Cinzas de Liu Xiaobo são lançadas ao mar na presença de sua viúva

(dv) Gabinete de Informação do Município de Shenyang

Cinzas de Liu Xiaobo são lançadas ao mar

Cinzas de Liu Xiaobo são lançadas ao mar

As cinzas do ativista chinês Liu Xiaobo, ganhador do prêmio Nobel da Paz, foram lançadas ao mar em um ato que contou com a presença de sua viúva, Liu Xia, informaram neste sábado as autoridades da China em uma coletiva de imprensa na qual também participou um irmão do dissidente. Informação da agência EFE.

Após a celebração de uma breve cerimônia esta manhã, a família “esvaziou a urna no vasto oceano”, afirmou um funcionário do governo de Shenyang, cidade onde Liu Xiaobo faleceu na quinta-feira, durante uma coletiva de imprensa transmitida por alguns canais na internet, na qual não foram permitidas perguntas.

As autoridades mostraram uma série de fotografias e um vídeo onde é possível ver a viúva, Liu Xia, e outros familiares em um barco, se despedindo pela última vez do Nobel da Paz, acompanhados de mais pessoas que não foram identificadas.

Posteriormente, o governo local também divulgou um vídeo de poucos minutos em que Liu Xia afirma que o funeral de seu marido deveria ser simples e suas cinzas derramadas no mar, mas não se sabe em que circunstâncias estas imagens foram feitas e quando foram gravadas.

Tampouco é possível saber se a viúva disse algo mais a respeito antes, depois e, inclusive, durante os poucos segundos que foram exibidos, pois as imagens estão claramente editadas para divulgar apenas algumas frases, e não o discurso inteiro de Liu Xia.

Na entrevista coletiva, também participou o irmão mais velho de Liu Xiaobo, Liu Xiaoguang, que reiterou em numerosas ocasiões sua gratidão pela “humanidade” mostrada pelo Partido Comunista da China e assegurou que o tipo de funeral escolhido foi uma decisão da família.

Amigos do Nobel e de sua mulher criticaram duramente a atitude do irmão, comentando que fazia anos que ambos tinham perdido relação, e se mostraram seguros de que o governo impôs a forma na qual foi feita a despedida do renomado dissidente.

Por que uma despedida no mar? Porque o governo tem medo que as pessoas visitem seu túmulo para celebrá-lo e para protestar”, explicou Ye Du, poeta e amigo da família, em uma mensagem enviada à Agência Efe e a outros meios de comunicação.

Ativistas e pessoas próximas a Liu Xiaobo denunciaram que as autoridades não lhes deram permissão para viajar a Shenyang, seja para visitar o Nobel quando estava hospitalizado, seja para comparecer a seu funeral, e pediram a libertação da viúva, Liu Xia, quem temem que esteja sob custódia do regime.

Liu Xiaobo morreu na quinta-feira aos 61 anos devido a um câncer de fígado em fase terminal, que havia sido diagnosticado há pouco tempo, sem que o governo chinês tivesse concedido seu último desejo: buscar ajuda médica no exterior junto com sua família e, caso a morte fosse inevitável, que a mesma ocorresse em um país livre.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …