Novas evidências apontam que Parkinson pode começar no intestino e não no cérebro

Novo estudo sugere que o nosso entendimento sobre o desenvolvimento da doença de Parkinson pode ter sido incorreto por muito tempo. O trabalho defende que a doença não está isolada ao cérebro, mas que ela pode começar no sistema digestivo.

Essa hipótese bate com um sintoma observado por pesquisadores, que notam que pacientes com Parkinson costumam se queixar de intestino preso pelo menos uma década antes dos sinais clássicos da doença se apresentarem.

A doença de Parkinson é normalmente associada com tremores, musculatura rígida e dificuldade na locomoção, tudo isso causado pela morte de neurônios. Os tratamentos disponíveis atualmente freiam o desenvolvimento da doença, mas não há cura para ela.

Ainda há muito a ser descoberto sobre a doença, e limitar os estudos ao cérebro pode deixar dados importantes de fora dessa pesquisa.

Ao analisar fibras tóxicas que se acumulam em nervos dos ratos, o novo estudo do Instituto de Tecnologia da Califórnia – Caltech confirma ligação entre o microbioma do sistema digestivo e a doença de Parkinson.

“De forma geral, esse estudo revela que a doença neurodegenerativa pode ter suas origens no intestino, e não no cérebro como se acreditava anteriormente”, diz o pesquisador principal, Sarkis Mazmanian.

Este estudo partiu de um outro trabalho anterior, que indicava que as fibras tóxicas características do Mal de Parkinson poderiam ser encontradas tanto no cérebro quanto no sistema digestivo dos pacientes.

Ratinhos em gaiolas esterilizadas e não-esterilizadas

Para analisar a ligação entre os dois órgãos, os pesquisadores da Caltech utilizaram ratos geneticamente modificados para serem mais suscetíveis à doença. Eles foram separados em dois grupos: um vivia em gaiolas comuns, não-estéreis, enquanto o outro vivia em um ambiente esterilizado.

O grupo que vivia nas gaiolas sem germes apresentou menos problemas motores e tinha menos fibras tóxicas no cérebro. Já os ratos da gaiola comum desenvolveram os sintomas de Parkinson como era o esperado.

Tratamento com antibióticos ajudou a reduzir os sintomas no grupo das gaiolas normais, sugerindo que havia algo no microbioma dos animais que estaria aumentando os sintomas.

Bactérias intestinais

Para finalizar o estudo, os pesquisadores injetaram bactérias intestinais de pacientes humanos nos ratos das gaiolas esterilizadas, e eles passaram a apresentar sintomas rapidamente. Já bactérias de pessoas sem Parkinson não causaram o mesmo efeito.

Este foi o momento ‘eureka’, os ratos eram geneticamente iguais, a única diferença era a presença ou ausência das bactérias intestinais”, afirmou Timothy Sampson um dos pesquisadores. “Estamos muito confiantes que as bactérias intestinais regulam, e talvez sejam até necessárias para o surgimento da doença de Parkinson”.

Uma das hipóteses dos pesquisadores é que as bactérias estejam liberando substâncias que ativam algumas partes do cérebro, causando danos.

Ainda há muito estudo a ser feito antes de entendermos o que está acontecendo, mas se esta pesquisa for verificada e replicada pela comunidade científica, pode alterar completamente a forma como encaramos o tratamento da doença.

Outros estudos já mostraram que pessoas expostas a certos pesticidas têm mais chances de desenvolver Parkinson, então é possível que essas substâncias estejam afetando as bactérias do sistema digestivo.

Os pesquisadores agora querem analisar os microbiomas das pessoas com Parkinson para tentar identificar quais micróbios parecem estar relacionados com a doença. Se eles puderem identificar a cepa de bactérias, seria possível criar uma nova forma de diagnosticar os pacientes muito antes do desenvolvimento dos sintomas clássicos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Polícia da Holanda encontra família que diz ter passado 9 anos fechada em quarto secreto ‘esperando o fim do mundo’

Uma família de seis pessoas que passou nove anos em uma fazenda "esperando o fim do mundo" foi descoberta pela polícia na Holanda, depois que um deles apareceu em um bar da região de Ruinerworld. Um …

Ter um cachorro pode te ajudar a viver mais, aponta estudo

Nos últimos anos diversas pesquisas apontaram as vantagens de se ter um cachorro em casa. Nossos fiéis amigos de quatro patas são muito mais do que companheiros, mas podem nos ajudar a viver mais. É …

Desde 1970 a NASA sabe que existe vida em Marte, diz ex-engenheiro da agência

Em um artigo publicado na terça-feira (15) na revista Scientific American, Gilbert Levin, um ex-engenheiro da NASA que trabalhou nas missões Viking, faz uma afirmação polêmica: a de que, desde a década de 1970, a …

Brexit: União Europeia e Reino Unido anunciam um acordo em Bruxelas

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou na manhã desta quinta-feira (17) que encontrou um "excelente novo acordo" para o Brexit com a União Europeia, a poucas horas da cúpula da UE para selar a saída …

Câmara dos EUA condena retirada militar do norte da Síria

Por 354 votos a 60, deputados rejeitaram decisão de Trump de abandonar forças curdas que lutavam ao lado dos EUA. Resolução contou com apoio de mais da metade da bancada republicana. A Câmara de Representantes dos …

Vacina contra o câncer de mama pode estar disponível em 8 anos, diz a Clínica Mayo

Pesquisadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o câncer ovário e de mama que poderia estar disponível dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a …

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …

Barcelona se prepara para novos protestos, depois de noite tensa em aeroporto

A Catalunha se prepara para um novo dia de indignação, depois que milhares de ativistas pela independência cercaram o aeroporto de Barcelona, na segunda e terça-feira, para denunciar a condenação de seus líderes a sentenças …

Erdogan acusa militares sírios de bombardear posições turcas

Dois soldados turcos foram mortos na área de Manbij pelo Exército do governo sírio, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. No dia anterior foi noticiada a morte de mais dois soldados turcos durante um ataque …

Operação da PF amplia briga interna no PSL

A disputa pública pelo comando do PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15/10) quando agentes da Polícia Federal (PF) realizaram uma operação de busca e apreensão na casa …