia, mas o grupo japonês não espera repetir essa …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

Médicos no Canadá têm deparado com pacientes que apresentam sintomas semelhantes aos da doença de Creutzfeldt-Jakob, um mal raro e fatal que ataca o cérebro. Mas quando resolveram investigar o mal em mais detalhe, o …

Governador do Rio diz que operação que terminou com 25 mortos foi ação de 'inteligência'

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que a operação da Polícia Civil realizada no Jacarezinho foi "ação pautada e orientada por longo e detalhado trabalho de inteligência e investigação".  A operação terminou com …

Butantan diz que ataques de Bolsonaro à China afetam vacinas

Presidente insinuou que chineses, principais fornecedores de matéria-prima para imunizantes ao Brasil, criaram vírus como parte de "guerra química". "Essas declarações têm impacto", diz diretor do Instituto Butantan. A direção do Instituto Butantan e o governador …

Fotos da última sessão de Kurt Cobain são vendidas como NFT

As imagens da última sessão de fotos da vida do compositor e cantor Kurt Cobain irão a leilão em formato de token não-fungível, os célebres NFTs. O anúncio foi feito por Jesse Frohman, fotógrafo por trás …

EUA, França e Rússia apoiam quebra de patentes contra a Covid-19, mas laboratórios resistem

A ideia de suspender as patentes da fabricação de vacinas contra a Covid-19 continuou a ganhar apoio em todo o mundo nesta quinta-feira, após o impulso inicial dado Estados Unidos. Porém, os laboratórios resistem, …

Descoberta a evidência mais antiga de atividade humana

Uma das atividades mais antigas de humanos foi identificada em uma caverna na África do Sul. Uma equipe de geólogos e arqueólogos encontrou evidências de que nossos ancestrais estavam fazendo fogo e ferramentas na Caverna …

Jeff Bezos: os planos do homem mais rico do mundo para voo espacial turístico

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, afirma que está pronto para levar pessoas ao espaço. A empresa Blue Origin, do empresário americano detentor de uma fortuna estimada em R$ 1 trilhão, diz que lançará uma tripulação …