O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, anunciou nesta quinta-feira que o Iraque convocou o seu embaixador em Lisboa para Bagdá, informou a agência Lusa.
Segundo a imprensa portuguesa, os filhos gêmeos do diplomata iraquiano estavam enfrentando um processo judicial por agredir um jovem na cidade de Ponte de Sor. Com a convocação do embaixador, o processo deverá ser transferido para o Iraque, segundo explicou o ministro português durante uma coletiva de imprensa.
O anúncio da convocação aconteceu um dia depois do Ministério Público português ter retirado o sigilo do processo e ter emitido um comunicado, no quel considerava “imprescindível o levantamento da imunidade diplomática dos filhos do Embaixador do Iraque em Lisboa”.
Em um comunicado oficial, o ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal confirmou ter recebido da Procuradoria-Geral da República as informações sobre o processo.
“Estes elementos confirmam e reforçam a necessidade de levantamento da imunidade diplomática dos filhos do Embaixador do Iraque, Senhores Haider Saad Ali e Rhida Saad Ali, para que este processo possa prosseguir em Portugal“, explicou em nota oficial.
Em agosto do ano passado, Rúben Cavaco, um jovem de 15 anos da vila de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, foi alegadamente agredido pelos dois filhos do embaixador do Iraque em Portugal.
O jovem alentejano sofreu múltiplas fraturas, tendo sido transferido no mesmo dia do centro de saúde local para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde foi colocado em coma induzido. Duas semanas mais tarde o jovem teve alta hospitalar.
O Ministério Público quer interrogar os dois filhos do embaixador iraquiano como arguidos, por considerar “essencial para o esclarecimento dos factos” e por estarem em causa “fatos suscetíveis de integrar o crime de homicídio na forma tentada“.
O Iraque, no entanto, se recusa a levantar a imunidade diplomática que os dois agressores possuem, por serem filhos de embaixador, e decidiu retirar o diplomata do cargo.
// Sputnik News / ZAP