O Facebook anunciou um novo recurso: trata-se do Marketplace, que tem como propósito gerenciar a compra e venda de produtos entre usuários da rede social. A novidade foi anunciada na segunda-feira (3) e funciona totalmente gratuitamente.
A nova ferramenta promete atender mais de 450 milhões de pessoas todo mês, que já costumam acessar os grupos de vendas. Agora, no entanto, com uma interface especializada, todo o processo fica mais fácil.
Através do Facebook Marketplace é possível descobrir produtos à venda em regiões próximas, através da geolocalização, bem como adicionar fotos, descrição e valor. No entanto, o processo em si de compra e venda não é feito pelo Facebook.
O Marketplace começará a ser liberado nos próximos dias para aparelhos equipados com o sistema Android e iOS, para usuários com mais de 18 anos, residentes dos Estados Unidos, Reino Unido e Nova Zelândia.
Para facilitar os negócios, o Marketplace irá permitir a busca por categoria ou mesmo produtos específicos nos anúncios e fazer ofertas diretas.
As mensagens irão acontecer somente entre comprador e usuário, de modo privado. Para ficar mais compreensível, a ferramenta será adicionada no mesmo aplicativo do Facebook, sem a necessidade de instalação extra.
Para realizar uma venda basta tocar no ícone da câmera e registrar as fotos do produto, e em seguida adicionar um título, descrição e preço.
Para finalizar, é necessário confirmar a localização e postar.
Os interessados terão apenas o trabalho de buscar pelo produto na plataforma utilizando a localização. Em seguida, os compradores, ao encontrarem o produto desejado, precisam apenas fazer uma proposta e enviar uma mensagem ao vendedor.
De acordo com o próprio Facebook, o recurso estará disponível em breve para plataforma web e ainda será levado para outros países.
No Brasil ainda não há previsão de lançamento.