Nova técnica de estímulo cerebral pode ajudar pessoas com Parkinson

(dr) baycrest.org

-

Acredite se quiser: cientistas conseguiram mover os bigodes, as orelhas e uma pata de um rato utilizando apenas eletrodos na parte externa da cabeça do animal. Caso tudo ocorra conforme o previsto, o novo método poderá estimular partes profundas do cérebro sem cirurgia, o que pode ser muito útil para pessoas com condições neurológicas como Parkinson, depressão ou epilepsia.

O cérebro tem regiões localizadas próximas ao crânio e regiões mais profundas, como o córtex motor, responsável pelo controle dos movimentos. Até o momento, a única maneira viável de estimular essas regiões dentro do cérebro era através de cirurgias para a implantação de eletrodos, mas a partir de agora tudo pode mudar.

Em um estudo publicado na revista Cell, uma equipe de cientistas do Massachusetts Institute of Technology encontrou uma maneira de evitar as cirurgias e estimular o córtex motor pelo lado de fora.

Para isso, a equipe aproveitou o modo como os neurônios processam sinais elétricos. Para quem não sabe, as células nervosas são ativadas quando recebem sinais de baixa frequência, mas algo interessante acontece se dois sinais de alta frequência, como 3.000 hertz e 3.001 hertz, são enviados.

De acordo com os cientistas, quando as duas frequências se encontram na região desejada, os neurônios interpretam a diferença como uma onda de baixa frequência.

Ao que tudo indica, essa técnica permite estimular apenas uma parte do cérebro sem que todas as outras recebam interferência. E foi exatamente isso o que os cientistas fizeram. Depois de calcular as frequências certas para atingir o córtex do motor, eles conseguiram fazer um rato movimentar suas orelhas, bigodes e uma pata.

Para os cientistas, a técnica poderá ajudar seres humanos com certas condições. Em doenças como Parkinson, por exemplo, o córtex motor envia e recebe sinais elétricos anormais, fazendo com que as pessoas tenham tremores e o enfraquecimento dos seus músculos.

Com a estimulação tradicional, o eletrodo implantado no cérebro bloqueia esses sinais anormais, o que ajuda a controlar os tremores por até cinco anos. Com a nova técnica, não invasiva, pode ser que no futuro os médicos sejam capazes de estimular o cérebro humano por um curto período de tempo, garantindo efeito para toda a semana.

Infelizmente ainda há muitas questões que precisam ser esclarecidas, já que ainda não se sabe qual é a precisão do novo método.

Além disso, uma das principais questões é a segurança dos pacientes, pois, apesar dos testes iniciais não terem prejudicado os animais, não se sabe os efeitos em seres humano, afinal, diferentes pessoas podem responder às frequências de formas variadas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …