Agressão provoca escândalo diplomático: Iraque convoca seu embaixador em Portugal

(cv) SIC

Ruben Cavaco, o jovem de Ponte de Sor agredido pelos filhos do embaixador do Iraque em Portugal

Ruben Cavaco, o jovem de Ponte de Sor agredido pelos filhos do embaixador do Iraque em Portugal

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, anunciou nesta quinta-feira que o Iraque convocou o seu embaixador em Lisboa para Bagdá, informou a agência Lusa.

Segundo a imprensa portuguesa, os filhos gêmeos do diplomata iraquiano estavam enfrentando um processo judicial por agredir um jovem na cidade de Ponte de Sor. Com a convocação do embaixador, o processo deverá ser transferido para o Iraque, segundo explicou o ministro português durante uma coletiva de imprensa.

O anúncio da convocação aconteceu um dia depois do Ministério Público português ter retirado o sigilo do processo e ter emitido um comunicado, no quel considerava “imprescindível o levantamento da imunidade diplomática dos filhos do Embaixador do Iraque em Lisboa”.

Em um comunicado oficial, o ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal confirmou ter recebido da Procuradoria-Geral da República as informações sobre o processo.

“Estes elementos confirmam e reforçam a necessidade de levantamento da imunidade diplomática dos filhos do Embaixador do Iraque, Senhores Haider Saad Ali e Rhida Saad Ali, para que este processo possa prosseguir em Portugal“, explicou em nota oficial.

Em agosto do ano passado, Rúben Cavaco, um jovem de 15 anos da vila de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, foi alegadamente agredido pelos dois filhos do embaixador do Iraque em Portugal.

O jovem alentejano sofreu múltiplas fraturas, tendo sido transferido no mesmo dia do centro de saúde local para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde foi colocado em coma induzido. Duas semanas mais tarde o jovem teve alta hospitalar.

O Ministério Público quer interrogar os dois filhos do embaixador iraquiano como arguidos, por considerar “essencial para o esclarecimento dos factos” e por estarem em causa “fatos suscetíveis de integrar o crime de homicídio na forma tentada“.

O Iraque, no entanto, se recusa a levantar a imunidade diplomática que os dois agressores possuem, por serem filhos de embaixador, e decidiu retirar o diplomata do cargo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quem é Amy Barrett, a indicada de Trump para Suprema Corte?

Se aprovada pelo Senado, atual juíza federal e católica devota poderá influenciar a vida pública dos EUA por décadas e mover de vez a composição da Corte para uma orientação conservadora. Se no Brasil o presidente …

Uber ganha 18 meses de licença para atuar em Londres

Após uma longa batalha jurídica, a Uber ganhou uma licença para restabelecer suas operações em Londres pelos próximos 18 meses. Em novembro de 2019, a empresa havia sido impedida de atuar na capital inglesa, depois que …

Testes de DNA da moda não identificam indígenas brasileiros

Testes de DNA estão na moda. Se você pensou em exames para comprovar paternidade ou algo nesse sentido: não é disso que estamos falando (embora pudéssemos). A nova tendência — entre aqueles que têm condições para …

EUA e Brasil querem barrar governo Maduro na Organização Pan-Americana da Saúde

Os Estados Unidos, o Brasil e outros 11 países rejeitaram nesta segunda-feira (28) a legitimidade do governo de Nicolás Maduro na Venezuela para participar do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A …

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …