Cabeça embalsamada do primeiro serial killer português assombra internautas

*L / Flickr

Diogo Alves, o serial killer do Aqueduto de Lisboa.

Diogo Alves, o serial killer do Aqueduto de Lisboa.

A cabeça embalsamada de Diogo Alves, que é considerado o primeiro grande serial killer de Portugal, está fazendo sucesso entre os internautas portugueses, assombrando milhares de usuários que descobriram sua existência.

O crânio de Diogo Alves, o famoso assassino que atormentou os habitantes de Lisboa no século XIX, foi conservado em formol e encontra-se exposto no museu da Faculdade de Medicina de Lisboa. Um fato que surpreendeu o site internacional Atlas Obscura que dedica um artigo ao assunto.

A publicação destaca que “os vários médicos e técnicos de anatomia” que passam pela cabeça embalsamada, nos corredores da Faculdade lisboeta, a abordam com “um misto de familiaridade e de indiferença”. Mas na internet, o sentimento dos que são confrontados com ela é de espanto e assombro.

O artigo do Atlas Obscura foi inclusive compartilhado no perfil do Facebook da revista Wired, conforme faz referência o humorista português Nuno Markl, notando que “Portugal está em alta”.

Na rede social Reddit, há vários internautas que se admiram com o fato de a cabeça estar “tão bem preservada“, enquanto outros confessam o lado assustador da figura e da ideia. Há quem note ainda que Diogo Alves era, de fato,hardcore.

Por outro lado, há quem pergunte o que aconteceria à cabeça se fosse retirada do fluído, se se “desintegraria instantaneamente”, ou, em tom de piada, quem questione o que aconteceria se alguém bebesse o líquido do frasco.

A história de Diogo Alves

Diogo Alves nasceu na Galiza (região pertencente à Espanha na fronteira com o norte de Portugal) e emigrou para Portugal quando ainda era muito novo, conforme conta o jornalista Francisco Leite Bastos, já falecido, na reedição do livro Os crimes de Diogo Alves, publicado pela primeira vez em 1877 e incluindo documentos extraídos do processo judicial.

Analfabeto e com a alcunha de O Pancada, assaltava, com sua quadrilha, as pessoas que passavam pelo Aqueduto das Águas Livres, em Lisboa. Depois, as atirava de uma altura de mais de 60 metros, tendo-lhe sido atribuídas 76 mortes, mas suspeita-se que teria matado mais de 100 pessoas em apenas três anos.

Foi preso em 1839, julgado no ano seguinte e condenado e executado em fevereiro de 1841, naquela que foi a última pena de morte concretizada em Portugal, por enforcamento.

A ideia de preservar sua cabeça em formol, para estudo científico, teria sido do médico professor Lourenço da Luz que conseguiu convencer as entidades judiciais a entregá-la ao Gabinete de Frenologia da Escola Médico-cirúrgica de Lisboa, conforme se relata no livro de Leite Bastos.

No século XIX, acreditava-se que a forma e o relevo do crânio indicavam determinados traços de personalidade e um impulso genético para o crime.

Diogo Alves já inspirou uma histórias em quadrinhos escrita por André Oliveira e ilustrada por Xico Santos, com o título Vil – A tragédia de Diogo Alves, e um filme, ainda em preto e branco, em 1911.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …

Jovem que filmou morte de George Floyd por policiais brancos ganha prêmio por bravura

A mulher que filmou o assasinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin vai ser condecorada com um prêmio por sua coragem. Darnella Frazier, de 17 anos, fez o registro enquanto ia com o primo …

Remédio experimental reverteu o declínio mental da idade avançada em dias

Apenas algumas doses de um medicamento experimental podem reverter o declínio relacionados à idade na memória e flexibilidade mental em ratos, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da UC San Francisco. A droga, …

Bebê nasce de embrião congelado há 27 anos: quase a idade da mãe

A pequena Molly Everette Gibson, de um mês, estabeleceu um novo recorde no mundo. A garotinha, filha de Tina e Ben Gibson, nasceu de um embrião que foi congelado há 27 anos e gerado por …

Covid-19: exame pioneiro mostra danos em pulmões 3 meses depois de infecção por coronavírus

A covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, pode estar causando anormalidades pulmonares ainda detectáveis mais de três meses após os pacientes serem infectados, revela um novo estudo. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

"Hyperloop de levitação": a próxima revolução nas viagens?

Imagine viajar para o trabalho a quase 1.000 km/h, pairando um pouco acima do solo, sem barulho de motor. Pode soar como um filme de ficção científica, mas este cenário se aproximou da realidade quando o …